« Service Pack v1 para o Windows 7?!?!? Falha no Internet Explorer permitiu recentes ataques ao Gmail »
16/01/2010
Escrito por em Análises | 8.357 Leituras

Construa um poderoso PABX IP com diversos recursos em apenas 20 minutos e configure-o através de uma interface Web gratuitamente.

O que é o Trixbox?

O Trixbox é uma distribuição que facilita a instalação e a configuração do Asterisk. Vocês instalam este produto em apenas 20 minutos, incluindo o Linux, o Asterisk e todas as bibliotecas necessárias, além de uma interface Web para configurar, gerir e administrar o Servidor Asterisk.

O projecto anteriormente era conhecido como Asterisk@Home e após a aquisição do produto pela Fonality passou-se a chamar Trixbox.

Depois de instalado, terá um PABX IP totalmente funcional que pode ser configurado de acordo com as suas necessidades. É uma excelente opção para quem deseja implementar uma solução VoIP de maneira muito simples e com baixo custo, mas com grandes funcionalidades.

Componentes necessários para a utilização do Trixbox:

  • Um servidor com o Trixbox instalado;
  • Os ramais (softfones ou equipamentos VoIP);
  • Uma conta VoIP para ligar para qualquer telefone fixo ou telemóvel (opcional);
  • Portas FXS, FXO ou E1 para interligar-se com a telefonia fixa/móvel ou com um PABX analógico (opcional);
  • Um acesso à Internet de boa qualidade (banda larga de preferência) para as ligações VoIP.

Requisitos de hardware mínimos e recomendados

Para testes pode ser um Pentium III 500 MHz com 128Mb de RAM, com um mínimo de 5Gb de HD. Se for utilizar o Trixbox numa empresa pequena, o ideal seria de pelo menos um Pentium IV com 512Mb de RAM, com um mínimo de 40Gb de HD.

A velocidade do processador e a quantidade de memória necessária variam muito em função da quantidade de ligações simultâneas, do tipo de protocolo e codec utilizado, se há conversões entre protocolos e codecs, se existe algum hardware de telefonia instalado, além da quantidade de serviços configurados (gerenciamento de filas, URAs, gravação das ligações, etc.).

Para uso profissional recomenda-se adquirir um hardware com um bom processador e pelo menos 1Gb de RAM e ir monitorizando o consumo da CPU e memória. É possível configurar para que 2 ou mais servidores Asterisk trabalhem em paralelo, como se fossem um único servidor.

Há uns tutoriais para instalação mas em inglês se se derem bem com o inglês aqui fica o link…

Este artigo foi escrito por em 16 Jan, 2010, e está arquivado em Análises, Comunicação, Software, Software, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Trixbox – O PABX IP gratuito”
  1. Acabei de ler o texto e é como se não o tivesse lido…
    Não percebi nada…

    OffTopic: Não há Friday outra vez?

  2. na esperança q volte o fridrelax =/

  3. Esse texto deve estar em uma categoria errada no site, pois com tutorial não se encaixa nem com muito boa vontade.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: