« No Comments Microsoft ainda não desistiu da Yahoo! »
13/07/2008
Escrito por em Análises | 6.730 Leituras

ip_vinil_kerodicas_com

As palavras foram: «perdi a cabeça!!!!» quando abordei o Jarimba depois de o ver activo no msn esta tarde e lhe comuniquei que tinha adquirido a nova «coq-luxe» das telecomunicações, lançado mundialmente (versão 3G) no passado dia 11 (não necessita apresentações)…

Trata-se de facto de uma máquina impressionante, que me consegue surpreender em todos os aspectos. Nota-se que ainda faltam aos tipos da maça algum know-how nas comunicações, mas acredito que pelo andar da coisa, nas próximas versões isso fica resolvido!!!! Se me permitem a imodéstia, leiam a minha crítica, após quase 2 dias a operar o «bichinho».

Apesar de já termos feito uma mini «review» ao iPhone, tendo disponível para tocar, mexer descobrir é muito melhor, porque assim podemos dar uma opinião mais personalizada. Sem querer fazer perder muito mais tempo, vou fazer uma mistura de pontos positivos e negativos que fui encontrado ao longo da utilização. Note-se por favor que esta crítica reflecta ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE a minha opinião enquanto editor do Kerodicas.com.

Começamos com a grande primeira vantagem: antes de fazer a crítica tinha em mente tirar fotos com a máquina digital, mas qual quê…o iPhone permite fazer screensavers, pressionado ao mesmo tempo as teclas Home+Sleep/Wake (Início + Botão ON/OFF). Aqui fica a primeira imagem:

IMG_0002

Como poderão ver, a rede do telefone assinala como não estando ao máximo. Este é o primeiro ponto negativo. Vivo numa zona residencial de sinal excelente, tanto de telefonia como de 3G e mesmo assim tenho alguma dificuldade em obter sinal máximo com o iPhone.

No entanto, se há coisa a destacar, sem margem para dúvidas, é o touch screen e a sua soberba capacidade de reacção. Sempre tive algum receio que para teclar SMS ou criar novos contactos iria ter problemas, mas enganei-me. Depois de habituados não queremos outra coisa. É tudo muito simples e bem pensado, com detalhes que só mesmo a Apple para tal, como é o caso de ao pressionar uma tecla a mesma aparecer em grande para saber o que estamos a pressionar.

IMG_0001

Mas, já que estamos a falar de teclados, SMS e afins, trago uma má notícia que me fez falta desde o ínicio: não tem a função de COPY & PASTE. Para quem vem habituado dos Nokia ou até mesmo dos HTC, esta função costuma vir contemplada…no caso do iPhone, não!

No que toca a redes Wi-Fi e sistema Bluetooth, posso garantir que funcionam na perfeição com a maior das descomplicações. A rede aqui em casa é Wi-Fi, depois de activado, foi a coisa mais fácil de conectar com a minha rede interna. Já o bluetooth, que é sempre aquela situação mais irregular, conseguiu surpreender positivamente, pois ligou-se com traquilidade a um auricular Nokia bluetooth que tenho, sem levantar qualquer especie de problema. O som proveniente posso garantir que era recebido e emitido nas melhores condições.

IMG_0008

Um dos grandes inconvenientes, que todavia ainda não consegui «tragar», foi o facto de ter que trabalhar com o iTunes quase em exclusivo para poder adicionar música, videos, fotos e aplicações ao iPhone. O iTunes, nada intuitivo, é nada mais que uma cara para a AppStore, onde o claro objetivo é levar os utilizadores a consumir por preços que nem sempre parecem os mais correctos…mas isso saberão eles melhor que nós. Nota negativa da minha parte.

Se bem que seja também uma coisa importante, foi (e ainda está a ser) um problema: os contactos. Não é que tive de inserir os meus mais de 400 contactos à mão? pois, pois…ainda não terminei e nem sei quando vou terminar, mas o facto de eu não fazer sincronização com o outlook dos meus contactos deu nisto. O iTunes só importa contactos do Outlook, apesar de dizer que dá para fazer de ficheiros independentes, situação que tentei e falhei!!!! Por isso já sabem, se querem um conselho e se estão apensar comprar um iPhone em breve, sincronizem o vosso telemóvel actual com o Outlook, porque senão vão ter dores de cabeça!

A nível de aplicações, nem tudo na AppStore é pago. Existe algum freeware que poderão descarregar. Obviamente, quase nem faz falta que o diga, não estamos a falar propriamente de software de ponta, por isso não esperem grandes programas. O único que chamou a minha atenção e seguramente vai dar jeito é o VoiceNotes, que permite a gravação de notas orais!

IMG_0006

Já a nível de net, o explorador de internet que acompanha o iPhone é o Safari, bem à semelhança do MacOS. Contudo, efeitos flash é coisa que não existe aquando da navegação na inernet no iPhone. Ou sou eu ou é o telemóvel…tentei instalar o plug-in mas tive pouca sorte, não dá! tentei na Appstore procurar mas nada, enfim, podemos ver videos do YouTube, mas de outros que usem flash não!

A apontar o facto de que, sempre que estejamos fora do alcance de alguma rede Wi-fi gratuita, o iPhone usa o seu saldo (ou assinatura) para aceder imediatemente à internet sem sequer lhe perguntar por contas…coisa feia, tss, tss…

IMG_0007

Como nunca tinha operado com um Mac, fiquei boquiaberto com a capacidade de gestão e manutenção de fotos que me foi apresentada. O facto de poder deslizar, escolher, ampliar e diminuir (com o toque de dois dedos no ecrã) é uma grande mais-valia. A camara fotográfica, sem capacidade para video e somente de 2 megapixel, serve para aquelas fotos mais básicas e «rápidas», mas nada de especial, senão vejamos um exemplo:

IMG_0005

De resto, ao iPhone, acompanham as já habituais ferramentas que vêem noutros terminais móveis, como é o caso da famosa agenda, relógio, despertador, cronómetro, notas, calendário, etc. Nada de novo, mas dão sempre uma ajuda para quem como eu utiliza com frequência.

No geral, e para terminar de opinar porque o artigo já vai longo, temos diante de nós um verdadeiro centro multimédia de alta potência, com capacidade de telefonia, rapidez em 3G e uso das novas tecnologias de redes Wi-Fi, que recomendo para quem puder fazer face ao «rídiculo» e extravagante preço apresentado pelas várias operadoras cá em Portugal…

Como dizia o outro: «primeiro estranha-se, depois entranha-se» ah, poeta!

Este artigo foi escrito por em 13 Jul, 2008, e está arquivado em Análises, Telemóveis/iPhone/Android. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
9 comentários em “Apple iPhone (16 GB, preto), já cá mora…”
  1. Ricardo Silva diz:

    ando a tentar convencer os meus pais, mas sem sucesso, alguém me quer dar um?

  2. Viva, para importares os contactos do cartão sim para o iphone, não é necessário faze-lo à mão :)…
    Para importar os contactos guardados no cartão SIM, bastará ir a Especificações> Mail, Contactos, Calendário e clicar na opção “Importar contactos do SIM”, fonte vodafone :)
    Boa máquina
    Colantes.com

  3. o problema é que eu, por norma, nunca guardo contactos no cartão SIM, mas sim na memória do telemóvel. Mas mesmo que o fizesse não deixava de ter um problema: o cartão SIM não suporta mais de 100 contactos…e tal como refiro acima, tenho mais de 400…

    Mesmo assim, obrigado pela dica

  4. alguem me ajuda a importar toques reais para o meu iphone 16G, é que mesmo a pagar na loja do itunes…dá erro

    Obrigado

  5. @ Marco
    Nós já publicamos um artigo sobre a importação de toques reais chamado iRinger. Caso não vejas a mensagem ou não respondas, envio para o mail.

  6. Alguem me sabe dizer qual o software que devo importar ou instalar num iPhone para poder abrir e se possivel trabalhar com ficheiros do office? Tipo Excel, Word, Power Point, …….

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: