« Hotmail permite receber e-mails directamente de outros serviços Flash disfarçado mas disponível no iOS »
02/11/2010
Escrito por em Análises | 4.390 Leituras

Sabiam que os equipamentos com Windows Phone 7 (WP7) já estão à venda em Portugal pelas três operadoras – Optimus, TMN e Vodafone? Sabia que operadoras têm equipamentos diferentes entre elas? No KeroDicas.com vamos considerar os 3 smartphones de forma a que os nossos estimados leitores tenham toda a informação necessária para a sua decisão natalícia e deixar uma completa análise para que possam usar como meio de ponderação na hora de uma possível compra!

Em termos de background introdutório, o WP 7 é a última centelha incandescente por parte da Microsoft de forma a relançar a marca Windows nos sistema operativos móveis depois do insucesso das plataformas Windows Mobile. O Wp7 foi lançado a 21 de Outubro do corrente ano. Apesar de isso permitir que já existam ofertas em Portugal do WP7, estas ainda não se encontram na amada língua de Camões!! A versão do WP7 “Portuguese Edition” só deve chegar algures em 2011. Este é o primeiro facto que eu vos queria alertar na oferta online das operadoras portuguesas. Nos três sites consultados, apenas o da Vodafone refere que o WP7 é a versão inglesa, com a Optimus e TMN a serem totalmente omissas neste ponto.

Site da Optimus – não tem referência à versão do WP7 ser em Inglês

Site da TMN – não tem referência à versão do WP7 ser em Inglês


Site da Vodafone – tem referência à versão do WP7 ser em Inglês


Em relação ao que podem esperar da performance de um smartphone com WP7, esperem o melhor, pois a Microsoft não se fez rogada e exigiu aos fabricantes que os requisitos mínimos a respeitar nos seus dispositivos, teriam de ser os seguintes:

Ecrã: Capacitivo com 4 pontos Multi-touch e resolução WVGA (resolução de 800×480);

Processador: Mínimo de 1 GHz;

GPU: Com capacidade de renderização DirectX9;

Memória: Mínimos de 256MB de RAM e 8GB de memória Flash;

Câmara: Mínimo de 5MP com LED-Flash;

Botões dedicados: “Retroceder”, “Start?”, “Busca”, “Câmara”, “Ligar/Desligar” e “Volume Rocker”;

Outros requisitos: Rádio FM, acelerômetro  com compasso, sensor de luz ambiente, A-GPS e sensor de proximidade.

Como podem observar, estes requisitos estão destinados, no presente, aos dispositivos de topo. Contudo, com o passar do tempo e a evolução das tecnologias em causa (exemplo: a inclusão de CPUs dual-core), estes requisitos vão ser o padrão mínimo de qualquer smartphone.

Passando para as ofertas em concreto, apresento-vos uma tabela comparativa com algumas especificações técnicas que eu acho mais pertinentes na ponderação da compra:

Como podem observar, os dispositivos não diferem muito entre si. De ressalvar que o LG Maximus 7, é o mais pesado e o que tem um ecrã de menor qualidade, comparando com o Super AMOLED e Super LCD da Samsung e da HTC, respectivamente.

No comparativo não incluí a conectividade dos dispositivos devido aos 3 terem as mesmas conectividades: 3G a 7,2MB, WiFi (802.11b/g/n) e Bluetooth 2.1 (com suporte para A2DP), logo a conectividade não é um factor de diferenciação ou ponderação no acto da compra.

Falando do preço, as ofertas da Optimus e Vodafone são idênticas a 389,90€. A TMN destaca-se pela negativa com a oferta a elevar-se para os 469,90€.

O peso apesar de não diferirem muito entre eles, o LG sai derrotado. Contudo, penso que por uma diferença de 10g não vai fazer ninguém ganhar uma “entorse na meia” devido ao peso extra.

Em termos de capacidade de memória, o LG é o melhor com os seus 16 GB de memória interna ao contrário da concorrência, que “apenas” apresenta 8GB de memória interna.

Finalizando a análise comparativa, o ecrã é a característica que traz mais disparidades entre os 3 dispositivos. O Samsung Omnia 7, apresenta-se com a tecnologia de eleição da Samsung Super AMOLED, ao invés da HTC que preferiu um Super LCD. As diferenças entres os dois são de notar, com a vantagem do S-AMOLED ao possibilitar a apresentação de contrastes mais significativos e cores mais vivas. Apesar de tudo, o Super LCD é um ecrã que merece o seu mérito e não é uma opção de descartar caso não sejam totalmente fanáticos por um ecrã de topo… no vosso bolso. O S-LCD foi a resposta da Sony ao AMOLED, por isso já conseguem ver em que gama se encaixa. Novamente o LG sai derrotado… mas desta vez, sai demasiado derrotado. O ecrã não é nenhum S-AMOLED ou sequer S-LCD, e apresenta apenas 256.000 cores ao contrário das 16.000.000 de cores da concorrência, para mim um ponto forte a ter em conta na decisão.

Dou por findada a análise às opções das Big 3 operadoras portuguesas em relação ao WP7. Para acabar em beleza, se não tivesse obrigado por nenhuma operadora e não pagasse com o meu dinheiro, iria optar pelo Samsung Omnia 7. Contudo, se tivesse de gastar de gastar do meu suado ordenado… aí iria optar pelo HTC 7 Trophy. Penso que é o que apresenta uma melhor relação qualidade/preço.

Dito isto, fico a aguardar pelos vossos comentários e/ou sugestões. Espero que tenham achado esta análise útil, digam de vossa justiça.

Este artigo foi escrito por em 02 Nov, 2010, e está arquivado em Análises, Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
14 comentários em “Windows Phone 7 – Conheça as ofertas das Big 3 Portuguesas”
  1. Boa análise ;) Parabéns bom artigo

  2. se haviam dúvidas acabaram de ser dissipadas. muito boa análise!!!!

    e já agora, bem-vindo ao KeroDicas.com!

  3. Gonçalo A. diz:

    Obrigado pela hospitalidade :)

    Cumps

  4. boa analise mas, super lcd é equivalente ao amoled? Não!

    http://www.youtube.com/watch?v=gY6qpnoziZM

    • Gonçalo A. diz:

      Não! S-LCD e Amoled são tecnologias diferentes. O Amoled tem boas cores, mas tem o grande problema de ser quase ilegível sobre luz directa do sol. O S-Amoled corrige esse problemas diminuindo a distância entre as camadas da tela dos ecrâs.

      Já o S-LCD é superior ao LCD normal e tem bom contraste de cores. Pode-se comparar ao AMOLED (mas mesmo assim acho que o AMOLED tem melhor contraste de cores) e não tem o problema deste último face à luz directa do sol.

      Já agora a título de curiosidade, para quem não souber, a HTC passou dos AMOLEDs e S-AMOLED porque a Samsung não estava a conseguir satisfazer as encomendas para a HTC.

      Espero que tenha esclarecido. Mas no texto não refiro que o S-LCD e o AMOLED é a mesma coisa, pois não?

      Obrigado pelo contributo, talvez haja essa confusão no texto.

      Cumps

  5. Excelente, como sempre! E também. bem-vindo ao teu próximo vício! :-D
    Muito bom. Eu acho que já disse isto aqui um número exagerado de vezes, mas eu adoro a UI do WP7. Simplesmente adoro. Tenho que ver se um dia destes consigo ir a uma FNAC ou assim brincar com um destes ;)

    E já agora,

    Em termos de background introdutório, o WP 7 é a última centelha incandescente por parte da Microsoft de forma a relançar a marca Windows nos sistema operativos móveis depois do insucesso das plataformas Windows Mobile.

    Soberba, soberba, frase e sucinta porém objectiva descrição ;)

    • Gonçalo A. diz:

      Confesso que estava inspirado ;)

      Sim o WP7 está a ter muito boas reviews e também me está a agradar. A MS quando decide não ir atrás do rebanho iOS e Android, das duas uma: ou faz muita borrada ou sai-se com pérolas brilhantes! Penso, muito sinceramente, que o WP7 é o 2º caso!

      Cumps

      • é de facto muito bem conseguida e deliciosa, ,mas em jeito de humor, não sei se sou só eu mas centelha incandescente faz-me lembrar dos Transformers…mais alguém?

        • Gonçalo A. diz:

          Sorry, sou mais DBZ lol… mas sei o que queres dizer ;)

          Cumps

          • Bem, Transformers só me faz lembrar uma coisa: A diva das sextas-feiras, a musa inspiradora do Jarimba, a razão de milhares de visitas de fim-de-semana ao KeroDicas, a perfeição eternizada em polígnos iregulares que variam dos 1024×768 aos 1920×1080, a Megan. A Megan Fox.
            :lol:

  6. pequeno reparo que o e900 tem 16M de cores e não 256K, aqui fica, http://www.gsmarena.com/lg_e900_optimus_7_-3532.php

    cumpz

    • Gonçalo A. diz:

      pois, eu também vi isso… mas pode haver diferenças entre as versões Optimus e Maximus. A informação que coloquei foi de acordo com:
      http://www.lg.com/pt/telemoveis/modelos/LG-E900.jsp

      Como a GSMarena não tem a informação total acerca do Optimus (p.e. peso e autonomia), decidi colocar a informação que está no site em português da LG relativamente ao Maximus.

      Que achas?

      Cumps

      • pois também não sei, tive a ver a versão UK do site da LG nem diz as cores que tem, mas poderá ser isso das versões que referes.

        • Pois, também já tinha verificado que o LG é o que tem mais falta de informação em relação aos 3… assim adiciono a falta de informação e informação contrária ao role negativo de pontos a desfavor do LG :).

          Obrigado pelo contributo.

          Cumps

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: