« TuneUp Utilities, saiba como obter uma versão completa grátis Precisa das versões antigas do Internet Explorer? »
18/04/2011
Escrito por em Análises | 7.073 Leituras

A NDrive, empresa nacional de soluções em GPS, contactou-nos para gentilmente nos ceder uma aplicação do seu software para Android. Sem nos fazermos de rogados aceitamos com toda a satisfação e deitamos mão à obra para vos trazer esta análise.

A verdade é que, para começar a análise, tenho de referir logo um aspecto bastante negativo, ou seja, a própria instalação do programa. O processo de instalação é muito simples e intuitivo, ao alcance de qualquer, no entanto é a quantidade de informação que nos obrigam a descarregar para podermos funcionar com o GPS, isto é, aproximadamente 1 GB de download, que se torna bastante desagradável. E porque é este um ponto negativo? Porque se não tiverem uma rede WiFi à mão, como foi o meu caso, terão de gastar muito provavelmente uma enorme quantidade de dados ao fazê-lo via ligação 3G do telemóvel.

O telemóvel que usei para teste foi o Samsung Galaxy S SCL com a versão do sistema operativo Android 2.2.1 (Froyo) e em todos os momentos sublinho que correspondeu bastante às necessidades do software com a excepção dos screenshots, pois no Android é necessário instalar software à parte para podermos fazer screenshots directamente do telemóvel pelo que optei pela antiga mas eficaz máquina fotográfica digital. Bem, uma vez descarregado o software, dando graças por existir a banda larga de 60 megas, o programa apresenta um arranque bastante rápido e menus muito simples e em português.

Uma vez carregado o sistema NDrive e possuindo sinal GPS, o programa indica-nos de imediato a nossa posição actual no mapa, oferecendo um conjunto de informações directamente no ecrã, como por exemplo o nome da rua onde nos encontramos actualmente. Bem visível está o botão MENU que é a base de tudo e que uma vez pressionado nos mostra as várias opções:

A partir daqui não há muito que saber, principalmente pela facilidade de utilização do software em si. Mesmo para mim, um utilizador habitual do sistema Tom-Tom (que vinha no meu carro), penso que o NDrive consegue igualar, se não mesmo superar, seja graficamente, seja pela facilidade de operação

Uma vez escolhido nosso destino, supondo que é somente isso que pretendamos, caso tenhamos ligação à Internet, o programa indica-nos de imediato que tempo faz no local de destino elegido, o que nalguns casos pode ser uma grande mais valia.

À semelhança de outros sistemas, aqui também podemos saber em adiantado se vamos ter tráfego complicado ou não, que alternativas podemos fazer, etc. Está tudo descrito e pensado ao detalhe.

Relativamente à voz que nos ajuda aquando das indicações de viragem, aproximação, etc, estamos perante uma voz feminina (não podemos alterar, pelo menos nesta versão) clara, simples e com uma dicção perfeita e, importante, em Português. As configurações e definições gerais permitem desde a alteração de cores dos mapas de navegação, definir a nossa morada para referência futura, enviar SMS com a nossa posição actual,  escolher os modos de Routing (caminho mais rápido, mais curto ou modo pedestre; a escolha de portagens, isto é, se devemos evitar ou se as aceitamos; e até mesmo um modo Aventura que nos pode reencaminhar por caminhos mais sinuosos),  interagir com redes sociais conhecidas como é o caso do Facebook, entre muitas outras opções a descobrir.

Volto a frisar que o funcionamento do GPS com esta ferramenta não pesou em praticamente nada no telemóvel, respondendo sempre como devia ao longo do percurso. Em resumo, para os amantes de um bom programa GPS esta pode ser uma boa alternativa, ainda para mais se tivermos em conta que é de programação nacional! Pessoalmente penso que a recomendaria, mas gostaria de ouvir a vossa opinião nos comentários seja desta aplicação seja de outras similares.

Ah, e já agora, para quem estiver interessado, poderão procurar pela aplicação NDrive no Android Market.

 

Este artigo foi escrito por em 18 Abr, 2011, e está arquivado em Análises, Android, Destaques, Novidades, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
19 comentários em “Testamos o NDrive para Android, o GPS para o telemóvel”
  1. Tiago Pituxo diz:

    Parece-me ser uma optima opção 2 em 1, de qualidade, e la está Nacional!
    Infelizmente ainda não foi desta que comprei um NDrive,… (estou à espera que alguém mo ofereça!)

    Parabéns pelo artigo.

  2. johnnie6 diz:

    Já o tinha testado, porreiro.

  3. Excelente artigo. :)

    O material da Ndrive sempre foi 5*, melhor até que os líderes do mercado, isto vinha instalado no meu LG mas eu continuo a usar a navegação do google maps, também funciona muito bem.

    Mário tenho a impressão de que isto não é gratuito e que é preciso pagar pelos mapas, certo?

    Abraço. :)

    • Pois Pedro, lamentavelmente, o NDrive não possui qualquer versão gratuita…por isso, há que sacar pelos cordões à bolsa, para quem puder, claro.

  4. O preço até é bom, mas estar a pagar uma renda anual não é comigo. É que nem consideração pelos clientes tem.

  5. Ndrive jamais irei voltar a comprar, então quando comprei o V10 para o meu WM6.5 a ndrive não referia compatibilidade da compra, apenas informava que a compra do mapa permitia actualização vitalícia, apesar de já na altura andar com um Android debaixo de olho, como precisava de ir de férias e precisava do software comprei e escolhi o download do software pra WM, e não é que quando comprei o Android a Ndrive não me facultou a licença respectiva? Senti-me enganado e prestaram-me um péssimo atendimento!

    Trabalho diariamente com produtos da Ndrive mas nem vou comentar sobre isso porque não vale a pena, apenas digo que o serviço pós venda é mau!

    Já agora, alguém confirma o rumor de que a ndrive faliu/foi comprada por outra empresa?

  6. Bom artigo, embora pudesse ter sido mais explorado.

    Uma sugestão: se querem mostrar algo no ecrã de um telemóvel, porquê tirar fotos na diagonal? Ficou bem na primeira foto, apenas com o ecrã inicial, mas depois ao manterem as fotos na diagonal torna difícil a visualização das restantes imagens.

    Cumps

    • Vuze, tem uma explicação muito simples, o modo que usei para tirar as fotos foi de 16:9 e como estava perto da janela para a aproveitar a pouca luz natural que restava não tive tempo para voltar a fazer outra sessão fotgráfica.

      mas sinceramente penso que não custa nada entender as screens que apresentei…

      • Perfeitamente compreensível. Não levem como uma crítica negativa, mas sim construtiva.

        Como disse, na primeira foto ficou bem o ângulo em que o telefone se encontra, mas nas outras achei que ficaria melhor na vertical, tornando mais perceptíveis pormenores, etc, que assim poderão passar ao lado a quem nunca tenha usado a aplicação.

        Como disse, é apenas uma crítica construtiva, pois acho que já fizeram aqui um bom trabalho, e poderão fazer melhor.

        Outra sugestão seria tirarem mais fotos, focando mais menus, opções, etc. Possivelmente uns screens.

        Continuação de bom trabalho ;)

  7. pq e q o tuga tem q criticar tudo?
    até criticam o modo como o raio das fotos foram tiradas!
    ler o comentario fez-me lembrar o socrates quando estava para pedir a demissão:

    -Luis estou bem assim, ou assim.

    haja paciencia

    • Rucanorte diz:

      UMA GRANDE SALVA DE PALMAS PARA ESTE RAPAZ!!!!! É verdade que só estamos bem a criticar o trabalho dos outros sem nunca mostrar apreço nenhum. VIVA O FMI, POIS TEMOS O QUWE MERECEMOS

  8. obrigado pelo reconhecimento.
    eu ha imenso tempo q vejo na net muita gente a criticar, mas ainda gostava de ver alguem a dizer q fez melhor e a divulga-lo.
    eu pessoalmente agradeço muito por este site existir pois tira-me duvidas e da-me novidades.

    obrigado administrador/es

    • Jovem, tens muito que aprender, principalmente a ficar calado quando não tens nada de útil nem construtivo a dizer.

      Eu elogiei o trabalho, e deixei a minha crítica (construtiva, fundamentada, e com educação). Conversei educadamente com o autor das fotos, uma conversa amena, sem qualquer problema, bastante saudável. E agora vens aqui tu, que não tens nada a ver com as fotos, criticar-me, sem acrescentar nada de útil ou produtivo.

      “Haja paciência…!”

      Este site tem tudo para o sucesso. Escritores dedicados, alguns que escrevem bastante bem, rapidez na informação, etc… Só falta a ajuda dos leitores.

      Os visitantes assíduos é que raramente ajudam, não comentam com coisas úteis e produtivas, não ajudam a melhorar o espaço, e quando alguém tenta ajudar, educadamente, com fundamento, dando um conselho, é quase “apedrejado”.

      Deixo apenas mais uma mensagem: Editores, estão no bom caminho. Leitores, ajudem os editores. É mais fácil dizer que tudo está muito bem do que criticar e ajudar a melhorar. Pois bem, é com as críticas que se aprende, e não com os elogios.

      (atenção, não estou com isto a dizer que todos são maus leitores, a mensagem é apena para aqueles como os que me atacaram, sem acrescentar nada de útil)

      marcio, se não percebeste à primeira, lê mais vezes até a máquina arrancar ;) eu sei que consegues.

      “eu ha imenso tempo q vejo na net muita gente a criticar, mas ainda gostava de ver alguem a dizer q fez melhor e a divulga-lo.”

      Se eu dei o conselho que dei, é porque sei do que falo. Mas não vou estar a alongar-me mais, não preciso de publicidade.

      Cumprimentos aos editores.

  9. eu por acaso, dirigi o ataque a alguem em especifico!
    Se serviu a carapuça a alguem

    • Não foi preciso pensar muito, ou um nível muito alto de inteligência, para perceber que estavas a falar do meu comentário, visto ter sido o único com uma crítica.

      Mas ao dares mais essa resposta, já percebi melhor a origem e o nível da tua argumentação, por isso peço imensa desculpa por me ter incomodado a responder para tentar por alguma coisa de útil na pequena quantidade de massa cinzenta de alguém…

      Repara que também não me dirigi a ninguém em específico, será que a carapuça serviu? (estou a aprender bem? :D)

      PS: O próximo passo será aprender a escrever como tu, mas isso vai requerer muito mais tempo e dedicação.

      Cumprimentos meu caro, tudo de bom ;)

  10. então primeiro aprende a escrever como eu e depois responde, e ja agora a minha massa cinzenta além de “pouca” eu utilizo-a, ao contrario de outros.

    isto é só provocação, se te visse um dia cumprimentava-te na boa :mrgreen:

  11. Miguel Fontes diz:

    Já tinha ouvido falar da NDRIVE mas nunca pensei que estivesse com esta qualidade. Tenho de experimenta-lo

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: