« IntelBurnTest, o seu processador levado ao extremo BDLot DVD ISO Master, os seus DVDs transformados em ISO »
22/08/2011
Escrito por em Análises | 8.144 Leituras

A CASIO decidiu brindar o KeroDicas.com com uma câmara fotográfica digital da sua gama Exilim Zoom, a EX-ZS10, para testes e consequente análise. Esta câmara é um dos seus produtos de exposição de elite, estando a correr um concurso da melhor foto (mais likes) no Facebook com esta câmara como prémio.

Se querem saber o que estão a perder, ou podem perder, ao não ganharem este prémio, leiam a análise do vosso KeroDicas.com.

A série Exilim Zoom encaixa-se como uma linha de câmaras polivalentes para o utilizador não profissional. Todos os modelos incluem Zoom Óptico e, as mais recentes apostam também na vertente de vídeo HD.

Passando para a análise em si, vamos ao Unbox:

Depois de removidos os manuais, podemos observar todos os componentes que vêm com a câmara fotográfica.

Exposição de todo o seu conteúdo:

No que conta a conteúdo, podemos encontrar uma cablagem constituída por pelo cabo de carregamento e transferência de dados USB, um adaptador para carregar a máquina ligada à corrente e com o respectivo cabo e ainda um cabo AV para ligar a máquina directamente à TV.

A câmara em análise é de cor azul, uma das 5 cores disponíveis para venda ao público. Se fosse a escolher, sem expositor, confesso que esta cor não seria a pretendida. Contudo, devo admitir que a cor azul deste equipamento não é “má”, berrante ou fora de estilo. O tom azul metalizado apresenta-se com um tom uniforme e Stylish. Apesar de poder chamar mais à atenção entre as cores mais comuns – pretos e cinzas – a cor afirma-se com um carácter jovem e o metalizado a fornecer o acabamento high-tech que também é desejado.

O método de carregamento do equipamento é efectuado via USB, com um cabo proprietário para o efeito. Confesso que caso a CASIO optasse por um standard micro-USB talvez fosse mais apreciado. Contudo, a opção de carregamento via USB já é bem-vinda, per si.

Mas a CASIO não deixou de fora as situações em que o utilizador pode necessitar de carregar o equipamento por via de uma simples tomada, por isso juntamente com a cablagem, vem um adaptador para o referido efeito.

No que respeita ao Hardware em si, pode afirmar-se que a qualidade de construção é bastante aceitável com uma boa sensação de manuseamento na palma da mão. Os botões tem uma boa resposta ao serem pressionados, pelo que, aquando da memorização dos menus, pode-se alterar as configurações sem olhar para o ecrã e ter a certeza que as configurações foram modificadas. Claro que durante o teste não consegui atingir este nível de manuseamento com o equipamento que me permitisse testar esta situação ao extremo… mas não ocorreu nenhuma situação em que tivesse de carregar 2 vezes ao invés de 1 vez para fazer o que deveria ser efectuado com um carregar do botão.

O controlo do Zoom Óptico e Digital está alojado à volta do botão de captura da fotografia.

O acesso à bateria e ao cartão de memória é feito facilmente com a porta de baixo a deslizar para fora e abrindo por força de uma mola que a mantém aberta de forma a não interromper e/ou atrapalhar o processo de remoção/inserção da bateria e/ou cartão de memória. Contudo, esta porta tende a ficar com um bocado de folga com a sua utilização. Durante o tempo em teste a porta de acesso não teve qualquer problema de fechar e de se manter fechada, mas nota-se um certo relaxamento nesta com esta a deslizar para os lados quando está fechada.

No que toca aos menus, estes dividem-se entre uma boa característica e uma má… são intuitivos de aceder, com as opções de mudar a resolução das fotos e do tipo de vídeo acessíveis nos primeiros icons quando se pressiona o botão “set”

Contudo, os melhoramentos de imagem que estão alocados à opção de “Menu” com as diferentes opções deste a espalharem-se entre os submenus de REC, Qualidade e Config. Admito que devido à minha falta de conhecimento no campo de câmaras fotográficas em geral, posso estar a não conseguir visualizar a intenção da CASIO ao dividir as diferentes funções nestes menus, mas acho que se poderia reduzir os sub-menus em dois – Qualidade e Config, eliminando o REC. Por conseguinte, as funções que estão presentes no menu REC, estariam alocadas da seguinte forma: FOCO, Anti-vibração e Área AF iriam para Qualidade, e os restantes (colocar) para Config. Esta opinião baseia-se no facto de, por exemplo, a opção de auto-focus não afectar apenas o vídeo mas também as imagens fotográficas. Mesmo assim, e com alguma confusão inicial, é preferível a inclusão das funções, mesmo que de forma menos conseguida, do que a falta delas.

Qualidade de Imagem

No que respeita à qualidade de imagem, esta câmara pode ser recomendada para o utilizador espontâneo do “Aponta e Dispara” com resultados bastante satisfatórios. Mesmo assim convém ter alguns pontos em atenção na melhoria da qualidade de imagem. A câmara vem programada para escolher automaticamente a qualidade ISO das fotos. Regra geral, devem conseguir bons resultados com esta função, mas convém ligar a opção de anti-vibração para melhorar o estado final destas. Nota: O modo de anti-vibração apenas está disponível quando a selecção da qualidade ISO é determinada automaticamente pela Exilim EX-ZS10. Caso pretendam a maior qualidade possível das fotos, deverão seleccionar o ISO 64 e, automaticamente deixam cair a função de anti-vibração.

Imagem com ISO 64 (clicar para aumentar):

Imagem com ISO 800 (clicar para aumentar):

Imagem com ISO 1600 (clicar para aumentar):

O Zoom da máquina é bastante satisfatório. Neste campo, a máquina leva um ponto extra devido à paragem automática entre o Zoom Óptico e Digital. Passo a explicar, quando deslizam o botão para o Zoom máximo, este vai até o máximo do Zoom Óptico de 5x, parando neste. Para aumentarem o Zoom e assim utilizarem o Zoom Digital, têm de voltar a pressionar o aumento do Zoom para que este continue para o Zoom Digital. Para o utilizador/comprador completamente leigo, esta paragem pode fazer com que este acabe por utilizar sempre o Zoom Óptico ao invés de utilizar desnecessariamente o Zoom Digital, ficando o resultado final da fotografia bem mais apelativo e limpo.

Imagem sem Zoom (clicar para aumentar):

Imagem com Zoom Analógico 5x (clicar para aumentar):

Imagem com Zoom Analógico 5x e Digital 4x (clicar para aumentar):

Fiquem com algumas fotos tiradas com esta câmara (clicar para aumentar):

Para terminar em beleza:

Qualidade de Vídeo

Avaliando agora na qualidade de vídeo da máquina… é boa para uma máquina de entrada de gama, e é a primeira intrusão HD nesta linha de câmaras digitais compactas da CASIO. Mesmo assim, a qualidade de vídeo HD não chega a uma qualidade de vídeo HD como o iPhone 4 ou o Nokia N8. Como podem comprovar através dos vídeos HD em amostra, os vídeos HD apresentam algum ruído na imagem, tornando esta menos definida. Adicionalmente, é de notar que os vídeos HD sofrem de um constante soluçar no vídeo. Todos os vídeos HD que filmei com a câmara apresentaram este comportamento. Todavia, não encontrei a referência a este facto em mais nenhuma review desta máquina. Com alguma exploração no troubleshooting da CASIO, encontrei a referência de que a utilização de um cartão de memória mais lento pode condicionar a gravação perfeita dos vídeos. A segunda, e última, opção de gravação de vídeo é na resolução Standard (640x480). Esta resolução aparenta uma imagem mais limpa, mas também devido à reduzida dimensão. Os soluços que se notaram na versão HD dos vídeos não aparecem aqui, mas também é compreensível visto que a informação a gravar no cartão de memória é mais reduzida que nos congéneres HD.

Amostra 1 de Video HD:

Amostra 2 de Video HD:

Amostra de Video SD:

Se o campo do vídeo pode ser um tendão de Aquiles desta câmara, as fotos são a sua melhor arma. Não me vou estender muito na sua descrição, visto que esta análise é das situações em que as imagens falam por si! O detalhe das imagens, quando em perfeitas condições, é notório e, em perfeitas condições – sem vibrações, boa iluminação, com ISOs baixas – as fotos apresentam-se sem ou com pouco ruído e com detalhes bastante perceptíveis. A passagem para ISOs mais elevadas, clareia a imagem, acrescenta ruído e gera uma redução na perda do detalhe da imagem.

A capacidade do flash da câmara é elevada (clicar para aumentar):

Foto tirada em quarto totalmente escuro (clicar para aumentar):

No que toca à autonomia, a bateria que alimenta esta máquina tem a duração para cerca de 1min e 12 segundos de vídeo HD e 146 fotos na máxima resolução. Este resultado foi obtido com a câmara ligada entre fotos. Adicionalmente, também obtive um total de 180 fotos e mais de 10 minutos de vídeo HD antes de se constatar o último silvo da bateria da câmara, sendo que aqui se desligou a máquina entre as fotos. Como podem constatar, são valores que dão para uma boa tarde de fotos e vídeos em HD que irão gravar todos os momentos pretendidos. É claro que se a carga da bateria fosse através de pilhas convencionais, poderíamos mudar estas para prolongar a inspiração fotográfica do momento. Mas a opção seguida pela CASIO aumenta a portabilidade da câmara e tendo em conta a duração conseguida, acho que a câmara não peca pela autonomia.

Como última característica, a cablagem incluída na caixa da câmara traz também um cabo para ligar à televisão por AV:

A ligação é automática, bastando a ligação dos cabos à TV. A principal função deste método é a visualização dos ficheiros na câmara, directamente na TV para uma plateia maior e que o monitor do PC não permita uma boa visualização devido à carga populacional. Não esperem nenhuma visualização na TV diferente da que obtêm na câmara. Basicamente, o ecrã da câmara é desligado e projectado na TV, sendo que todos os controlos continuam a ser comandados na câmara. A resolução não é a mais elevada e, portanto, existe alguma “pixelização” e distorção na imagem projectada. Como puderam observar na imagem anterior, o cabo AV tem também a função de áudio para a audição dos sons gravados na captação dos vídeos. Existe um afloramento na opção de “visualização por slides” na TV, pois é adicionado uma música de fundo com a visualização. É uma adição interessante e que torna a visualização menos enfadonha… mas a música de fundo não se desliga aquando da visualização dos vídeos, o que torna alguns sons imperceptíveis neste modo. Apesar da imagem não ser HD, a inclusão deste cabo é uma notória mais-valia e a sua principal função é cumprida com distinção.

Conclusão

Após esta oportunidade concedida pela CASIO, a conclusão é bastante favorável assim como uma fácil recomendação a todos o que estão a pensar em comprar uma câmara fotográfica para captar todos os momentos que gostamos de gravar para depois relembrar. Os amantes do “Aponta e Dispara” não sairão “desfraldados” com esta máquina. Mesmo com a falta de amostras comparativas deste equipamento, não teria qualquer problema em recomendar esta câmara a todos os que estão a pensar passar para uma captação de imagem superior à qualidade do seu telemóvel e sem a restrição elevada nas condicionantes atmosféricas para a captação de uma imagem limpa, como é o caso de grande parte das câmaras dos telemóveis e smartphones. Esta máquina não traz, por norma, um cartão de memória incluído, pelo que para além da câmara, terão de adquirir um cartão de memória à parte. Tomem esta review como exemplo e tenham alguma atenção ao cartão de memória que adquirem para este tipo de equipamento, principalmente se tencionam usar e abusar da funcionalidade de gravação de vídeo em HD. Para além de adquirirem um cartão de memória rápido, terão de pensar em que este tenha alguma capacidade de memória.

A possibilidade de testar este equipamento veio provar que está mais do que justificado em se manter este mercado de câmaras fotográficas com uma procura razoável, visto que se diferenciam com superioridade das câmaras fotográficas dos telemóveis. A cablagem da máquina é suficiente e promove uma fácil interacção com a máquina e PC, facilitando o manuseamento das fotos e vídeos entre a máquina, PC e televisão. A máquina é facilmente recomendada e a sua aparência também ganha pontos. Se pretendem tirar fotos com uma boa qualidade e apresentar uma câmara Stylish mas compacta e com bastante portabilidade, deverão incluir esta máquina nas opções possíveis de aquisição.

Relativamente ao preço, este pode variar entre 104,99 € e 126,00 €.

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 22 Ago, 2011, e está arquivado em Análises, Gadgets. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
9 comentários em “Análise à CASIO Exilim EX-ZS10”
  1. Fotos da praia do furadouro(ovar) eheh também la vou! :P

    • Ih ih ih… busted :D

      Cumps

      • E as moças que por la param? Jeitosas? :wink:

        A qualidade das imagens é boa! Gostei das fotos. Quanto aos vídeos é que esperava por melhor. Mas para o preço em que se encontra a máquina, já é bem bom.

        PS: o teu quarto já precisava de uma arrumadela! :lol:

        • Ihih… todas as praias têm de tudo:P

          Sim, também me decepcionou a parte do vídeo… mesmo sabendo que os soluços em HD não era culpa da máquina.

          Relativamente ao quarto… por acaso a minha mãe não te encomendou o sermão, pois não? lol

          Cumps

  2. Fura beach em força ;)
    Tenho essa máquina e é jeitosinha.

  3. grande e completissima review, Gonçalo de parabéns :wink:

  4. Márcio Levy diz:

    Ola pessoal… estou com dificuldade de encontrar o cabo USB da CASIO EX-ZS10 a venda na internet… revirei o mercado livre e nada…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: