« Windows 8 Transformation Pack 2.0, torne o visual do seu Windows igual ao do Windows 8 Imagens que mostram o Nokia Maps para Windows Phone 7 »
03/10/2011
Escrito por em Análises | 66.776 Leituras

Análise ao Samsung Galaxy Gio em conjunto com Gonçalo A.

Ao contrário das mais variadas análises que temos apresentado este smartphone não foi “oferecido” para testes, mas sim adquirido por alguns membros do KeroDicas.com, por isso vamos explicar as potencialidades deste smartphone. Vale a pena comprar? Antes de se precipitarem na conclusão, leiam a análise feita ao equipamento em questão.

Este smartphone já foi adquirido algum tempo, o que nos deu a possibilidade de efectuar vários testes até levar ao limite das capacidades do smartphone. Depois de algum tempo de utilização podemos dizer que o Samsung Galaxy Gio é um smartphone muito bem posicionado na relação qualidade/preço, apresentando um design interessante e uma construção sólida.

Na abertura da caixa, verificamos que o Samsung Galaxy Gio faz-se acompnhar de: um carregador micro-usb, cabo de dados USB com conexão do telemóvel micro-usb, cartão micro-SD de 2GB, cartão adaptador SD e manual de instruções.

O smartphone apresenta um design atraente pelo seu reduzido tamanho, com um ecrã touchscreen 3.2’’ com uma resolução de 320 x 480 pixels que responde com a maior das facilidade ao nosso toque. Confesso que custou me a habituar ao ecrã, isto porque antes de comprar o Samsung Galaxy Gio possuía o Nokia 5800 Xpress Music em que a sensibilidade do ecrã é bem diferente, visto o último possuir um ecrã touchscreen resistivo e não capacitivo. Mas não é apenas a diferença de tecnologia que torna este ecrã mais sensível. Comparando com o LG Maximo One (P500), que também possui um ecrã capacitivo, o ecrã do Samsung Galaxy Gio, mostra-se bastante mais sensível ao toque, pelo que mesmo com o mesmo tipo de tecnologia é necessário algum hábito. Penso que o ecrã do LG Maximo One será mais fácil de se adaptar, mas têm ambos uma boa resposta e o Samsung Galaxy Gio acaba por se mostrar com melhor resposta, comparativamente.

SamSung Galaxy Gio Câmara 1 SamSung Galaxy Gio Câmara 2

No que toca às principais características do Samsung Galaxy Gio, podem ser vistas na seguinte tabela:

Em relação aos botões que o smartphone possui, estão todos bem situados, mas o botão que me chamou mais atenção foi o de ligar o smartphone que por sua vez é o que liga/desliga o ecrã, pelo facto de estar perto do canto superior direito, o que se adequa bem à mão de qualquer um para ligar/desligar o ecrã rapidamente.

Na parte traseira do smartphone  temos a câmara de 3.15 MP que a Samsung teve o cuidado de a colocar sem que os dedos ficassem à frente da lente da câmara, apesar de ficar perto. Ainda parte de trás do smartphone é possível visualizar o altifalante usado para, por exemplo, conversas em Alta-Voz.

Com um processador de 800MHz posiciona-o num lugar confortável face ao que está actualmente no mercado e o sistema operativo Android 2.2 Froyo dotam-no de capacidades mais que suficientes. Por isso é que em apenas 38 segundos consegue colocar o sistema operativo Android pronto a ser utilizado.

Interface Geral 

No que toca à interface geral deste equipamento, a Samsung e o seu TouchWiz v3.0 mostra-se com uma interface simples mas eficaz. Começando pelo ecrã inicial, este apresenta-se com uma possibilidade de disposição de ícones 4 x 4:

Samsung Galaxy Gio Interface 1

A barra inferior apresenta 4 ícones, contudo, apenas 3 deles é que podem ser alterados. Como termo de comparação, o LG Maximo One tinha 5 ícones na barra inferior, da qual permitia a alteração de 4 ícones. Voltando ao Samsung Gio, o ícone que não pode ser alterado é o do canto inferior direito, o qual dá para o menu de todas as aplicações instaladas:

Samsung Galaxy Gio Interface 2

Este menu está organizado em ecrãs, estando as aplicações todas dispostas conforme a nossa vontade.

Samsung Galaxy Gio Interface 3

Um ponto negativo na alteração dos ícones da barra inferior é que apenas é possível alterá-los indo a este menu de aplicações e escolher a opção de editar – que possibilita a movimentação de todos os ícones neste menu:

Samsung Galaxy Gio Interface 4

Este ponto aparece como negativo, da nossa parte, devido à possibilidade de comparação com o LG Maximo One que permitia esta alteração através do homescreen. Se é uma característica suficiente para alterar a opção de compra? Não!

Continuando no campo da personalização, a Samsung permite a utilização de uma imagem de wallpaper para o homescreen diferente da imagem de bloqueio de ecrã:

Samsung Galaxy Gio Interface 5

Ficando a imagem de bloqueio distinta da imagem do homescreen:

Samsung Galaxy Gio Interface 6

A imagem de bloqueio:

Samsung Galaxy Gio Interface 7

Respeitante ao número de ecrãs de homescreen possíveis, podemos adicionar até um máximo de 7 ecrãs:

Samsung Galaxy Gio Interface 8

Um ponto positivo a salientar é a possibilidade de se poder tirar screenshots sem ser necessário recorrer ao procedimento de root ao equipamento. Devemos salientar que o LG Maximo One não permitia esta funcionalidade, pelo que temos qe reconhecer que a Samsung teve em consideração uma mais-valia na utilização deste equipamento. Assim, em qualquer ecrã ou menu podemos carregar e manter a tecla de retroceder e pressionar o botão home para que uma screenshoot seja tirada.

Mensagens

Neste campo a Samsung decidiu dar um toque de personalização e embutiu no programa de mensagens padrão do Samsung Gio um aspecto mais colorido e em balões, contrariando a “conversa em linhas” padrão no Android, assemelhando-se mais ao iPhone:

Samsung Galaxy Gio Interface 9

Para quem esperava o padrão do sistema android, encontra nesta aplicação alguma surpresa… mas no bom sentido!

Teclado

Existem duas opções possíveis com o Samsung Gio… o teclado Samsung e o fantástico Swype (teclado do Gingerbread é adição à posteriori):

Samsung Galaxy Gio Interface 10

O teclado da Samsung tem a seguinte disposição vertical:

Samsung Galaxy Gio Interface 11

E a seguinte disposição horizontal:

Samsung Galaxy Gio Interface 12

Adicionalmente, este equipamento vem com o ThinkFree out-of-box para permitir a visualização e edição de documentos tradicionais do Word, Excel e PowerPoint.

  Testes:

Câmara Fotográfica 

 

SamSung Galaxy Gio Câmara

O Samsung Galaxy Gio está equipado com uma câmara fotográfica de 3.15 MP em que nos dá possibilidade de tirar fotografias com uma qualidade razoável, o aspecto negativo que detectei na câmara foi a falta do Flash, em que num ambiente com pouca luz a qualidade da foto é reduzida consideravelmente.

Como ponto positivo da câmara, é possível salientar os diferentes métodos de captação de fotografias, em que vou destacar o método de captação em panorama. Para quem não conhece o método de captação em panorama é um conjunto de fotos tiradas de forma a juntar numa só, dando um maior ângulo de visão à imagem.

Abaixo fica algumas fotos tiradas com o Samsung Galaxy Gio que mostram o valor da sua câmara:

 

imagem_panorama_1

Fotografia Panorâmica

Fotografias Normais:

SamSung Galaxy Gio Câmara 1 SamSung Galaxy Gio Câmara 2
SamSung Galaxy Gio Câmara 3 SamSung Galaxy Gio Câmara 4
SamSung Galaxy Gio Câmara 5 SamSung Galaxy Gio Câmara 6

GPS

 

Samsung Galaxy Gio GPS

Este smartphone possui uma antena de GPS interna, em que nos permite obter o trajecto para um certo destino sem nos perdermos. Na primeira utilização do GPS do Samsung Galaxy Gio a obtenção de sinal demora cerca de 10 minutos, mas nas utilizações seguintes pude constatar que essa duração diminui para 2 a 5 minutos. Após obtenção de sinal pelos os testes que efectuei nunca perdi o sinal de GPS, o que é bastante desejável.

Um aspecto negativo que detectei em relação ao software adoptado pelo Sistema Operativo Android, foi apenas encontrar o trajecto para o destino que escolhi com Internet ligado ao smartphone, o que pode levar custos adicionais ao utilizador do Samsung Galaxy Gio.

Para ficarem mais esclarecidos deixo-vos alguns screenshots  que tirei durante os testes:

Samsung Galaxy Gio GPS_1 Samsung Galaxy Gio GPS_2 Samsung Galaxy Gio GPS_3
Samsung Galaxy Gio GPS_4 Samsung Galaxy Gio GPS_5 Samsung Galaxy Gio GPS_6

 

Benchmark

Para vos apresentar resultados mais específicos sobre  o desempenho do equipamento recorri a uma aplicação que permite efectuar avaliações ao smartphone. A aplicação em questão é  Quadrant Standard Edition, que foi instalado no smartphone.

pontucao_samsung_gio

Como podemos ver na imagem acima, o Samsung Galaxy Gio teve um pontuação de 593 o que coloca este smartphone numa boa posição, em que podemos ver que é comparado com outros grandes potenciais, tais como, o Google Nexus OneHTC Desire, o Sony Ericsson Xperia X10i, entre outros.

Considerações Finais

Depois de testes e uso profundo ao smartphone, podemos considerar que é um smartphone ideal para todos os que não tem possibilidades de gastar muito dinheiro num smartphone, isto é, tem uma boa relação qualidade/preço. Apesar de não ser o topo de gama da Samsung, é um smartphone que responde muito bem às nossas necessidades, possui um ecrã generoso, tem uma qualidade de som razoável, pode-se considerar o seu valor de compra como um ponto forte, isto é, o Samsung Galaxy Gio encontra-se à venda pelo preço de 139,90 € na loja online da Vodafone. Mas como tudo não é um “mar de rosas”, o Samsung Galaxy Gio possui alguns pontos fracos, tais como, a ausência do Flash na câmara, a fraca qualidade de video, a falta de um botão no menu de notificações de ligar/desligar a utilização de dados por pacotes – botão esse que estava presente no LG Maximo One. A ausência do flash da câmara não é o único “flash” que falta a este equipamento. A visualização de sites com flash está interdita, pois apesar de vir com a versão 2.2 do Android, o processador de 800 Mhz fez com que a Samsung exclui-se esta funcionalidade. Mesmo assim, a velocidade do CPU cumpre com exemplar prestação, fazendo com que a passagem entre ecrãs não sofra de lentidão, tornando assim a experiência bastante fluída.

Este equipamento é de fácil recomendação para quem se iniciou com um equipamento Android de gama inferior ou para aqueles que pretendem entrar no mundo do Droid Verde sem gastar demasiado.

Este artigo foi escrito por em 03 Out, 2011, e está arquivado em Análises, Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
123 comentários em “Análise ao Samsung Galaxy Gio”
  1. Fábio Gonçalves diz:

    boas… bem, gostei desta vossa análise. Já me passou pela cabeça adquirir este telemóvel devido as suas característica e um preço bem atraente. como vocês disseram peca na camera e no flash que faz sempre falta.

    Mas é um bom passo para os utilizadores que queiram entrar na comunidade android! :)

    cumprimentos

    • A câmara que referimos como pior é mesmo a capacidade de gravação de vídeo… a camara fotográfica até que é boazinha para a gama. Mas o flash faz mesmo jeito. Contudo, acho que não se pode exigir tudo para o preço que está ;)

      É uma boa entrada para o android.

      Cumps

    • Para além de ser uma boa entrada para a comunidade Android, é uma maneira de termos qualidade num equipamento e mais algum dinheiro na carteira, em relação aos smartphones top de gama :P

  2. Para mim e pelo preço compensa muito mais guardar mais uns euritos e comprar um Huawei U8800 X5 que é muito superior.

    • Também é uma opção… mas enquanto que este é exclusivo vodafone, acho que o x5 é exclusivo tmn :S

      senão na altura teria comprado o x5… contudo este smartphone está bastante engraçado ;)

      Cumps

  3. Pois, é verdade, mas por mais 15€ desbloqueia-se o gajo :-P
    Um colega meu comprou e está bastante satisfeito

    • ihih… também era uma hipotese… mas esses 15€ não são os valores da tmn pois não? :D

      É que conheço quem tenha comprado e desbloqueado na tmn e penso que tenha sido 50… mas confesso que agora não sei precisar.

      Cumps

  4. Boas pessoal.

    Tenho um colega que tem esse equipamento.

    Ele tem um problema com ele, pode ser que o resolvam.

    a Rom é a de origem desde que comprou o equipamente, ou seja, o android 2.2.1.
    Em que tem um problema que o deixa maluco.

    O toque de volume de chamada é muito mais alto que o de notificações.
    Seim, claro que o volume das notificações esta no maximo, mas mesmo assim é bem significativo o mesmo ficheiro de som, para o volume de chamadas do de notificações.

    Será que existe alguma resolução?

    • Boas Mr_mufy,

      A solução que estou a ver é bastante simples, mas penso que já deve ter sido experimentada pelo teu colega, mesmo assim cá vai.

      Existe a possibilidade de ter volumes de toques diferentes quer para chamada, quer para notificações. Nas definições, ir a Som e depois Volume e personalizar à vontade.

      Espero que resolva.

      Cumps

      • Boas Gonçalo A.

        Sim, foi mesmo isso que ja foi testado.

        As definições individuais estão devidamente configuradas, o problema é que a diferença do som, existe mesmo.

        Não sei se existe algum fix para isto, ou se alguem se queixa do mesmo…

        • Boas Mr-mufy,

          Pois, isso já eu temia, que essa opção já tivesse sido explorada. Eu não tenho esse problema no meu Gio. Mas o que te referes às notificações? É às sms? Qual é a app que utilizas? É que eu utilizo o Handcent e para alterar o volume penso que não seja pelas definições gerais.

          Mas quando baixas o volume das notificações não altera? Pode ser do toque ser mais alto que o das chamadas. Já experimentaram com outro toque?

          Cumps

          • boas.

            É mesmo em qualquer tipo de notificações.
            Mas em relação à app ainda não lhe indiquei para fazer isso, mas pode ser que resolva.

            Posso saber qual é a versão do teu GIO?

  5. Guilherme de Sousa diz:

    Boas,

    Comprei este smartphone à cerca de um mês e pelo preço (paguei €109+500pontos) estou bastante satisfeito.

    Queria só fazer algumas criticas à análise; espero que não levem a mal:

    1. Isto é uma análise, ou um comparativo com o LG Optimus One? Se é uma análise, não há a necessidade de estar constantemente a comparar com o outro dispositivo, penso que não faz qualquer sentido.

    2. Uma análise é suposto ser algo objectivo. Porquê referir que se esta habituado a um telemóvel com ecrã resistivo? Quem analisa não deve estar a dizer que gosta mais ou menos por já estar habituado a outra coisa qualquer.. Se sabe alias que é essa a razão, então até tem que se tentar abstrair ainda. É preciso ser isento.

    4. Unboxing?

    5. Tentam fazer uma análise e não fazem uma das coisas mais importantes que é ter fotografias minimamente aceitáveis. Não só a qualidade é péssima como a imagem esta toda esticada. Na primeira onde mostra a parte frontal esta esticada na vertical, na segunda, na horizontal.. nem coincide a proporção.

    6. Querem mostrar as mensagens e tiram um screen de mensagens privadas.. por cima metem um risco manhoso. Acho que não custa muito enviar uma mensagem de teste sem que seja necessário ocultar o texto parcialmente.. e ainda por cima da forma que está.

    7. O gio já não é uma novidade, portanto acho que é uma análise um pouco tardia.. ignorando esse facto, podiam ter aproveitado para analisar como é que esta em termos de comunidade (leia-se ROMs e afins).

    Para a próxima tenham um pouco mais de rigor, não se torna mais trabalhoso por isso, e faz toda a diferença; ainda para mais, como vocês referiram e bem, já têm o dispositivo à algum tempo, portanto se não lançaram antes a análise, porquê a fazer desta forma?

    cumps

    • Boas Guilherme Sousa,

      Quanto a levar a mal… nada disso. Queremos todo o feedback dos nossos leitores e uma crítica com essa dimensão, acho que se pode concluir que o nosso (KeroDicas.com) trabalho tem alguma importância para ti, pelo que esse aspecto é bastante positivo para nós. Tentarei endereçar todas as questões que levantaste, pelo que irei utilizar a mesma ordem que fizeste.

      1. A comparação ao LG Optimus One é devido a uma coisa: não temos mais nada para comparar! O LG foi o meu telemóvel anterior, pelo que achei que até seria interessante a comparação. Em todas as reviews que tenho lido, seja pela GSMarena, phonearena, etc… existe sempre um termo de comparação, mais não seja, preferimos o que vimos no XXX, não é? Foi nessa perspectiva que fizemos o comparativo, porque com a falta de comparação iríamos ressalvar mais aspectos positivos que comparativamente não são… concordas? O problema é que a nossa linha de comparação começa e acaba no LG e como tal a comparação torna-se demasiado óbvia, enquanto que nos sites da especialidade a base é maior e como tem uma linha média diferente da nossa, torna-se mais eficiente a review sem atribuir nomes de marcas ou modelos. A intenção foi genuína… mas caiu no sistema que referiste. Mesmo assim, depois de exposta a nossa perspectiva, não vejas com tão maus olhos esse ponto.

      2. Novamente utilizamos uma base de comparação do resistivo para o capacitivo, devido à base de comparação. De qualquer das maneiras, também já vi, principalmente quando havia mais a moda dos ecrãs resistivos a referência que um ecrã capacitivo era uma lufada de ar fresco em comparação com o resistivo. Outro ponto é que as nossas análises são do ponto de vista do consumidor e não como técnicos profissionais e acho que o utilizador comum iria ter esse ponto em consideração. Não utilizamos esse ponto como falta de isenção. Mas se o consideras, tudo bem, falha nossa.

      3. ??? Bem, pelo menos aqui estamos de acordo, certo? ;) lol

      4. UPS!… O unboxing de facto está demasiado omitido. A intenção de referir o conteúdo da caixa e a foto com tudo era para esse fim… mas sim podia ter sido mais explícito. Contudo, o unboxing não é um factor de decisão de compra ou de desempenho do equipamento pelo que não lhe demos a importância… devida.

      5. As fotografias foi o que mais custou tirar devido a não haver câmaras fotográficas de jeito por aqui, tirando o próprio Samsung Gio que não podia ser utilizada por ser o “modelo”. As imagens estão de facto esticadas… mas se clicares nelas aparecem com a proporção correcta. Numa próxima teremos isso em atenção. Sorry!

      6. Custar não custa… mas é assim tão mau? Eu sei que a as reviews internacionais até põe jony bravo, dexter e isso… mas pensamos que não era por aí que o mal vinha ao mundo… mas será um ponto a ter em conta em casos futuros. Obrigado!

      7. O Gio já não é uma novidade… mas ainda não tinha sido testado aqui. Apesar de não ser uma novidade, é ainda uma opção bastante comum de compra, não? Por isso é que achamos que a sua análise fazia todo o sentido. Quanto a comunidade… Ainda não foi testado, nem sei se será… como é o equipamento principal, é difícil estar sempre a testar roms e roms…. pelo que ficamos incontactáveis durante o processo. A outra questão é que a análise ao equipamento pressupõe mostrar as capacidades que o utilizador vai obter assim que começar a mexer nele e a explora-lo. As Roms é algo que vem à posteriori… devido a subjectividade que isso implicaria, nem tal nos ocorreu.

      Quanto à ter saído apenas agora… pelo menos testámos o equipamento a sério e em situações normais, não é?

      Obrigado pelos teus comentários, de uma próxima tudo será tido em conta.

      Cumps

      • Guilherme de Sousa diz:

        Realmente não sei o que fiz ao ponto 3 :P

        Compreendo na totalidade o teu ponto de vista, o que não implica que concorde com ele; só referi estes aspectos pois acho que são capazes de fazer melhor, e que como já referi, nem dá assim tanto trabalho. Não vou referir aqui tudo o que já disse, mas vou dar novamente o exemplo das sms’s: não custa nada fazer isso como deve de ser, e dá logo outro ar.

        A ausência das falhas que indiquei não tornam uma review boa, mas a sua presença é o suficiente para estragar o que de bem está feito.

        Parabéns por manteres o nível ao responderes a uma crítica; infelizmente não é muito comum por toda a web.

        cumps

        • As criticas são sempre bem vindas, principalmente as que não seguem a linha do “não porque não”.

          Como disse, as tuas considerações vão ser tidas em conta em futuras reviews.

          Uma vez mais obrigado pelas criticas, do feedback e do voto de confiança ;)

          Cumps

          • Paulo Castanheiro diz:

            Parabéns pelo critica de ambos e pela capacidade de respostas civilizadas!! vou passar a acompanhar as opiniões postadas aqui. parabens.

    • Pedro Matias diz:

      Boas Guilherme,

      Tal como todas outras reviews existentes na Internet, tem pequenas falhas, tal vez por falta de meio, por falta de tempo, etc. Esta review pode ter uma falha ou outra, mas são minimas, o não põe em causa à sua qualidade e à compreensão do Leitor.

      Por isso acho que a sua atitude é de uma pessoa que se acha importante, e que quando se pede para fazer melhor, não o consegue!!

      Quanto aos autores desta review quero dar os parabéns pelo excelente trabalho.

      Cumps,
      Pedro Matias

    • eu gostava de saber onde é que se pode comprar este telemovel por 109 euros + 500 pontos sff

  6. Acabei de fazer a atualização para a versão 2.3.5 e o problema persiste…

    Ninguem esta a ter este problema?

    • Mr_mufy,

      A única coisa que te posso aconselhar será tentares outra aplicação. Mas quando baixas o volume nas definições não dá? Mesmo que tires o volume todo?

      Quanto à versão aé a 2.2.1… a que vinha com o Gio:S

      Cumps

  7. Cristovao Medeiros diz:

    Gostei da análise, que para mim foi bastante útl na medida em que estava mesmo a pensar em adquirir este modelo. Está clara, e para um não especialsta como eu, é bastante acessível. Muito obrigado

    • Exactamente… as análises que proporcionámos aqui no KeroDicas.com é sempre na prespectiva do consumidor comum e da usabilidade que irá ter com ele.

      Se eventualmente adquirir este modelo, sempre poderá comprovar, ou não, a review ;)

      Cumps

  8. Muito boa análise!

    Acabei de o comprar depois de ler a análise e ter visto uns vídeos.

    Para mim não é importante um telemóvel com excelente câmara, etc… eu tenho a minha máquina fotográfica (que dei muito dinheirinho por ela) e este telemóvel está com um preço bem acessível (119 euros). Tem wi-fi com um processador razoável para uns joguinhos para o trabalho nos dias mais monótonos. xD

    E um GPS, que pelo que testei, não é nada mau. :)

  9. Deixo também a sugestão de fazer um post com as aplicações que aconselha aos mais ‘noobs’ e mais experientes.

    Encontrei agora uma no android market para controlar a minha net 3G (3G WatchDog) para controlar o meu tarifário ‘ilimitado’ até ao final do ano ehehe

  10. Susana Ferreira diz:

    Gostei da generalidade da review. O facto de terem comparado a outro telemóvel não foi benéfico apenas porque não conheço o modelo que referiram.

    Encomendei este telemóvel por 90e + 500p na Vodafone e penso que ficarei bastante satisfeita com o aparelho sendo este o meu primeiro android :)

    Possuem algum artigo com apps que são um must have em qualquer android?

    Saudações.

    • Boa noite susana,

      Obrigado pelas palavras ;).

      Quanto à comparação, a intenção era de enriquecer a análise… mas creio que não tenhamos conseguido implementar essa mais-valia com o sucesso desejado. Mas ainda bem que gostou da análise.

      Se este é o primeiro Android, vai começar com o pé direito ;). Eu comecei as andanças no Android com o Vodafone 845… foi um começo um bocado coxo mas interessante ;).

      Quanto a esse artigo, não temos. É algo que contámos executar em breve… mantenha-se sintonizada ;)

      Cumps

  11. Susana Ferreira diz:

    Devo dizer que não achei benéfico apenas porque não conheço o lg que aí falam, noutra situação qualquer acharia conveniente. A fotografia realmente não ficou muito bem… De resto está óptimo.

    Fico então à espera.

    Não sei se poderá esclarecer, mas li algures que havia uma aplicação chamada: lgcamera que permitia capturar fotografias com melhor qualidade. É do seu conhecimento?

    Cumprimentos.

    • Please “TU”, “você” não ;)

      Quanto ao LGCamera… não conheço… mas já fiz o download para testar, mas com as condições climatéricas correntes não dá para testar. Contudo, existe uma panóplia de aplicações que melhoram a qualidade fotográfica… eu pessoalmente utilizo o camera 360… acho uma aplicação bastante capaz… Mas assim que começar a experimentar vai ver que vai ter as suas preferidas.

      Ah, mas as fotos com pouca qualidade (tiradas ao GIO) não tinha outra solução que não tinha-mos câmara de jeito

      Bem vinda ao mundo do Android ;)

      Cumps

  12. Boas.. Estou prestes a adquirir este telefone pela vodafone..
    Gostaria de tirar umas dúvidas porque ainda estou um pouco confuso se adquiro este ou o Wildfire..

    A bateria deste pda dura quanto tempo ? Eu tinha um Se X10 mini e troquei para adquirir um com mais.. fiabilidade digamos..

    Eu normalmente não uso widgets, nem animações nem outros tabs a não ser o ecra inicial.. tenho alguma experiencia adquirida pelo Xda e afins.. mas estou com recceio no que toca a este pda.. Tive um htc magic no passado e admito que nca tive problema algum.. boa construção.. a bateria durava-me 2/3 dias com umas 3 chamadas por dia.. 20 sms mas sempre a bulir.. já o SE.. ( para não falar da desvalorização que levou ) não me aguentava as x 1 dia.. isto tb se devia mto ao processador.. que tb era elevado.. logo.. consome mais energia… dai tambem estar com recceio no Gio..

    Será que me podem ajudar a fazer uma escolha mais acertada ? 8-O

    Compensará o Gio ?

  13. eu comprei este telemóvel ontem e meto o cabo usb e não dá nada. alguem me pode explicar o que é? a primeira vez disse instalação sem exito e agora nem da nada

  14. Boa tarde alguem me popde ajuda, gostava de saber qual o melhor telemovel, o nokia 5800 ou o samsung galaxy gio??
    fico a espera e resposta

  15. Só uma questão… O “aspecto” das mensagens tem que ser unicamente aquele que ali está? Já vi em mais sitios e acho horrivel xD queria saber se tem alguma opção para alterar..? (cores e não só) :)
    cumps

  16. obrigada ruben ferreira =)
    não me estava a referir ao teclado exactamente, mas sim aos “balões” de texto (verde e laranja)

  17. Rui Vieira diz:

    Boas, eu estive a ler a vossa review, e acho que na generalidade está bom. Aspecto curioso e interessante foi sobre os ecrãs resistivos e capacitivos, de que eu desconhecia.
    Como também estou prestes a entrar no mundo Android gostava que me ajudassem. Eu estou indeciso em qual dos dois Sumsung Galaxy devo optar, se o Gio ou o Mini. Eu sei que o processador do Gio é mais rápido e a resolução da câmara é um pouco melhor, mas gostava de poder saber mais sobre que outras diferenças há entre estes dois modelos.
    Desde já o meu obrigado e desejos a todos um bom natal e ano novo
    Cumprimentos

  18. Qual é o melhor? Nokia C5-03 ou Samsung Gio ???? :o

  19. anonimooos diz:

    boa noite,eu vi no site da vodafone,e na parte dos jogos tinha o x a vermelho,isso quer dizer que nao dá para ter jogos ou que dá para ter mas que nao vem logo com jogos? obrigado

    • O que a vodafone quer dizer com o X não faço a mínima… No que respeita a este telemóvel e a uma boa parte dos Android, este telemóvel não traz qualquer jogo incluído. Para isso terás de ir ao Android Market e fazer download de uma lista quase infindável de jogos ;)

      Cumps

  20. entao dá para ter jogos?

  21. Digam-me, qual é melhor,o samsung galaxy gio ou o Huawei X3 ou Sony Ericsson TXT PRO?

    • Eu sou suspeito devido a ter o Gio, mas mesmo assim, acho que é unânime ser o Gio. Aconselho-te a retirar o SE TXT PRO da lista, visto que não é smartphone ;).

      Em termos de specs o Gio ganha ao Huawei X3, CPU melhorado (800 Mhz vs. 600 Mhz), mas nota-se a diferença apenas em jogos. O Gio tem câmara de Auto-focus, ao contrário do X3, o que impossibilita o último de usar o Google Googles e o Camara 360 (por exemplo).

      Contudo, dada a diferença de preços, caso optes pelo Huawei X3 não vais ficar mal servido, é uma excelente smartphone de entrada de gama.

      Cumps

    • txt pro e uma porcaria tem um software fraquissimo

  22. ola, eu tenho uma duvida, é a seguinte, este telemóvel também escreve sms com o teclado “normal” de um telemóvel

    • Boas Luís,

      Se te referes ao teclado numérico com as letras agrupadas nos números… sim dá, mas não de origem. Para isso tens de sacar um teclado que o permita. Por exemplo o Touchpal, muito comum nos smartphones de marcas asiáticas de gama baixa.

      Cumps

  23. claro que nao luis

  24. A unica coisa que eu nao curtia no gio era nao ter jogos,mas já que me disseram que dá para ter jogos, prefiro, na net,dá para sacar e passar por cabo de dados?e o que é isso do android market? cumps

    • É a vantagem dos smartphones de hoje em dia, a funcionalidade que falta (em termos de software) vais busca-la.

      Dá para sacar jogos da net e instalar… mas é através do Android Market que vais fazer isso tudo facilmente ;). O Android Market é onde estão alojadas as aplicações (que vão desde utilitários a jogos) e poderás fazer o download e instalações necessárias.

      O único requisito é que tenhas uma conta gmail… caso não tenhas, crias uma rapidamente e já está ;)

      Cumps

  25. paga-se?o android market

  26. Rui Fernando diz:

    sempre gostei da marca Nokia, e estava mesmo a pensar em comprar o c5-03, mas estou um pouco em duvida, samsung nao conheço muito bem em termos de tlms, estou a ficar um pouco baralhado agora , o que faço?
    o c5-03 é assim tão mau?

  27. os jogos ja veem com o telemovel ?
    se ja onde estao ?

  28. Boas tardes adquiri um gio ontem e nunca tive um android confesso. A nivel do gps não sei mesmo como isso funciona, mas dava me jeito saber. Se o gio vem com uma antena interna não é necessario pagar. Certo?

  29. Boa noite, tenho um samsung galaxy gio e mudei a forma dos balões das mensagens mas agora nao me lembro como se muda outra vez. podiam-me dizer? obrigado

  30. boas
    comprei um samsung gio e nao o consigo ligar ao pc nunca o deteta… sera defeito ou tenho que instalar alguma aplicação?
    obrigada

  31. cara,obrigado pelo esclarecimento,estou afim de comprar um galaxy gio e vcs me ajudaram muito,valew.

  32. ai galera valew mesmo pelas dicas adquiri o equipamento mas não consigo deixar as teclas Qwerty na disposição Lateral

    como faço??? e para mudar o idioma???

  33. Hugo Madeira diz:

    Boa tarde.
    Tenho um destes já há alguns meses e estou bastante satisfeito.
    Faz tudo o que preciso e mais alguma coisa (antes do GIO era “virgem” nos android’s e smartphones).
    Tenho só 2 observaçoes a fazer: em relação ao ligar/desligar a ligação de dados ao carregar no botao de desligar durante algum tempo com o ecra desbloqueado aparece um menu “OPÇOES DO TELEFONE” onde temos varias opçoes e entre elas o ligar/desligar ligação de dados; outra que acho que deveria ter sido falada é o acesso a um outro menu ao “deslizar” o dedo para baixa na barra de notificações (barra em cima com hora/bateria/rede). Ai temos mais umas opções como o ligar/desligar os vários tipos de “comunicações” e a rotação automatica.
    Tirando estes 2 esquecimentos achei a vossa review muito boa e correspondeu à minha utilização do GIO: boa rapidez de processamento, boa qualidade de imagens, excelente racio preço/qualidade, a bateria com “tudo” ligado dura um dia mas com alguns “tweaks” pode durar ate 4 dias (como é no meu caso). E um ponto a favor na minha opiniao é o Google Play com a imensidao de apps gratuitas que podemos instalar.

    Cumprimentos

  34. boa noite, eu comprei um samsung gio, e nao consigo remover os homescreens, tenho 3 como normal, mas pretendia ficar apenas com dois.. podem-me ajudar?

  35. boa tarde! eu tenho este telemovel, mas coloquei o teclado swype, mas agora gostaria de remove-lo e colocar o dito “normal”, ja tentei de tudo mas nao sei como faze-lo…

    • bem, penso que é assim; vais a “definições” clicas em “região e texto” depois em “Teclado Samsung” por fim em tipos de teclado e escolhe!, QWERTY….

  36. Miguel Nascimento diz:

    Boas, gostaria de saber se é possível fazer todos os downloads de aplicações para o cartão??? Não sei como se faz e tenho sempre a memóra do telemóvel cheia. Obrigado

    • não instales aplicações do “market” “play store”, estes instalam diretamente na memória do tele., escolhe por ex: mobile9 instalas o mobile9 se quiseres e este em qualquer aplicação diz logo se é compatível com o tele que usas seja ele qual for, instala no micro, depois instalas sempre que quiseres na memoria e desinstala sempre que seja preciso. é só escolher. faço com os jogos.

      • Ah! tens que ir a definições e ligar permitir outros (Origens desconhecidas) no “ligaçoes sem fios nem redes”

  37. Gonçalo Oliveira diz:

    Boa noite,
    Comprei o galaxy gio ha poucos dias, estou ainda a experimentar todas estas funcionalidades android, e para ja de nada de me posso queixar exceto uma coisa:
    Quando ligo os fones ou auscultadores ao phone, este não os reconhece e emite som na mesma. Experiementei no pc os fones e davam. A minha duvida é se ha alguma definição especifica para esta funcionalidade ou sera que é erro de fabrico?
    Obrigado pelo post.

    • é preciso ver se os fones são para o tele. Porque as entradas para telem. são diferentes para o que usas no pc e outros, deves usar de outro telemóvel que tenha rádio para uso de antena, aí boas musicas.

    • cuidado que nem tudo serve, é como um que veste 37 e quer vestir 60

  38. Boa noite. Comprei o galaxy gio há relativamente pouco tempo, portanto ainda não tive tempo de o explorar “a fundo”. Contudo, vi aqui na foto onde demonstra as conversações, que as caixas de diálogo são verdes e laranjas e no meu são amarelas e azuis. Gostaria de saber se há alguma definição onde possa alterar isso?
    Outra dúvida é: como se consegue o teclado gingerbread?
    Obrigada (:

  39. Olá! No meu galaxy gio apareceu recentemente uma diferença no ícone do android market. Em vez do logótipo com o android, aparece uma espécie de triângulo e por baixo diz “play store” em vez de “android market”. As funcionalidades e o aspecto são iguais às do android market, contudo gostaria de saber (se me puder explicar) porque isto aconteceu e se há alguma vantagem ou desvantagem em ter o play store ou se há forma de voltar a ter o aspecto habitual do android market. Peço desculpa se a dúvida for “estúpida”, mas sou novata na comunidade android.
    Parabéns pelo blog.
    Espero pela resposta, obrigada :D

    • Esse simbolo que tu falas, mudou devido a ser uma actualização do google, pois o android foi construido por eles, não é nada de especial, as funcionalidades e tudo mais é igual. :)

  40. Ola boa tarde,
    Gostaria de saber como coloco o cartao micro SD , é que ele é maior que a entrada do mesmo…
    Obrigada!

  41. compre recentemente um galaxy gio na Alemanha e notei que algumas vezes ele fica acendendo o visor sozinho é defeito ou alguma configuração que nao fiz?se é defeito tem assistência técnica aqui no brasil?
    obrigado josé carlos.

  42. comprei um galaxy gio e ele fica acendendo o visor sozinho quando esta broqueado do, isso é defeito ou é alguma configuração que não fiz?

  43. eu gostava de seber se e possivel lucalizar o telemovel por gps e k perdi o meu e keria saber se da para fazer isso

    • não é possível, mesmo assim teria que estar ligado e a fazer função GPS para se poder fazer triangolação e localizar com pedido aos serviços da tua rede. mas se souberes o emei podes pedir que bloqueiem.

  44. Olá olha eu pedi aos meus pais este tele achas que é boa compra??

    Obrigada :roll:

  45. BOAS, GOSTARIA DE SABER SE DÁ PARA COLOCAR JOGOS!

    • sem dúvidas que dá, ou vais ao “market” ou “play store” e fazes instalação direta de jogos (grátis ou a comprar), ou vais ao “mobile9” e instalas para o micro diretamente, quando quiseres instalas no telem. e jogas, assim como outras aplicações

  46. Rui Canelas diz:

    Boa noite, alguem me poderia explicar como adiciono um contacto aos favoritos no samsung Gio android 2.3.6? obrigado

    • como em todos, premir a tecla de atendimento (verde), abre o favoritos, prime a tecla menu, aparece “adicionar aos favoritos”, primes essa janela e aparece a lista telefone, escolhes o nome e vai para o favoritos.

  47. comprei um Galaxy Gio GT-S5660 há 15 dias e só comecei a usar há 8 dias, não estou satisfeito, a bateria só dura 10h +- em standbay, mandaram-me desligar tudo, GPS que nao instalei e nunca fiz uso, mas estava ligado, Bluetooth e o Wi-Fi. Sei que descarrega mas não tanto assim…!. -(Tenho um Huawei 8230 com tudo ligado, dura +- uma semana, e já levou trepa já lá vai 20 meses)-. Se é assim o Gio não vale a pena comprar pois o cliente é que perde sempre. portanto se eu entrar num local com rede aberta não sei porque tenho que o ter desligado, mesmo para receber os mail´s, pois tem que andar o wi-fi sempre desligado para não consumir bateria. Uma outra que não gosto é o A-GPS é uma forma das operadoras nos limparem o sebo, temos que estar ligados à rede (paga) para ter GPS, se não…, ficam a navegar.

  48. é o unico defeito, que no resto é muito bom, rápido, funcional, 5 estrelas

  49. olá rapasiada, afinal ficava sem bateria por causa de ter o serviço de rede internet ligado e com mais alguns bem…, com as atualisações o serviço é pago e outros. estava triste com o meu Gio mas, afinal é o maior, a bateria ainda tem mais de meia carga após algumas boas utilizaçoes, desde já o meu pedido de desculpas para todos, pensei que este serviço não era activo, por isso é que deve dar o problema de ligar o display com frequencia, como foi atras comentado, liguem esse serviço quando precisam ou então usem o “Opera mini” ou outro.

    • Olá pessoal. Eu também tenho o problema da bateria descarregar depressa com o meu Gio. Acho que tenho demasiadas aplicações a funcionar em 2º plano e não sei como as desligar. Qual é o menú que permite visualizar e desligar as aplicações em curso?
      (Desculpem a ignorância mas é o meu 1º andróide)

  50. ilda silva diz:

    boa noite quero comprar este telemovel samsung galaxy gio ou o nokia c5-03 para a minha filha com 10anos sabem dizer qual o mais pratico obrigada

  51. Adquiri um à pouco e passei fotos para ele o problema é que a imagem de fundo do leitor de musica ficou com uma dessas fotos como fundo como posso voltar a colocar o fundo que estava quando ele veio?

  52. Outra dúvida, é possível aumentar o som dos auriculares? há algum menu que dê para alterar o seu volume?

  53. Boa tarde, alguém sabe como se faz ou se existe alguma aplicação para este telemóvel para que se possa atribuir uma música a apenas um contacto para chamada e uma música para mensagem?

    cumprimentos

  54. Maria Luís diz:

    olá, estou em dúvida se devo comprar o LG maximo L3 ou o Samsung Galaxy Gio. Qual será a melhor escolha ?
    Cumprimentos

  55. Tenho uma dúvida e espero que me possam ajudar…
    É o seguinte, quando um telemovel está desligado e alguem nos tenta ligar, é suposto que após voltar a ligar o telemovel, receba uma mensagem de aviso do contacto dessa pessoa, certo?
    Mas com o meu samsung galaxy gio isso nao acontece, é como se essa pessoa nunca me tivesse ligado, e eu não chego a saber que me ligou.
    Como posso alterar isso?? Tenho que alterar alguma configuração??
    Espero que me possam ajudar, obrigada…

  56. eu tenho um galaxy gio e gostava de desbloquear o teclado mas de sem querer mudei o padrao! e nao me lembro qual a passe do email
    como faço agora para descobrir o padrao ou desbloquear o teclado!?

    • Esperimenta desligar o telemovel e voltar a ligar e fica a pressionar o botao desligar/ligar e o botao menu durante a inicialização. Vais parar ao menu recovery, Escolhes a opcao de formatar para origem de fábrica (Ou algo equivalente em inglês) e o telemóvel vai ficar como novo. (E quando digo novo é como no dia em que o compraste, defenicoes, sms, aplicacoes etc etc vai ser tudo eleminado)

      Uma maneira mais fácil é ires ao site da google e clicar em esqueci password, repor a password e voltar a ter o padrao do telemovel por ai.

  57. Ola muito boa tarde adorei a analise

    um colega meu tem este telemovel e ele diz que o unico problema e nao ter espaço suficiente no telemovel para grande quantidade de aplicaçoes

    existe alguma maneira de passar a instalar ou guardar as aplicaçoes no cartao sd ????

  58. Olá :) eu tenho um galaxy gio e nao estou mt satisfeita porque quando mudo de telemovel e volto a colocar o cartao no gio, nas mensagens nunca consigo recebe-las direito vao sempre para a parte inicial da conversação so consigo ler em cima e tornasse constrangedor… gostava de saber o que posso fazer para que dps de mudar de tlmv volte a ficar tudo a funcional normalmente
    respondam pfff :)

  59. da para jogar jogos nele

  60. Boas
    Tenho visto informações contraditórias, pelo que pergunto a quem já o testou:
    O GPS funciona ou não sem estar ligado por 3G?

    Obrigado

    • É preciso ter o 3G ligado mas se o problema for bateria, compra um carregador de carro e podes andar com o telemovel por ai sem perder bateria como GPS.
      Se for internet há tarifários bons que te permitem usar o telemovel para qualquer tipo de aventura :)

      Eu tenho o novo tarifário da yorn (Yorn W acho, 1,75€ por semana SMS, MMS e chamadas a borla para Xtravaganza ou Yorn W e ainda recebo 40MB de internet por semana.

  61. Tenho este telemóvel, meti-lhe uma ROM costum (Fiz root) é rápido, e quanto ao botão de dados movel dá para adicionar lá em cima. É uma questão de pesquisar pela internet e dá para tornar este telemóvel numa máquina bem boa!

  62. Boas! desde ja Parabéns pela analise. So para ficar esclarecida à cerca de uma questão que ja foi colocada. Odeio escrever sms com teclado qwerty. Portanto com a aplicaçao Touchpal posso escrever as minhas sms com o teclado “normal”?
    cumps

  63. Boas,

    Comprei o galaxy gio, mas não estou muito satisfeita. Oiço muito bem falar do telefone pelo que penso que será “nabice” minha. Preciso mesmo de ajuda.
    – A bateria não dura nada.
    – Não estou a receber notificações “na hora” do facebook nem e-mails e tenho sempre a internet ligada.
    Tinha um blackberry e a verdade é que recebia na hora as notificações e não ficava com menos bateria por isso (apenas ficava com menos bateria se tivesse o wifi ligado, o que pagando net, não era necessário). Agora pago internet, nada esta automatico e a bateria desaparece num ápice.
    – Quanto (à falta de) espaço do telefone (que acaba por bloquear o telemovel) não sei o que posso fazer.
    Podem-me ajudar?

  64. Gostava de saber se é possível acederem a toda minha informação (fotos, mensagens, lista de telefones), que tenho no meu telemóvel Samsung Galaxy Gio, sem eu saber (via Bluetooth, ou de outra forma), se sim como posso alterar para que ninguém tenha acesso a minha informação pessoal, que tenho no telemóvel
    Obrigado

  65. Boas tenho o Gio e para já nada a dizer. Mas tenho uma duvida, quando se cria uma nota no memorando, é possivel colocar uma palavra passe nessa nota ou poder-se-á colocar uma palavra passe no acesso aos memorandos? tinha um samsung antigo que dava esta ultima. Abraço

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: