« Hotspot Shield, proteja-se quando se ligar a uma rede WiFi pública Samsung Galaxy Nexus–Exclusivo Vodafone em Portugal »
30/11/2011
Escrito por em Análises | 8.170 Leituras

01

A Vodafone decidiu renovar a confiança que deposita no KeroDicas.com e presentear-nos com o poderoso LG Maximo 3D, o primeiro smartphone 3D a chegar ao mercado português, por engenho da conhecida LG. Se estão tentados a comprar este monstro tecnológico, leiam a análise que o vosso KeroDicas.com vos traz.

C360_2011-11-26-14-42-10

Um simples olhar para a caixa já evidencia que a LG não criou um equipamento apenas com as capacidades 3D para exibir. A marca sul coreana atinge-nos com um trio de tecnologias com funcionamento em paralelo: Dual-Core, Dual Channel e Dual Memory. Sendo também um dispositivo pioneiro no uso de memória dual-channel (funcionalidade aplicada apenas aos PCs) podemos esperar uma performance bastante fluída.

Começando com o Unbox, o LG Maximo 3D vem incluído num pacote onde se sobressai: LG Maximo 3D, cabo de dados e carregamento microUSB, adaptador USB para ligar à tomada, manual e uns auriculares Stereo.

02

Antes de passarmos para a análise em si, fiquem com as características resumo do equipamento:

Design e Construção

Como foi possível constatar com a tabela de especificações do equipamento, o LG Maximo 3D com as suas 4,3 polegadas de ecrã, não há como esconder as suas dimensões. Com um design arredondado nos cantos, o aspecto final cai bastante no mediano de um smartphone, com nenhum toque relevante a assinalar na parte da frente. Nesta parte podemos observar um grande altifalante por cima do logotipo da LG, assim como a evidência da existência de uma câmara frontal. Na parte de baixo, estão alocados 4 botões tácteis, da esquerda para a direita: botão de menus, Home, retroceder e pesquisa.

C360_2011-11-26-14-36-12

Na parte de trás, os pormenores de design dão um ar da sua graça. Apesar de a marca sul coreana ter optado por um chassi em plástico, a linha de metal que atravessa as duas câmaras fotográficas e onde está gravado 3D Stereoscopic permite ao equipamento fugir do mediano e ter, pelo menos um, toque premium.

C360_2011-11-27-19-27-16

C360_2011-11-27-19-27-42

Do lado direito fica alojado os botões de controlo de volume e do lado esquerdo encontrámos as entradas de microUSB e HDMI.

C360_2011-11-27-19-25-39

C360_2011-11-27-19-26-36

Na parte de cima temos o botão de ligar/desligar e bloqueio de ecrã, sendo que este botão também é utilizado para “reanimar” o smartphone depois de este desligar o ecrã. Nesta parte fica também alojado o local de entrada dos auriculares, com a entrada standard de 3.5 mm.

C360_2011-11-27-19-25-20

No que respeita à expansão da memória do LG através do cartão de memória microSD, este não tem nenhuma entrada lateral. Estando alojado debaixo da cobertura da bateria, a bateria não precisa de ser removida para se ter acesso ao mesmo. Por conseguinte, apesar do inconveniente de ser necessário retirar a tampa traseira do smartphone, não será necessário desligar o equipamento para que se possa aceder ao cartão de memória – hot swap.

C360_2011-11-26-14-30-08

C360_2011-11-26-14-30-25

Em termos gerais, o equipamento está bastante bem construído. Não se notam qualquer folgas no seu chassis e a sensação de quando o agarramos é de ser um equipamento bastante sólido, mas também maciço. O hardware deste equipamento faz com que o seu peso seja relativamente pesado, contra o peso-pluma do Samsung Galaxy S 2, assim como a sua espessura. Apesar da sua espessura não ser nada de muito relevante, para a categoria em que se insere, existem ofertas mais leves e finas, com o total sacrifício das capacidades 3D que este equipamento oferece.. Porém, mesmo com estes entraves, o equipamento é facilmente transportado no bolso das calças, apesar de o seu formato rectangular ficar, por vezes saliente na perna. Como pontos negativos destaca-se o design mediano e a opção da LG de utilizar chassis em plástico, onde um acabamento em metal ou mais brilhante seria uma mais valia. Mesmo assim poderão impressionar as restantes pessoas, mais não seja pela sua dimensão, mas não contem ganhar adeptos através do design, pois este apenas… cumpre!

Ecrã, auriculares e interface

Visto que estamos na presença de um dispositivo Android, não é de esperar nada menos do que toda intuição na interface que este sistema operativo permite. Como ponto negativo pode-se salientar a presença de apenas a versão 2.2 Froyo, com grande parte da oferta de mercado a cair já na versão Gingerbread (2.3), seria de esperar a última versão num equipamento desta gama. Mesmo assim, ao nível de interface não existe nada a apontar de negativo pela versão escolhida ser a de 2.2. O hardware do equipamento mostra o seu potencial logo de início com uma fluidez na passagem entre páginas e aplicações. A utilização de Dual-Core e de memória Dual-Channel, oferecem uma simbiose notável com todas as passagens gráficas a mostrarem-se com fluidez.

O grande ecrã de 4,3 polegadas, com uma resolução de 480x800 permite uma visualização de conteúdos bastante positiva. Consegue atingir bons extremos de luminosidade, Quando está com o nível mínimo a escuridão é tal que se torna quase impossível a visualização do que quer que seja no ecrã. Com a claridade no máximo, podemos observar tela de cores vivas que o LG nos oferece. Contudo, devido a estes extremos, a utilização deste ecrã em ambientes externos apenas é possível com a luminosidade no máximo e com clara perda de qualidade. Mesmo em ambientes internos a visualização do ecrã com alguma vivacidade de cores apenas é atingida com uma luminosidade a exceder os 50%, o que se revel em algum consumo ao nível da bateria. De qualquer das formas, a passagem de aumento e diminuição da claridade do ecrã é acompanhada por uma transição lenta e fluída da mesma. Confesso que esta transição é bastante agradável.

A organização das páginas no HomeScreen está limitada até uma total de 7 páginas na horizontal, com a possibilidade de optarmos por qualquer uma delas como página principal, fazendo esta o mostrador aquando da utilização da tecla Home. Outra personalização que a LG incluiu foi a possibilidade de alterarmos o tamanho de determinados Widgets nesta páginas. Peca pela possíbilidade dessa funcionalidade não ser transversal a todos os Widgets, mas pelo menos temos a opção para alguns, como é o caso do widget meteorológico que acompanha o LG Maximo 3D desde início.

C360_2011-11-26-14-43-06

C360_2011-11-26-19-00-53

Para desbloquear esta personalização, apenas temos de manter pressionado o dedo sobre o Widget até aparecer o ecrã de edição (com a possibilidade de arrastarmos o Widget para o lixo-eliminar) e largar. Aí o Widget estará com um rebordo em azul com as setas a indicar a possibilidade de aumentar/diminuir o tamanho. Quando a personalização não está disponível para o Widget, aparecerá a mensagem “Nenhum outro estilo”.

C360_2011-11-26-18-39-45

A barra inferior com os atalhos usuais são preenchidos com um total de 4 atalhos, sendo que apenas 3 é que são personalizáveis, visto que um terá de ser o ícone do menu de aplicações.

O menu de aplicações está dividido inicialmente entre 3 categorias: Vodafone Services, Aplicações e Downloads. As duas primeiras categorias são imutáveis, pelo que a opção de as remover está fora de questão. Todas as demais aplicações que decidirmos fazer o download, irá aparecer na categoria Downloads. Adicionalmente, podemos criar todas as categorias que desejarmos e alocar as aplicações pelas diferentes categorias.

O ecrã de bloqueio também sofreu um upgrade. Ao invés do habitual Slide para o lado direito para desbloquear ou slide esquerdo para tirar/colocar som, somos presenteados com uma “película envidraçada” em que temos de a arrastar para cima para desbloquearmos o equipamento. Este ecrã tem uma animação própria onde está adicionado um motor de física simples, pois se “largarmos” a película antes de desbloquear, esta cai e salta a bater no fundo, parando ao fim de uns saltos, é como largar uma bola de alguma altura. O efeito é simples mas é agradável observar que a alteração de arrastamento de desbloqueio não foi alterada apenas por motivos de diferenciação da restante concorrência. Outra vantagem deste novo menu é que as notificações que recebemos: sms, chamadas não atendidas, etc… ficam neste ecrã e basta pressionar o quadro e arrasta-lo para a parte inferior do ecrã para sermos reencaminhados para a aplicação respectiva ser aberta na informação que perdemos.

C360_2011-11-27-18-23-51

Para finalizar o esta temática, a barra superior de notificações, quando arrastada para baixo mostra uma páginas de notificações com 5 ícones na parte de cima, da esquerda para a direita: Volume/Silencioso, Wifi, Bluetooth, GPS e Ligar/Desligar Pacote de dados. Como também se constata, a LG adicionou comandos de leitor de música neste painel de forma a facilitar o acesso e a uma transição de músicas mais fluida, sem recorrer à aplicação de música sempre que queremos utilizar estes comandos básicos. A marca sul coreana quis assim dar uma atenção aos utilizadores que vêm os seus smartphones como verdadeiros equipamentos multimédia.

C360_2011-11-26-18-45-30

Um pequeno comentário relativo aos auriculares stereo que o LG traz consigo. São bons! A testar com uns phones no valor de 15€ aqui por casa, os auriculares da LG passam com enorme distinção devido ao isolamento de som e um grave poderoso que ressoa no interior da nossa cabeça. Assim, podem saber que o pacote do smartphone vem recheado de gadget e acessórios de gama alta. Uma boa adição para acompanhar o dispositivo, que se quer, multimédia.

Aplicações

As aplicações que vêm com este equipamento, dão bem a possibilidade do utilizador ter a noção das capacidades do dispositivo, contudo, como qualquer Android, as aplicações iniciais são apenas uma gota no oceano de milhares de aplicações que podemos descarregar através do Android Market. Irei  mencionar algumas.

O LG Maximo 3D vem com as aplicações usuais da Vodafone – Loja, Music Shop, All Posts, Apoio a Cliente e Mobile TV. As aplicações como youtube, browser de internet, facebook, Gmail entre outras aplicações que são incluídas no pacote do Android estão todas ao dispor, out-of-box.

A inclusão do Adobe Flash, faz com que a navegação seja muito mais agradável com a sensação de que não estamos perante um equipamento com performance demasiado inferior ao congénere PC. A navegação é bastante fluída quando o estamos a fazer através de Wi-fi, sendo que o browser padrão recente-se muito quando a navegação é feita através da conexão de rede, com as páginas a demorarem demasiado a serem abertas, até devido aos conteúdos em Flash. A navegação através de multitouch é bastante interessante com toda a fluidez que desejaríamos, num equipamento desta gama. A LG também decidiu dar uns pequenos retoques no browser, com a adição simplificada de navegação em separadores, funcionalidade adicionada com uma barra inferior.

C360_2011-11-28-12-40-49

No que toca ao GPS podemos encontrar uma performance equivalente aos equipamentos de gama inferior (termo de comparação – Samsung Galaxy Gio). Quando o GPS é utilizado na app Google Maps, este encontra a nossa localização rapidamente. Já quando se utiliza o Navigation, este demora cerca de 5 minutos até encontrar a posição de GPS, depois disso a viagem é feita sem qualquer percalço com nenhuma situação de perda de sinal de satélite.

Uma palavra quanto ao teclado do LG, é bom! A dimensão do ecrã em muito ajuda à facilidade de escrita e como tal, muitíssimo raramente vão sentir a necessidade de escreverem na orientação horizontal.

Câmara

O LG vem equipado com um trio de câmaras, as duas na parte de trás para possibilitar as fotografias e gravação de vídeo em 3D e uma terceira câmara na parte frontal do equipamento de forma a viabilizar conversações de vídeo “cara-a-cara”. É notório a falta de qualidade de imagem captada pela câmara frontal, mas a mesma não é incluída como a câmara primária da qual iremos captar os melhores momentos.

A adicionar a este facto está o efeito espelho que a câmara interna iinclui:

Ambiente interno com pouca luz, câmara externa:

IMG009 (2)

Câmara interna:

IMG012 (2)

Cãmara externa em ambiente interno com muita luz

IMG015

Câmara interna em ambiente interno com muita luz:

IMG014 (2)

No que respeita à qualidade do flash, este é pequeno, mas com potência suficiente para mostrar melhores resultados:

Câmara externa em ambiente com pouca luz:

IMG009 (2)

Com flash:

IMG010 (2)

Flash num quarto completamente escuro:

IMG006 (2)

Outdoors, câmara externa:

IMG022

IMG017

Devido à impossibilidade de vos mostrar mostrar qual é o resultado 3D que o telemóvel consegue captar, apenas posso colocar aqui as imagens captadas em 2D. Adianta salientar que o smartphone é capaz de gravar vídeo HD a 1080p a 30 FPS, mas apenas em modo 2D, já no que toca ao conteúdo de vídeo 3D este caí para os 720p. Apesar da queda na resolução , o resultado continua a ser bastante interessante, com a qualidade do vídeo a ser evidente.

Video em 3D com 720p, como podem ver este fica identificado como 3D no youtube e podemos ver a imagem captada pelas duas câmaras:

Vídeo em 1080p:

Vídeo com a câmara interna:

Como é de fácil conclusão,  o detalhe dos vídeos HD existe e a câmara está sempre a compensar o focus e a mudança de luz. A câmara interna tem apenas o intuito de possibilitar conversas cara-a-cara mas a sua utilização para captura de imagem não é o ideal. A câmara externa proporciona umas imagens agradáveis, mas a visualização das imagens à resolução da câmara, mostra uma perda de detalhe considerável. Mesmo assim, a possibilidade de gravação e captura de bons e belos momentos é possível.

A interface da câmara é intuitiva, com as opções de gravação de vídeo ou de fotografias a estarem ao alcance de um simples slide no ícone, assim como a captura em 2D e 3D.

A análise ao 3D, mesmo nas fotografias vem a seguir.

Página 2 >>

Este artigo foi escrito por em 30 Nov, 2011, e está arquivado em Análises, Gadgets. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
8 comentários em “Análise ao LG Maximo 3D – VODAFONE”
  1. Gonçalves diz:

    Parece-me que este telefone já é um marco a alcançar para os restantes fabricantes….

  2. parabéns kerodicas pela review gostei muito. também experimentei esse bicho na média markt gostei bastante :-P

  3. É um pouco caro o telemóvel, paga-se “bastante” pelo 3D, e apesar disso na minha opinião a câmara deixa um pouco a desejar..
    Para a próxima vez acho que devias utilizar uma app ou até mesmo um software no computador (QtADB por exemplo) para tirar as prints ao telemóvel, é mais agradável :-P, faltou também indicar a RAM nas especificações.
    Mas grande review, continua :wink:

    • Já experimentei esse equipamento, e detestei o 3D, O que vale é o ICS confirmado para este e para o Maximo 2X.

      • Sim o ICS está confirmado para os equipamentos de topo da linha Optimus/Maximo… mas se for para esperar tanto como foi com o caso do Maximo One, Ui Ui lol. Até porque existem algumas parecências com esse caso, porque inicialmente a LG veio anunciar que o ICS estaria fora dos planos para o Maximo 2x… a ver vamos.

        Quanto ao 3D, não permite nenhum 3D transcendente, mas o que o equipamento oferece é uma boa experiência em 2D & com 3D… Mas olha que a minha Avó chegou a cabeça para trás a pensar que vinha alguma coisa a sair do ecrã (verdade) lol.

        Cumps

    • É verdade, o preço não o coloca disponível ao bolso de muitos que gostariam de o ter ;).

      Quanto aos screenshots, agradeço a dica e (espero eu) numa próxima irei utiliza-la! Obrigado.

      Quanto à falta de RAM… Ups! Sorry, mas já está corrigido ;)

      Obrigado pelo voto de confiança :D

      Cumps

  4. Boas a todos…
    Antes de mais quero dar os parabens ao Kerodicas pelas excelentes reviews que fazem.
    Agora em relação ao equipamento, o preço está digamos na media, em relação as funcionalidades que traz. Se formos ver os HTC do mesmo preco, trazem as mesmas funcionalidades e nao oferecem 3D, e por vezes ate menos funcionalidades…
    Em relação ao equipamento em si, nunca tive oportunidade de experimentar, mas no que toca à camara, acho que deixa muito mas muito a desejar pelo menos na gravacao de video 2D. Possuo neste momento um SonyEricsson Xperia Arc e posso dizer que sou fã dos equipamentos da SonyEricsson, e no que toca a gravacao de video, apesar de so gravar a 720P 30fps, a qualidade é bastante superior principalmente em termos de detalhe/nitidez de imagem possivelmente por causa do establizador de imagem… De resto não posso comentar pois nao possuo um LG Maximo 3D…

    Just saying! :mrgreen:

  5. Estou em Anola e comprei o LG Maximo 3D, mudei o android pad security e esqueci-me do código, há alguma forma de eu recuperar o código sem apagar nada no telefone?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: