« SlimCleaner, descubra tudo no seu PC com a ajuda da comunidade Norton Power Eraser, procura até nos cantos mais escuros do PC »

A questão é pertinente! A existência de diversas “apps stores”, das quais se pode destacar o Android Market, a App Store e o Windows Market Place, assim como a crescente vendas dos equipamentos que utilizam estas “AppStores” que permitem o constante fluxo de novas apps. Contudo, dado que alguns jornais e sites disponibilizam apps dedicadas que, em muitos casos substituem a visita aos sites originais da aplicação… será que os utilizadores utilizam mais estas aplicações que os sites originais? A Nielson investigou esta questão e os resultados podem ser encontrados no vosso KeroDicas.com.

A diversidade de aplicações nas “AppStores” permite que consultemos toda a informação no nosso equipamento móvel, desde notícias, email, estado do tempo, etc… Para concluir se os utilizadores utilizam estas aplicações dedicadas, mais que o próprio serviço original na internet, a Nielson estudou o comportamento para o mercado dos Estados Unidos da América (EUA), mas apenas para os utilizadores com Android.

As conclusões indicam que, em média diária, os utilizadores despendem 56 minutos a interagir entre as apps e os sites originais nos seus equipamentos móveis. Dentro desse tempo, dois terços são ocupados nas apps dedicadas e apenas um terço é utilizado na visita ou consulta da informação no site dedicado:

A acrescentar a estas conclusões, é possível verificar que as apps que ocupam a popularidade do TOP 10 no Android, consomem cerca de 43% do tempo total, sendo que esta percentagem sobe para mais de 60% quando se analisa o tempo consumido pelas apps incluídas no TOP 50. As restantes aplicações, ficam com uma percentagem de 39% de tempo consumido do total de tempo gasto nas aplicações.

É verdade que se pode arguir que 39% até que é uma percentagem generosa… mas tendo em conta que o universo de aplicações para Android já ultrapassa as 250.000 de aplicações, então significa que as 50 aplicações mais populares deste mercado, absorve mais de 60% do tempo dedicado do utilizador e que as outras dezenas de milhares apenas têm uma projecção de 39% no mercado imenso do Android. Assim sendo, pode-se verificar uma boa aderência a este tipo de aplicações, por parte dos utilizadores.

Talvez um próximo estudo pudesse passar pelo acréscimo, ou não, que o lançamento de uma aplicação dedicada tem nos rendimentos e consultas da informação do site original. Ou então, se com o lançamento da aplicação, o tempo que os utilizadores gastavam na consulta do site é o mesmo, maior ou menor? Talvez esta ultima questão só pudesse  ser respondida através de inquérito…

Se me permitirem os leitores do KeroDicas.com e em opinião pessoal, penso que apesar das contas não serem tão lineares quanto as que vou apresentar, dadas as grandezas que estamos a falar, é possível conseguirmos obter uma visão do panorama actual no Android Market. Todavia, acredito que caso idêntico se passe nas restantes “AppStores”. Assumindo que as aplicações do TOP 50 têm 60% de “projecção no utilizador”, as restantes têm 40% de “projecção no utilizador” e que o universo de aplicações no Android Market é de 250.000 apps, isto significa, de grosso modo, que as aplicações do TOP 50 têm cerca de 0,83% de “projecção no utilizador” para cada aplicação deste grupo e as restantes aplicações terão 0,00016% de “projecção no utilizador”.

Qual a intenção desta perspectiva? Visto que muitas aplicações no Android Market vive das receitas da publicidade, é compreensível que caso a vossa aplicação que venham a desenvolver tiver bastante sucesso e entrar no TOP 50 ou mesmo no TOP 10, poderão ficar com a vossa reforma garantida com alguma facilidade. Já na infelicidade de não terem a vossa aplicação neste grupo de milhares de outras mais, então terão de continuar com o vosso emprego, visto que podem não conseguir pagar todas as despesas correntes de programador de Apps. Os smartphones são ainda um mercado com bastante potencial e que vão crescer nos próximos anos… e este novo mercado pode levar até a novas correntes de Marketing para este tipo de mercado. E vocês? Já pensaram em entrar para este tipo de mercado e desenvolver uma aplicação em part-time?

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 19 Ago, 2011, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: