« Wubi, instale o Ubuntu a partir do Windows Família Xperia 2011 da Sony Ericsson com novas experiências e software »

Com tanto tempo de contacto com o público, é seguro dizer que a evolução de ambos foi imensa. Contudo, a evolução dos mesmos não seria a mesma sem a existência em paralelo dos mesmos. Ameaças de parte a parte, o que interessa para a questão é os seus aniversários. O Linux foi anunciado por Linus Trovalds em 25 de Agosto de 1991, enquanto que os 16 anos do Windows 95 foram celebrados ontem (24 de Agosto), tendo sido lançado em 1995. Fique a conhecer algumas curiosidades dos dois sistemas no seu KeroDicas.com.

Começando pelo aniversariante de hoje, a comunicação da existência do Linux foi efectuada por Linus Travolds usando um Usenet com a seguinte mensagem:

Hello everybody out there using minix --

I’m doing a (free) operating system (just a hobby, won’t be big and professional like gnu) for 386(486) AT clones. This has been brewing since april, and is starting to get ready. I’d like any feedback on things people like/dislike in minix, as my OS resembles it somewhat (same physical layout of the file-system (due to practical reasons) among other things).

I’ve currently ported bash(1.08) and gcc(1.40), and things seem to work. This implies that I’ll get something practical within a few months, and I’d like to know what features most people would want. Any suggestions are welcome, but I won’t promise I’ll implement them :-)

Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)

PS. Yes – it’s free of any minix code, and it has a multi-threaded fs. It is NOT portable (uses 386 task switching etc), and it probably never will support anything other than AT-harddisks, as that’s all I have :-(.

—Linus Torvalds

Traduzindo livremente:

Olá a todos que usam minix --

Eu estou a fazer um sistema operacional (livre) (apenas como hobby, não terá a dimensão e carácter profissional como o GNU) para 386 (486) AT clones. Esta tem vindo a ser criado desde abril, e está quase a ficar pronto. Desejava algum feedback sobre coisas que as pessoas gostam / não gostam no minix, como meu OS é parecido com ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas).

Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isto implica que vou conseguir alguma coisa prática dentro de alguns meses, e eu gostaria de saber quais as características que a maioria das pessoas gostaria. Todas as sugestões são bem-vindos, mas não vou prometer que irei implementá-las :-)

Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)

PS. Sim -- é livre de qualquer código minix, e tem um fs multi-threaded. NÃO é portável (usa a alternância de tarefas 386 etc), e provavelmente nunca vai suportar outra coisa senão AT-harddisks, já que é tudo o que tenho :-(.

-Linus Torvalds

Mesmo para os que nunca experimentaram o Linux, de uma ou outra forma, sabem que a evolução deste sistema já ultrapassou as principais expectativas que o seu criador tinha. O que começou como Hobby sofreu várias colaborações de milhares de programadores por todo o mundo e o universo Linux já ultrapassou as barreiras do “controlável” à muito. Existem actualmente diversas distribuições baseadas em Linux, sendo as mais conhecidas o Ubuntu (e Kubuntu), Fedora, Mint… etc. Mas a distribuição baseada em Linux que está a ter um maior crescimento, mesmo que muitos possuidores destes equipamentos não tenham noção de que estão a usar uma distribuição Linux: o Android.

Podem visualizar as principais evoluções atingidas pelo Linux nesta inforgrafia:

A grande vantagem deste sistema em comparação com os restantes sistemas no mercado é a possibilidade de o alterar ao nosso gosto sem infringir qualquer problema de patentes ou direitos de autor. Esta funcionalidade torna-o apetecível para o redesenhar para propósitos próprios como o de servir de sistema operativo para os Super Computadores.

Para festejar os 20 anos do Linux, a Linux Foundation lançou o seguinte vídeo:

Windows 95

No passado dia 24 de Agosto, o revolucionário Windows 95 fez os seus 16 anos de existência. Contudo, este sistema que se pode considerar arcaico nos dias correntes, foi revolucionário no seu tempo, incorporando no seu interior o poderoso MS-DOS. A inclusão e nascimento do Internet Explorer (versão 2.0 com a versão  Windows 95 OEM Service Pack 1) neste sistema, proporcionou os primeiros contactos da população com este novo meio, assim como a verificação da frase do visionário Bill Gates: Um PC em cada casa! A sua interface (GUI -- graphic user interface), a possibilidade de se escrever nomes longos para os ficheiros, assim como um multi-tasking real.

O lançamento deste produto teve a expectativa e ansiedade que, nos dias de hoje, apenas a Apple tem conseguido.

Como podem verificar com este vídeo, a promoção deste revolucionário produto da Microsoft não foi tímido em despesas, mas também nota-se que a comunicação entre outras máquinas foi um dos principais condutores deste sistema operativo:

A interface gráfica do Windows 95 é ainda mantida após 16 anos no mais recente Windows 7, com a agregação das mais diversas funcionalidades no botão “iniciar” assim como a navegação em Windows -- Janelas.

Quer se queira, quer não, quer se seja possuidor de um sistema Linux, Windows ou Mac (Apple), não se pode negar as influências que estes sistemas tiveram na evolução do mercado, assim como na ideia das possíveis utilizações de um computador em ambientes familiares e profissionais.

Como curiosidade, os requisitos mínimos deste sistema operativo eram:

O Windows 95 foi o primeiros Sistema Operativo que tive contacto, no meu velho PC com 200 MHz, 64 MB de RAM e 2 GB de Disco Rígido.

Da parte do KeroDicas.com, Parabéns!

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 25 Ago, 2011, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: