« BayFiles, fundadores do Pirate Bay criam site de alojamento online Windows Live Essentials – Saiba mudar o idioma predefinido »
02/09/2011
Escrito por em Destaques | 3.400 Leituras

A Microsoft está decidida a conquistar o mercado dos tablets, por sedução. A interface que irá iniciar no arranque do Windows 8 será o Metro UI que está optimizada para os touchscreens. Apesar desta nova abordagem, a Microsoft não deitou por terra a anterior interface… conheça mais detalhes aqui no seu KeroDicas.com.

Apesar do descrédito que a Microsoft tem sofrido no mercado móvel, o seu Sistema Operativo (SO) Windows continua a ser o SO mais utilizado do mundo, quer se goste ou não é um facto! A empresa de Redmond sabe que tem nas mãos a possibilidade de ganhar de novo alguma confiança dos consumidores que tem perdido nos últimos tempos, com o seu novo Windows 8.

Como as maiores conquistas não são feitas com a mesma receita do passado, é necessário romper com o passado! A Microsoft pretende dar o salto para os tablets com uma nova interface do Windows, que está optimizada para o touchscreen, a denominada Metro UI:

A Microsoft referiu que esta interface será a interface que irá arrancar com o Windows 8 de todas as vezes que o utilizador ligar o sistema. A intenção da gigante informática é de que a maior parte das vezes, ligamos o computador para consultar alguma informação na net e para navegar na mesma. Assim poderá ter alguns feeds assim que o liga, mas também desfrutar de uma interface mais agradável e intuitiva.

Mas claro, a gigante informática não se iria esquecer do que distinguiu durante tantos anos o seu Windows contra o Mac OS da Apple, em que o primeiro se destingiu pela produtividade e usabilidade em contexto de trabalho. Por isso, na altura que quiser carregar o seu computador com todos os programas normais de trabalho e/ou lazer, poderá recorrer a uma aplicação própria que lhe dará a visualização normal do “Ambiente de Trabalho” com os seus ícones e a barra de tarefas do Windows. Assim, a Microsoft junta o melhor dos dois mundos, sem descuidar o principal… mas abrindo os horizontes a um uso diversificado do computador. Pode-se quase dizer que o SO se transforma para a forma mais adequada de trabalho ou lazer e que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores.

Mas não é só no painel de início que a empresa tecnológica pretende “inovar”… o Windows Explorer também receberá uma lavagem estética com a passagem do Ribbon para o explorador de ficheiros.

Introduzido no Office 2007, o Ribbon eliminou os menus e sub-menus constituídos maioritariamente de  texto, por uma interface por tabs, onde foram encaixados diferentes Toolbars com os diversos ícones de forma a se encontrar a função desejada:

Apesar da confusão inicial de passar para este sistema, a navegação no MS Office tornou-se bastante mais gráfica e agradável. Este tipo de navegação foi já estendido a diversos outros produtos Windows Live, assim como uma reestruturação no Paint do Windows 7 que recebeu a marca do Ribbon. Por conseguinte, a empresa norte americana, vai aplicar a interface do Ribbon ao Windows Explorer:

Para além da intenção de capitalizar sobre o sucesso na aceitação que a interface do Ribbon trouxe, esta interface permite também a utilização mais harmoniosa em touchscreens, com a sua navegação a ser maioritariamente através de ícones o que facilita a navegação com os dedos do utilizador.

Sinceramente, quando vi o primeiro vídeo a anunciar a mudança de interface para o Metro UI… fiquei assustado! Seria um corte demasiado radical e não estava a conseguir encontrar a maior utilidade em contexto de trabalho -- em que normalmente o Ambiente de Trabalho fica absorvido com uma quantidade enorme de ficheiros de utilização quase diária. Agora com a indicação do que pretendem com este tipo de abordagem Metro e sem eliminar a interface clássica, acho que a Microsoft está a querer lutar com as armas correctas. Basta a adopção e performance razoável nos tablets do novo Windows e a Microsoft poderá estar novamente na boca do mundo pelas melhores razões.

E a vossa opinião? A Microsoft está no caminho certo? Será que esta interface vai fazer tremer o design do Mac OS? 

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 02 Set, 2011, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Windows 8 terá a interface Metro UI como predefinição!”
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: