« Ponha as suas fotos de dieta com o JPEGmini! (TERMINADO) Corrida Gran Turismo 5 contra David Coulthard (05-09-2011) (Actualizado) »
05/09/2011
Escrito por em Destaques | 4.882 Leituras

A Apple foi das primeiras empresas a suportar o USB, o que se veio a mostrar numa visão para além do presente, visto que esta interface se veio a tornar um standard nos dias que correm. Recentemente, a empresa, do agora CEO Tim Cook, optou pelo ThunderBolt como a nova interface a equipar os seus MACs. Todavia, segundo novos desenvolvimentos, esta divisão está prestes a acabar…

A Apple sempre foi vista como uma empresa inovadora e com o pensamento com vista no futuro, por isso não é de estranhar que fosse pioneira na adopção do recente ThunderBolt em deterimento do famoso USB. Contudo a solução da Apple passará por implementar as duas interfaces nos futuros MACs a desenvolver. O que podia ser entendido como um statement por parte da empresa norte americana é agora visto como “lógico”.

A razão parece ser do âmbito dos custos. Os preços das portas USB 3.0 encontram-se a um preço bastante mais baixo que os preços das portas ThunderBolt. Em termos quantitativos, é avançado que os preços dos controladores USB 3.0 oscilam entre os 2 e 3 dólares, ao invés dos chips ThunderBolt que estarão à volta dos 10 e 15 dólares. Para além da diferença de preço ultrapassar o dobro, existe também a vantagem para a Apple de implementar os controladores USB 3.0 devido à sua característica de “Backward Compatibility” proporcionando a hipótese da empresa da maça continuar a oferecer suporte USB 2.0 (como antes) e ainda oferecer a possibilidade do uso do USB 3.0.

Apesar da criadora da tecnologia ThunderBolt, a Intel, já ter referido que irá proporcionar a compatibilidade das portas ThunderBolt com as portas USB, a empresa de Cupertino vai ganhando vantagem nos seus produtos ao oferecer uma maior quantidade de interfaces nos seus equipamentos.

Para quem ainda não se encontra familiarizado com a tecnologia ThunderBolt, a principal vantagem desta prende-se com a velocidade que consegue atingir na transferência de dados:

Como é possível verificar, a tecnologia ThunderBolt poderá transferir o dobro da velocidade em comparação com o USB 3.0. Ainda sobre a imagem, os valores apresentados encontram-se em Bits e não Bytes, sendo que 1 Byte = 8 Bits, pelo que a velocidade de 10 Gbps e 5 Gbps é 1,25 GB/s e 625 MB/s, respectivamente.

Apesar da velocidade que o ThunderBolt pode atingir, existe uma clara desvantagem na adopção em massa deste standard. Esta tecnologia é proprietária da Intel, pelo que os computadores com um CPU da AMD, não poderão incluir estas portas nos seus equipamentos, pelo menos nos dias que correm.

Vocês estão dispostos a abdicar do USB? A diferença de performance entre os dois sistemas, USB 3.0 e ThunderBolt, é crucial para vocês?

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 05 Set, 2011, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “USB 3.0 ou Thunderbolt? A Apple decide…”
  1. Ainda não existem dispositivos que possam tirar partido do poder do USB 3.0 nem de perto nem de longe.. quanto muito gráficas externas.. mas isso é algo que não foi muito explorado.

    Para além disso, não sendo uma tecnologia universal também não ajuda.
    Custos mais elevados também não ajudam..

    USB 3.0 está em clara vantagem para periféricos…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: