« Vodafone lança hoje o novo iPhone 4S em Portugal Oferta: ESET vai oferecer licenças do Mobile Smart Security! »

O mercado de jogos móveis tinha vindo a ser completamente dominado pela Nintendo, com o seu Gameboy e a sua Nintendo DS a continuar o percurso dos seus antecessores. Contudo, o surgimento dos smartphones em massa e a aposta de developers e fabricantes em conteúdos multimédia para estes equipamentos estão a ocupar os lugares cimeiros da Nintendo e da Sony. Com a entrada da nVidia Tegra 3 em cena, será que as consolas móveis ainda têem lugar no mercado?.

Todas as pessoas necessitam de um telemóvel e com os preços dos smartphones, é normal que a escolha recaia nos smartphones com um universo de aplicações expandido ao minuto. Esta recente adesão faz com que os produtores vejam o mercado de smartphones como um mercado cada vez mais viável para a produção de conteúdo específico para estes equipamentos.

Os dados mais recentes não favorecem a histórica Nintendo nem a recente Sony, visto que as estatísticas apontam que 60% das receitas geradas no mercado de jogos móveis é ocupado pelo iOS e Android, significando que irão gerar mais 500 milhões de dólares em receitas que as empresas nipónicas. Ainda mais preocupante para os dinossauros das consolas móveis, é que estes números estão a apresentar uma tendência negativa para eles, visto que em 2009, o Android e o iOS apenas arrecadavam 30% das receitas geradas:

E para melhorar toda esta situação, a favor do iOS e do Android, estão as constantes evoluções gráficas nos dispositivos móveis. Já se conhece o poderio do chip gráfico do iPad 2/ iPhone 4S, mas os lados do Android estão para receber dispositivos com a nVidia Tegra 3 que irá aumentar consideravelmente as capacidades dos equipamentos com este hardware. Vejam o novo demo da GlowBall que a nVidia decidiu mostrar ao público:

A evolução não se mostra risonha para as empresas nipónicas. Contudo, nem tudo está perdido para todas as partes. Os analistas prevêem que o mercado de jogos móveis continue com elevada expansão e atinja 3,3 mil milhões de dólares no presente ano, o que revela um aumento de 25% face ao ano de 2010. É portanto expectável que o lançamento da Playstation Vita e a continuação da Nintendo 3DS ainda encha os cofres destas empresas em vários milhões de dólares.

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 11 Nov, 2011, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: