« WirelessNetView – conhece que tipo de redes Wireless vivem à sua volta? WPanorama, imagens em panorama de 360 graus »
02/01/2012
Escrito por em Destaques | 1.617 Leituras

SMSdead

Não é novidade… já se esperava… a evolução ditou o seu surgimento e o seu declínio… o serviço de SMS (Short Message System) encontra-se em declínio acentuado. Estão as redes sociais a preparar o seu devido funeral?

Ainda sou do tempo em que se enviava mais sms na altura de natal, do que os próprios telefonemas. O problema da frase anterior é que esse tempo não foi assim tão distante!

A revolução das SMS que começaram com os jovens que preferiam a comunicação via SMS devido aos seus reduzidos custos e constrangimentos em relação a uma chamada de voz, facilmente passou para as faixas etárias mais velhas para as comunicações pontuais como as felicitações de Natal e/ou Ano Novo. Os tarifários adaptados a esta nova realidade, com ofertas de SMS gratuitas, fez com que o crescimento de envio de SMS fosse imenso! Contudo, hoje é um novo mundo, o mundo da comunicação através das redes sociais dominou os acontecimentos.

Este ano foi possível notar que houve menos constrangimentos de rede na altura do Natal. Apesar de o envio de SMS não ter sido eliminado, a faixa etária que liderou o movimento das SMS está a virar-se para as redes sociais.

Sendo os equipamentos Nokia os primeiros a receber a funcionalidade das SMS, os dados da Finlândia revelam a nova tendência. Tendo por base de comparação a Soniera que é a maior operadora de telecomunicações neste país, a mesma revela que as SMS enviadas no dia de Natal em 2010 foram de 10,9 milhões, com o valor a declinar em 2,4 milhões de SMS em 2011 com apenas 8,5 milhões de SMS enviados. O declínio de 28% é apontado como comum para a recente tendência. Em Hong Kong o declínio é de 14%, sendo o mesmo apontado para os Estados Unidos da América, mas apenas daqui a uns anos.

Os principais causadores deste declínio são os suspeitos do costume: Facebook, Twitter, Google+ e os diferentes derivados. A acrescentar a esta rápida transição estão as aplicações que se pode descarregar diretamente para o nosso equipamento móvel e assim permanecer conectado às redes sociais permanentemente.

E vocês? SMS é tecnologia do milénio passado? Redes Sociais é o futuro? Qual a tecnologia que vêm a tirar o tapete à recém chegada comunicação através de redes sociais?

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 02 Jan, 2012, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Nova Ordem Mundial, Comunicação nas Redes Socias!!”
  1. João Filipe Terrível diz:

    Hmm… sim era de esperar… Mas o contacto via Redes Sociais é ainda menos pessoal que por SMS… falta de uma palavra individual, quase tudo é público, menos privacidade, …
    Uma pessoa distante pergunta-me uma coisa qualquer e posta no meu mural?!?! A primeira coisa que faço é apagar o post e responder por messagem (no facebook) ou e-mail…

    • Sim, quando se começou a ver a ascenção das redes sociais, até que se poderia esperar este declínio.

      Confesso que este ano ainda fui um retrograda e utilizei as SMS… apesar de ter notado algum congestionamento de rede… nada que se comparasse com anos anteriores.

      As sms já perderam grande parte do seu appeal… só texto agora não chega.

      Cumps

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: