« Path, a rede Social para os anti-sociais K-Lite Codec Pack Full, todos os codecs que precisa à distância de poucos cliques! »
21/03/2012
Escrito por em Destaques | 2.301 Leituras

smyles

A guerra de patentes já há muito que está em moda… mas está é nova. A Samsung e a RIM estão agora a serem acusadas de violarem a patente dos “Smiles”! Esquisito? Então conheça o pormenor técnico que sustenta esta acusação.

Acostumados a ver o nome da Apple do outro lado da barricada jurídica, a tentação de Adão e Eva mantem-se longe desta nova acusação que cai sobre a sul coreana Samsung e a canadiana RIM.

A empresa acusadora denomina-se Varia Holdings e é detentora, não da patente dos “Smiles”, mas sim da patente do eventual menu que possibilita a seleção do Smile pretendido ao invés de termos de o digitar por um conjunto de símbolos e pontos. A acusação por parte da Varia Holding é mesmo esta: “tanto a Samsung como a RIM violam o conceito de permitir aos utilizadores de escolherem um Smile/Emotion de um menu, ao invés de terem de utilizar a combinação de pontos e símbolos” (tradução livre).

Não negando a capacidade de visão que a empresa teve em 2005, altura em que submeteu a patente, sendo posteriormente confirmada em 2007, a dita patente com o número 7.167.731 e com o sugestivo título “Emotion input method and apparatus” tem a seguinte imagem:

emote

Os modelos que a empresa reporta como principais causadores da violação, são o Samsung Acclaim, Google Nexus S, Samsung Captive, Samsung Epic 4G, Samung Galaxy Nexus e o Samsung Transform, isto do lado da sul coreana. Já do lado da RIM, temos o BlackBerry Bold, BlackBerry Curve, BlackBerry Pearl e o BlackBerry Storm. Estes são os modelos que segundo a Varia Holding, permitem ao utilizador a escolha de smiles através de menu pop-up.

Apesar de não ser garantido que a empresa garanta uma resposta favorável do tribunal, é de ter em conta a decisão difícil que será para este. Tendo o mundo contemporâneo em mente, este tipo de menu é bastante comum e a prévia obtenção da patente para este efeito, pode levar a que as empresas abrangidas por esta infração não fique por apenas este dueto.

A meu ver, esta patente é quase absurda, tendo em mente a evolução que o mercado teve. A falta de especificidade no método leva a demasiado poder por parte da Varia. Será que poderia submeter uma patente referente a menus pop-up de “mensagem enviada”? Hum…

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section”!!

Este artigo foi escrito por em 21 Mar, 2012, e está arquivado em Destaques. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Samsung e RIM no tribunal devido a “Smiles/Emotions””
  1. Se alguém se lembra de patentear os acto de respirar, estou lixado…

  2. Carlos Carvalho diz:

    A mim já nada me espanta , desde que a Apple até patenteou os cantos arredondados e o unlock , já acredito em tudo

    Cumprimentos

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: