« Samsung UltraTouch S8300 oficializado Quatro correcções na Patch Tuesday de Fevereiro »

...E PORQUE EU KERO DICAS!

Na rubrica de hoje do "…e porque EU Kero Dicas!" vamos apresentar aos nossos leitores formas de converter, ler, editar e gravar os novos formatos dos ficheiros do Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint 2007 em pacotes do Microsoft Office anteriores ao 2007.

A Microsoft decidiu implementar no pacote Microsoft Office 2007 um novo formato nas suas aplicações, e apesar deste pacote ter sido lançado à já algum tempo, a maioria dos utilizadores, bem como computadores de locais públicos, como por exemplo bibliotecas, ou nas escolas, o pacote utilizado é ainda o Microsoft Office 2003 ou até mesmo o Office XP.

Decerto que alguns utilizadores já se depararam com situações como por exemplo elaborar um trabalho em casa no Word/Excel/PowerPoint 2007, gravar o trabalho normalmente (ao invés do "Guardar como" "Formato (…) 97-2003") e chegar por exemplo ao local de trabalho, à escola, ou a outro local, e deparar-se com a situação de que o computador está a utilizar uma versão anterior do Office, e com isso, a impossibilidade de abrir o documento, e uma das situações que lhe chega logo à ‘cabeça’ é "Como vou abrir este documento ?".

Na rubrica de hoje do "…e porque EU Kero Dicas!" decidimos apresentar aos nossos leitores várias formas ultrapassar esta situação em poucos minutos, sem que seja necessário aceder a um computador com o Office 2007 para resolver o problema.

"Converter através de uma página Web"

Começamos por lhe apresentar talvez a forma mais rápida de converter um desses documentos, sem que seja necessário instalar qualquer programa adicional. Esta é talvez a forma mais eficaz e fácil para situações em que por exemplo está a utilizar um computador com uma conta cheia de restrições, sem direitos administrativos, no qual não pode instalar qualquer programa. Contudo, é de referir que este processo requer que o computador em questão tenha acesso à Internet.

Para tal aceda ao site ZAMZAR, e logo na pagina inicial irá encontrar a área para converter ficheiros, tal como na imagem que apresentamos em baixo. Um processo bastante simples, de 4 passos, e no qual pode converter uma vasta gama de formatos entre si.

No primeiro passo irá seleccionar o ficheiro que deseja converter, se esse ficheiro estiver alojado em um site, clique em URL, e depois insira a URL no primeiro passo.

No segundo passo insira o formato para o qual deseja converter. Por exemplo se for para converter de .docx (novo formato do Word 2007) para o formato .doc, seleccione doc, sendo que poderá converter para outros formatos, como por exemplo pdf, ou formato de imagem.

No terceiro passo irá inserir o seu email, e por fim, no quarto passo basta clicar em Convert para o processo ter inicio.

Imagem1

Basta esperar aproximadamente meio minuto a um minuto e aceder ao seu email para obter a hiperligação do ficheiro convertido.

Site: http://www.zamzar.com/


"Pacote de Compatibilidade para Formatos de Ficheiros do Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint 2007"

Outra das formas, e a qual vai resolver o seu problema permanentemente, é uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft, a qual permite que abra, edite e salve documentos, apresentações e folhas de calculo nos novos formatos do Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint 2007. Esta é a solução ideal para os utilizadores que desejam abrir documentos neste formato, e ainda não adquiriram o novo pacote do Office.

Funciona em conjunto com o Microsoft Office 2000, Office XP ou Office 2003, e também pode ser usado com o Microsoft Office Word Viewer 2003, Excel Viewer 2003 e PowerPoint Viewer 2003.

À que referir que no caso do Microsoft Office 2000 e 2002 deverá ter instalado o Service Pack 3 do office e no caso do Microsoft Office 2003 pelo menos o Service Pack 1 do office.

De seguida basta instalar esta ferramenta, (cuja hiperligação para download está disponível no fim deste artigo) e no final, já está apto a abrir documentos com este novo formato.

O pacote poderá requerer uma cópia original.

Esperamos ajudar com este artigo alguns utilizadores que passem por estas situações. É certo que existem ainda outras alternativas, mas penso que estas são duas das principais.

Download: Pacote de Compatibilidade para Formatos de Ficheiros do Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint 2007.

Download: Este artigo está disponível para download no formato PDF.

Este artigo foi escrito por em 09 Fev, 2009, e está arquivado em Destaques, Dicas, Programas, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
7 comentários em “Converter os novos formatos do MS Office 2007 para os formatos "tradicionais" – …e porque EU Kero Dicas!”
  1. Lycanthrope diz:

    Senhor Chefe Yuriss, não me diga que desta vez não se vai ter direito ao ficheiro pdf da explicação?? A simples razão é que tinha ideia de gravar religiosamente esta rubrica numa pasta à parte para futuras consultas. Já tenho as outras, mas desta vez não houve pdf… A dica em si, é boa, útil (principalmente o site) e recomenda-se! =). Cumps

  2. Já conhecia ambos os métodos! Existem ainda mais sites que fornecem o serviço mas com a limitação de se ter de esperar algumas horas pelo ficheiro :s

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: