« Need for Speed: Shift será lançado a 17 de Setembro Kasa do Futuro já é uma realidade »
23/03/2009
Escrito por em Destaques | 20.404 Leituras

Na rubrica de hoje, do …e porque EU Kero Dicas! decidimos pegar no desafio “como instalar o Windows a partir de uma pen USB” proposto aqui – http://www.kerodicas.com/downloads/artigo=17676 -, e elaborámos um pequeno guia no qual é explicado como instalar o Windows Vista a partir de uma pen USB.

Material necessário:

  • Pendrive USB com um mínimo de 4GB’s.
  • DVD do Windows Vista.

O primeiro passo será procedermos à formatação da pendrive, com o sistema de ficheiros NTFS (FAT32 também serve).

Findado o processo de formatação abrimos a Linha de comandos. Para tal basta aceder a Acessórios e Linha de Comandos, ou então escrever cmd no Executar. É de referir que caso tenha o UAC no Windows Vista activado deve abrir a linha de comandos como administrador. (Clicar com o botão direito do rato em “Linha de Comandos” ou “cmd” e seleccionar “Executar como administrador”)

Outro método bastante simples, no Windows Vista, é ir ao menu Iniciar e digitar “cmd” e de seguida pressionar as teclas “Ctrl + Shift + Enter” ao mesmo tempo.

Agora, na linha de comandos vamos digitar “Diskpart” e pressionar Enter. Espera uns rápidos segundos e digite “list volume” e clique em Enter. Irá obter uma lista com todos os volumes, como pode ver na seguinte imagem.

O próximo passo será encontrar o volume correspondente à pen drive. Neste caso, como pode ver na imagem anterior, o volume em questão é o 3, referente a uma pen drive de 7711MB – 8GB aproximadamente.

Vamos agora seleccionar esse volume, para tal digitamos “select volume 3” sendo o 3 referente ao volume da pendrive. No seu caso irá digitar o numero referente à sua pendrive.

Para verificar que o volume está correctamente seleccionado basta digitar novamente “list volume” e verificar se já tem uma estrela atrás do volume seleccionado. Veja a seguinte imagem.

Estando o volume seleccionado vamos agora digitar “active” e pressionar Enter, para que o Diskpart marque a partição actual como activa.

Vamos agora sair do Diskpart, para tal digitamos “Exit” e pressionamos Enter.

Agora insira o DVD do Vista na sua drive, neste caso é a drive E:.

Digitamos agora os seguintes comandos:

  • E: – O E: neste caso refere-se à drive de DVDs, no seu caso irá inserir a letra correspondente à sua drive.
  • cd boot
  • bootsect /nt60 G: – O G: neste caso refere-se à pen drive, no seu caso irá inserir a letra correspondente à sua drive.
  • Após digitar todos estes comandos deverá aparecer uma mensagem parecida com a seguinte:

Agora basta copiar todos os ficheiros e pastas do DVD do Windows Vista para a pen drive, e pronto.

O processo para o Windows 7 deverá ser idêntico.

Para iniciar com a pen drive por boot num computador deve configurar o mesmo através da BIOS para que o “First Boot Device” seja o dispositivo removível.
Download: Este artigo está disponível para download no formato PDF

Este artigo foi escrito por em 23 Mar, 2009, e está arquivado em Destaques, Dicas, Programas, Tutoriais, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

12 comentários em “Instalar Windows Vista de uma pendrive …e porque EU Kero Dicas!”
  1. Lycanthrope diz:

    UAU! Sendo assim, basta uma pessoa ter uma pen de 4 gigas e já pode instalar o windows vista no magalhães… er… er… mas mesmo assim se calhar é melhor estar quieto=P. Boa dica (mas não para o magalhães claro está =P.

  2. Tutorial muito bom! Estava também a fazer um, visto me terem proposto isso neste post http://www.kerodicas.com/downloads/artigo=17676 e tenho duas pequenas correcções a fazer
    :
    1º é recomendado eliminar as informaçoes de configuração da pen digitando CLEAN na linha de comandos
    2º no meu caso funcionou perfeitamente sem fazer os últimos passos referentes ao boot

    Continuação de bom trabalho!

    http://pplandtek.blogspot.com/

  3. Tutorial muito bom! Estava também a fazer um, visto me terem proposto isso neste post http://www.kerodicas.com/downloads/artigo=17676 e tenho duas pequenas correcções a fazer:

    1º é recomendado eliminar as informaçoes de configuração da pen fazendo CLEAN na linha de comandos,
    2º não executei os últimos passos referentes ao boot e funcionou na perfeição!

    Continuação de bom trabalho!

    http://pplandtek.blogspot.com/

  4. Muito bom! Dá muito jeito esta dica! Já cá fica no arquivo :p

  5. Bom ! Talvez tente no W7… Mas para quem diz que Linux é consola, o próprio Ubuntu traz um app instalada de raiz para isto, toda em MODO GRÀFICO!

    Mas fica a dica :)

  6. legal o tutorial!! mas toda vez que tento fazer mesmo apos ter selecionado o volume e ter conferido se estar selecionado (e está) quando digito active ele me diz que nao ha nenhuma partição ativa!! alguem poderia me dizer porque????

  7. Mário Carvalhosa diz:

    Boas. Eu tenho um pen de 16g,não me deixava formatar directamente em NTFS, então procurei e encontri um programa da HP para formatar e já está. Agora o que aocntece é que quando chego há parte do active, dixm o seguinte: Não existe nenhuma partição selleccionada. Seleccione uma partição e tente novamente.
    Outra duvida, posso criar o boot pela img do win vista, isto é, crio com o deamon uma drive virtal.

    alguém me pode ajudar?

    Abraço e obrigado

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: