« Symbian Horizon permitirá desenvolver aplicações para telemóveis Symbian Iobit Security 360 Beta 2.1 »
19/07/2009
Escrito por em Dicas | 6.538 Leituras

Por causa da condição imposta pela Comissão Europeia para a remoção do Internet Explorer 8 do novo sistema operativo, temos um enorme problema: como poderemos navegar na Internet sem browser no Windows 7 E? Bem, só existem duas soluções: ou descarrega previamente um browser para um pen drive ou terá de arranjar uma “marosca” através do Windows.

Windows 7 box

Sinceramente a primeira solução é a mais prática. Ter uma pen drive sempre à mão hoje em dia é essencial, nem que seja só para guardar trabalhos com um grau elevado de importância. Basta escolher o seu browser favorito, e descarregá-lo para a sua pen drive.

Os browsers mais populares (por ordem e segundo as estatísticas internas do Blog – últimas versões):
Mozilla Firefox
Internet Explorer
Google Chrome
Safari
Opera

Isto versões “normais”. Também temos à disposição versões portáteis, entre os quais destaco o Opera@USB e o Firefox Portable que não requerem qualquer instalação.

Em relação à segunda opção, a solução da “marosca”, é algo mais rebuscada, mas resulta. Através do Windows Media Player 12 que acompanha o Windows 7 (E), os utilizadores podem aceder à Internet através do separador “Media Guide”. Basta colocarem no campo de pesquisa Firefox, confirmar e esperar que no campo publicitário da página “Windows Media Guide” surja a publicidade referente ao browser. Se aparecer basta clicar no link e descarregar. Se não, terá de realizar uma nova pesquisa.

Outras soluções têm sido largamente debatidas na Internet, uma delas passa pela utilização do executável de sistema conhecido por mshta.exe que executa ficheiros do tipo .hta. Como ele, consegue-se navegar de forma bastante limitada e fazer download daquilo que nós pretendemos, um browser. Basta escrever no “Executar” (Tecla Win+R):

  • mshta.exe http://www.firefox.com – Para Firefox
  • mshta.exe http://www.microsoft.com/ie8 – Para Internet Explorer
  • mshta.exe http://www.google.com/chrome – Para Google Chrome
  • mshta.exe http://www.apple.com/pt/safari/download – Para Safari
  • mshta.exe http://www.opera.com/ – Para Opera

Desconfia-se que esta solução não seja completamente usável no Windows 7 E devido à falta de componentes necessárias para o utilizador poder navegar numa página web.

Outras soluções apontadas e com, até agora, pouca discussão:
– Disponibilização dos principais browsers através do serviço Windows Update;
– Disponibilização de um CD com vários browsers pelas fabricantes OEM;
– Disponibilização de um browser pré-instalado à escolha do fabricante OEM.

Só a partir do dia 31 de Outubro é que saberemos o verdadeiro rumo do Windows 7 E em Portugal.

Este artigo foi escrito por em 19 Jul, 2009, e está arquivado em Dicas, Internet, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
18 comentários em “Windows 7 E não tem browser, e agora?”
  1. Pois é, estamos de volta aos anos 90, graças a sua excelência a Comissão Europeia, agora temos que ir a casa do vizinho com uma pen para descarregar um navegador, e com um bocado de sorte a pen vêm cheia de virus e trojans, ou então usar o cd das revistas, um autentico atraso de vida, seja como for a Microsoft certamente vai optar por disponibilizar o IE através do Windows Update, quanto aos fabricantes de PC, espero que continuem a incluir o IE, só para a Comissão receber uma bofetada com luva.

  2. Hilário Ramos diz:

    Esta Comissão Europeia cada vez mais me parece uma Federação Europeia e nós as vítimas. Deve ser bonito daqui a alguns anos ver esta ditadura aparecer…

  3. A Comissão Europeia ainda nem sequer tomou nenhuma decisão final… Não foi imposta a retirada do IE e isso foi uma decisão unilateral da Microsoft. O que estão a fazer neste post é má informação.

    • Tem lá calma ;) Ninguém disse que a Comissão Europeia tomou a decisão. A Microsoft preferiu não arriscar,mesmo antes da Comissão se pronunciar, e como medida preventiva tomou a decisão de não incluir o IE no WIndows. Eu cá digo que eles não se queriam a arriscar a pagar umas multas, afinal de contas não ia ser a primeira multa de uns meros milhões de euros…

    • Eu não referi decisão mas sim condição, significados diferentes. Atenção que a decisão não foi 100% unilateral, até porque a Microsoft estava entre a espada e a parede. Ou pagava uma enorme multa, ou retirava o browser. Estas foram as condições apresentadas por Bruxelas. E o que é a Microsoft fez? Bem, isto já nem preciso de responder, até porque já devem ter a resposta na ponta da língua.
      É desnecessário tornar isto numa "flames war", até porque sabemos que é necessário 1000 utilizadores para ganhar apoio, e apenas um para "deitar a casa abaixo".

  4. É por isto que tenho no disco externo 1a cópia do FF3 e do opera.

  5. É no que dá não existir um gestor central de software, um método bastante prático e a forma mais natural de obter aplicações.

  6. É aquela velha história que todos nós conhecemos de muitos usuários do Windows, sempre acham a maior dificuldade para fazerem as coisas mais simples no sistema.
    Com certeza a Microsoft ou as fabricantes de Pc darão um jeito para que o usuário possa instalar um navegador no seu Windows, seja com cd ou de outra forma, mas sem navegador é que não vai ficar.
    Em todo caso chame um técnico para instalar o navegador!

    Kkkkkkkkk

    • Caro Gilson, nem todas as pessoas têm conhecimentos avançados, nem são geeks, como certamente é o caso de todas as pessoas que estão a comentar aqui, obviamente para qualquer um de nós é muito fácil instalar um navegador, mas um utilizador doméstico comum não, o que quer é sentar-se e usar o PC, está completamente a leste do que são instalações de software, e muito menos estão ao corrente de este processo com a Comissão, o que vai acontecer é que quando quiserem ir à Internet com o Windows 7 não vão conseguir devido a ausência do navegador, e isto de facto vai causar mau estar e confusões, que na minha opinião eram desnecessárias, e não esquecer de que estamos a falar de pelo menos 90% dos utilizadores a nível mundial, sim, de facto os geeks e os pros são poucos.

  7. A Microsoft não teve para se chatear e fez o que a EU quis, porque se ela tivesse mostrado argumentos o Windows NUNCA sai-a sem Browser.

    Eu por sorte tenho mais máquinas e uma pen e posso ir à Internet fazer o download do browser. Agora imaginem quem tem o computador e resolve meter Internet não a vai poder utilizar enquanto não tiver Browser. Vai ter de ir pedir ao vizinho como já li em cima.

  8. A Microsoft fez muito bem. Eu teria feito o mesmo. Aliás, eu até iria mais longe. Eu retiraria do Windows o Bloco de Notas, Windows Media Player, Windows Defender, Windows Mail… enfim, retiraria tudo, e apenas deixaria o próprio Sistema Operativo. Mais nada… Depois os utilizadores que se fossem queixar à C.E.

    Lá porque os tipos por detrás do navegador Opera não têm cabeça para fazer o seu navegador prevalecer, não é razão para irem fazer queixinhas à C.E. Tudo por causa do Opera, e que até é o navegador que eu uso na maior parte do tempo. Mas, há limites para a boa decência.

    Talvez se, inicialmente, o Opera não fosse a pagar, provavelmente, o lugar na tabela dos navegadores mais usados fosse diferente. O facto de inicialmente ser um navegador a pagar, não ajudou em nada.

    Gostaria, isso sim, de ver a C.E a exigir suporte gratuito a todos os utilizadores OEM dos Sistemas Operativos da Microsoft. Porquê? Porque estes utilizadores vêm-se forçados a usar este S.O aquando da compra de computadores. Tudo devido a acordos entre Microsoft e fabricantes. Claro que podem formatar (se o souberem fazer), mas aí quem é lhes reembolsaria o dinheiro que gastaram a mais, por trazer o S.O? A Microsoft? Os fabricantes? A C.E? Quem?

    É que, desde o inicio que, quem tem problemas com o Windows, causados pelo próprio, tem que pagar para ter suporte dado pela Microsoft. Isto é ridiculo.

    Ainda há dias atrás, contactei a Microsoft para lhes dar a conhecer a existência de alguns “bugs”. Aquilo que me disseram foi para telefonar. Porquê? Aí teria que pagar!

    Ou seja, estaria a pagar, para que a Microsoft pudesse resolver “bugs”. Isto é mesmo ridiculo.

    Mas, claro, tudo irá continuar na mesma.

    Abraço

  9. Isto parece-me que são tudo tretas…. por acaso sabiam que também havia uma versão do vista sem o Media Player… alguma vez virão algum? Não claro que não ! sabem porquê? simples, a M$ é mais intelegente que os Sr. deputados Europeus, coloca o Sistema Operativo ao mesmo preço do Win 7 normal, e ninguém o compra !!!!
    Fácil!!! este problema não vai existir !!!!

    Abraço,

    A. Batista

    http://www.bitaytes.com

  10. Cá para mim chamo isto polotiquices à Socrates, a CE tá a fazer de tudo para os contribuintes europeus se lixarem e comprarem sempre um equipamento novo ou manda-lo arranjar todos os dias, porque, pelo que ja li nos comentários a cima arriscamos a ter virus e depois todos os dias temos de ir ao shoppng ou a uma loja de informatica reparar a nossa linda maquina que custou euros com sacrifico (isto para a maioria dos contribuintes europeus) e comprar, comprar, comprar até prefirmos ficar sem ekipamento informatico para o resto da vida…
    Temos pena,

    Cumprs.

  11. A solução é muito simples, durante a instalação aparece uma mensagem a dizer o seguinte: "qual destes navegadores pretende instalar?" é mostrada a lista de navegadores mais conhecidos e um campo a dizer "não instalar". Não é preciso ir à Universidade para saber a solução para esta questão, ainda que hipotética apenas.

  12. A MS quiz fazer frente à CE..já que obrigaram a tirar o IE ou a por otros browsers..a MS preferiu nao dar alternativa ao utilizador..como por exemplo fazer o que filipe_lourenço acabou de dizer ou entao fazer como fizeram como o messenger no Vista..puseram no ambiente uma hiperligao para sacar o programa..fazia isso pro browser..metiam um link pro IE e outro pro Firefox e tudo continuava igual..mas a MS quiz armar-se ao cagados..espero que os utilizadores que nao tenham grandes conhecimentos informaticos se queixem muito por a MS nao ter colocado qualquer browser no seu sistema operativo..que até é o mais vendido do mundo!!!!!!

    Agoram venham dizer que a culpa é da CE por condicionar a MS..tretas..a MS tava a publicitar gratuitamente o seu browser..que a nivel de qualidade é dos piores..até o meu pai que não percebe quase nada de informatica gostou mais do Chrome do que do IE.

  13. David, meter um link pa sacar o IE e outro para FF não funciona, porque não tens browser para abrir o link.

    • Dava sim!
      Tu tambem sacas o WLM no windows 7 sem usares o browser…

      Existem outros meios de fazer download neste mundo, o browser não é o unico

      Se fosse em linux até podiam usar wget…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: