« Disponibilizada demo de Fifa 10 XLPARTY – Oeiras Digital 09 »
11/09/2009
Escrito por em Dicas | 10.148 Leituras

Todos nós usamos atalhos, seja atalhos de teclado sejam atalhos no próprio desktop, sem eles a tarefa de abrir um simples programa tornaria-se um processo demoroso.

atalhos para windows

Mas a ideia é termos atalhos para tarefas que não são possíveis somente com o windows e para isso usamos a ferramenta NirCmd que nos possibilita criar atalhos para funções bastante interessantes no windows.

Para iniciar, temos um atalho bastante útil, servindo tanto a netbooks como a desktops que passa pelo desligar do ecrã, de forma a poupar energia e assim contribuir de forma útil para o meio ambiente.

Fechar o ecrã do portátil até faz isso, mas se nos queremos ausentar por pouco tempo várias vezes torna-se incomodativo, assim como carregar no botão power do lcd.

Como instalar?

Para instalar o NirCmd basta guardar, extrair, executar o ficheiro e seleccionar “Copy to windows directory” e automaticamente estão disponíveis as novas funções que vamos dar a conhecer ao longo destes guias.

nircmd

Como criar um atalho?

Botão de opções, Novo->Atalho

nircmd2

E digitamos nircmd.exe monitor off onde nircmd.exe é o executável da aplicação e monitor off a função que irá ser executada.

nircmd3

No próximo passo é só escolher um nome para a aplicação.

nircmd4

Não tem ícone o seu atalho? Fácil, basta seleccionar, propriedades, aba atalho e opção Alterar ícone.

nircmd6

É só escolher um novo ícone.

nircmd7-2

E cá está o seu atalho pronto a funcionar, clique e experimente, certamente vai dar bastante jeito.

nircmd7-1

Para quem quer explorar a ferramenta, aqui fica a página (em inglês) com todos os atalhos que podem ser criados usando a aplicação.

Este artigo foi escrito por em 11 Set, 2009, e está arquivado em Dicas, Tutoriais, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Atalhos para windows: Desligar ecrã”
  1. Daniel será a minha letra mais bonita que a tua? :D Tira lá as dúvidas na imagem do topo :P

  2. nao é mais facil colocar pra proteção de tela desligar o monitor depois de 2 ou 3 min de ausencia ?

    • É diferente! 2 ou 3 minutos pode ser o tempo de esperar que acabe um download ou instale um programa, o que te leva a optar por mais tempo…10 minutos por exemplo. No meu caso gosto de deixar o ecrã desligado para não captar atenção de outros olhares ;)

  3. Mete por ai um pa por o pc em stand by..

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: