« Veja a apresentação do Windows 7 Friday Relax »
23/10/2009
Escrito por em Curiosidades | 3.729 Leituras

Se não é um jogador que gosta de jogos com um grau elevado de processamento ou não trabalha com softwares gráficos, provavelmente nunca terá ouvido falar da tecnologia DirectX, se o é, deve-a conhecer melhor do que ninguém…
Para quem não sabe, a tecnologia DirectX foi criada pela Microsoft e, basicamente, faz a comunicação entre as partes físicas do computador (hardware) e o Windows de forma a que aproveite ao máximo a capacidade do jogo/programa.

directbox

Como pode verificar no vídeo em baixo, cada vez que sai um nova versão do DirectX a qualidade gráfica/realismo melhora consideravelmente, assim como o desempenho do respectivo jogo/programa.

Uma das ideias a guardar é que não adianta ter a versão mais recente do DirectX se a sua placa gráfica não tem capacidade de processamento para executar um determinado jogo.

Geralmente a parte gráfica de um jogo é a que requer um maior poder de processamento e por isso, na maioria dos casos, um jogo funcionar, ou não, dependerá da capacidade da sua placa gráfica. Esta capacidade é medida, entre outros factores, pela quantidade de memória que a mesma tem disponível para realizar os cálculos necessários para “mostrar” as imagens no seu monitor (…64MB, 128MB, 256MB…). De relembrar também que, para tirar o máximo partido da sua placa gráfica deverá ter os drivers da mesma actualizados.

Se quiser saber a versão do DirectX presente no seu computador poderá, por exemplo, escrever Dxdiag na caixa Executar do seu Windows.

Em jeito de curiosidade, a versão mais recente desta tecnologia é o DirectX 11.0, que vem com o Windows 7 e apesar de esta ter começado pela versão 1.0 a Microsoft nunca lançou a versão 4.

Poderá ver mais informações e fazer o download do DirectX no site da Microsoft.

______________________________________________________________________

Pode encontrar este e outros artigos de igual interesse no meu blog pessoal: PPLANDTEK

Este artigo foi escrito por em 23 Out, 2009, e está arquivado em Curiosidades, Dicas, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “A importância do DirectX”
  1. Isto fez-me lembrar que devia trocar de computador… Estou abatido…

    Cheers,
    UmNome

    Anedotas e muito humor em http://www.kerorir.blogspot.com
    Presentes para toda a familia em http://www.prenda-de-natal.blogspot.com

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: