« Novidades Xperia Pureness VLC Media Player 1.0.3 »
01/11/2009
Escrito por em Dicas | 8.811 Leituras

empathy_logo

O Ubuntu Karmic Koala chegou cheio de novidades, isso é certo. Uma das mais polémicas é a inclusão do Empathy como cliente de mensagens instantâneas. Pessoalmente, acho uma decisão ainda precipitada, mas por agora irreversível. Mas a aplicação não é tão “má como a pintam”,  e tem algumas potencialidades interessantes. Vamos explorar?

Esta aplicação foi escolhida pela sua enorme integração com o GNOME, o ambiente gráfico do Ubuntu. A aplicação ainda está numa fase precoce, pelo menos no que toca a funcionalidades relacionadas com o protocolo MSN, o mais usado a nível mundial. Talvez a opção mais acertada tivesse sido a comunidade incentivar os programadores do Empathy a incluírem cada vez mais funcionalidades, e a neste Karmic Koala se manter o Pidgin, agendando a aposta definitiva para o Empathy para o Ubuntu 10.04 LTS, o Lucid Lynx.

pidginvsempathy

Mas não é por isto que o Empathy deixa de ser uma boa aplicação, refiro de novo. Uma das funcionalidades mais interessantes e curiosas deste programa é que, devido à utilização das bibliotecas do motor de renderização Webkit (um projecto open-source da Apple), tem a capacidade de utilizar temas de conversa do Adium, uma conhecida aplicação de mensagens instantâneas para Mac.

São dezenas de temas à disposição, a maioria funciona sem nenhum problema e prometem tornar as suas conversas muito mais atractivas e interactivas. Exemplo:

empathy

Estes e muitos mais temas para o Adium estão na página do AdiumXtras , no separador das Message Styles. Mas a equipa do Empathy reuniu uma lista dos que funcionam totalmente  ou parcialmente com a aplicação, incluindo também os links para download de cada um, disponível nesta página.

E como usar? Bastante simples ;-)

Primeiro, abrimos a nossa pasta pessoal e clicamos em Ctrl + H , para os ficheiros e pastas escondidas serem reveladas. De seguida, navegamos até à pasta .local/share/ e aí criamos uma pasta chamada adium. Dentro dessa pasta agora criada, criamos uma outra chamada message-styles. Resumindo:

empathyfolder

De seguida, temos que ir até à pagina de temas do Empathy e seleccionar um deles. Neste caso, porque não seleccionar o NoteBoard!, semelhante a um caderno escolar, e um dos meus preferidos. Clicamos no link desse tema e somos encaminhados para a página do AdiumXtras, e aí teremos que clicar em “Download”

download_empathy

Depois do download feito, teremos que extrair esse ficheiro. Clique-direito sobre o ficheiro e “Extrair Aqui”. Resultará uma pasta dessa extracção, com o nome do ficheiro. Lá dentro estará uma outra pasta – nomedotema.AdiumMessageStyle – e será essa mesma a pasta que copiaremos para a que criamos inicialmente, em .local/share/adium/message-styles. Ou seja,

empathycopyinh

E finalmente, abrimos o Empathy, acedemos ao menu Editar»Preferências, navegamos até ao separador Temas e escolhemos o tema que acabamos de instalar:

empathyselect

O que resulta em mais um belo tema:

empathy3

Dá ou não outro look e alguma “cor” a este Empathy ainda tão despido e simples em termos de interface? Temos temas realmente incríveis prontos a usar, questão de experimentarem e escolherem o vosso preferido e aplicarem-no seguindos as instruções em cima. E sim, este foi um “Pimp your Empathy” :-D

homepageHomepage: Empathy Themes

Este artigo foi escrito por em 01 Nov, 2009, e está arquivado em Dicas, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
8 comentários em “Linux – Dê uma nova cara ao seu Empathy”
  1. Estão cenassa esses temas!

    Bom artigo!

    Abraço!

  2. Qual é que é o nome do tema da primeira imagem?

  3. ow valeu mano…. eu estava precisando justamente disso =D

  4. estava tudo numa boa depois deu pau. Não abre mais janela de conversação. Mas tks igual.

  5. Diego Los Almeidas diz:

    Muito bom o artigo Parabéns!

  6. Não tem como acrescentar tema para a janela de contatos?

  7. Ivo Acioly diz:

    Muito boa a dica, valeu!!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: