« Jolicloud: um bom S.O. para o seu netbook Utilizadores de iPhone sofrem de Síndrome de Estocolmo, diz relatório de consultora »
15/12/2009
Escrito por em Dicas | 7.659 Leituras

wallpaper_ubuntu

Na sequência do post do Tiago – Windows 7: Mudar automaticamente wallpaper – , não podia deixar de apresentar aqui como fazer o mesmo, mas no Ubuntu. Aliás, quem estiver familiarizado com o novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala, saberá que este já incluiu um wallpaper com mudança automática, que incluiu um conjunto de fotos espaciais tiradas pelo telescópio Hubble. Mesmo assim vale apenar apresentar o Desktop Drapes, que, apesar de bastante simples, vai agradar a muitos utilizadores, especialmente àqueles que valorizam acima de tudo a personalização.

O Desktop Drapes é um programa que permite facilmente configurar e trocar o seu wallpaper em Linux. A troca pode ser automática ou através de um clique no ícone do programa na área de notificação.

Para aqueles que têm largas colecções de wallpapers do Friday Relax e simplesmente não conseguem decidir qual o wallpaper adequado para o seu ambiente de trabalho, esta é a solução. Eu próprio tenho uns 150 wallpapers, escolhidos a dedo, e decidir-me entre todos eles por vezes chega a ser algo bastante difícil. Com o Desktop Drapes, acabei mesmo por (re)descobrir alguns wallpapers que por aqui tinha.

Para instalar esta aplicação, no caso do Ubuntu 9.10 (neste artigo falei apenas do Ubuntu, porque o desenvolvimento foca-se essencialmente no Ubuntu, no entanto corajosos podem tentar compilar a partir do código-fonte disponibilizado na página do programa em outras distribuições), basta ir ao Centro de Software, pesquisar por “Drapes” e instalar. Em versões antigas do Ubuntu, basta instalar o pacote Drapes, através, por exemplo, do Gestor de Pacotes Synaptic.

CapturaEcra-Centro de Software Ubuntu

Para aqueles que preferem a rapidez inbalável da utilização da consola, basta usar um “belo d’um”:

sudo apt-get install drapes

O programa estará então acessível a partir do menu Sistema»Preferências»Desktop Drapes. A primeira vez que o correr apenas aparecerá um ícone no seu painel, com um pequeno monitor e uma cortina. Um clique-direito e aceda a Preferências, e aqui entramos na parte maravilhosa do Drapes.

No meio de toda a confusão de wallpapers que guardamos no nosso computador, é natural que alguns não se adequam perfeitamente à nossa resolução de ecrã. Mas se é, por exemplo, um amante de paisagens, é certo que vai querer toda a amplitude da sua paisagem preferida na máxima resolução e máximo detalhe. O Drapes facilita-lhe essa tarefa.

drapes_wall

Ao importar uma pasta de imagens, elas serão automaticamente classificadas e ordenadas segundo a sua resolução. Poderá depois filtrá-las e assegurar que marca apenas as imagens de alta qualidade (ou qualquer outro padrão para a sua selecção de imagens rotativa. Pode escolher ainda como deseja que as imagens sejam aplicadas no desktop, em Modo Zoom;Preencher Ecrã; Centrado; Escalado ou Mosaico

Além disso, é ainda possível configurar se pretende que o Drapes seja iniciado automaticamente com o Ubuntu, se o wallpaper deve ser mudado nessa altura, definir o tempo para a troca de wallpaper automática, e mesmo definir uma pasta a “vigiar” pelo Drapes, para que caso sejam adicionadas novas imagens, elas sejam também incluídas no leque de imagens que o programa usa.

drapes_geral

E finalmente, a funcionalidade que acho mais interessante no Drapes. A aplicação por si própria aloja-se no painel do Gnome, e, um mero clique nesse ícone do painel, muda imediatamente o wallpaper. Nada de mais, mas acaba por ser algo que se revela bastante útil naquelas horas infindáveis em frente ao ecrã. Um simples clique, um novo ânimo…

screenshot_054

Não é uma ferramenta embutida no SO em si, mas a sua versatilidade e opções de configuração, podem produzir resultados bastantes satisfatórios e totalmente avivar a sua experiência com o desktop.Um desktop mais dinâmico todos os dias, à sua espera no computador ;-)

homepageHomepage: Desktop Drapes

Este artigo foi escrito por em 15 Dez, 2009, e está arquivado em Dicas, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: