« Ecrã bidireccional Fruity Loops Studio – Para quem gosta de música »

screenshot_060

O Pidgin é, actualmente, e na minha opinião, uma das aplicações mais subestimadas do mundo tecnológico . Para mim é cada vez mais um poderoso centro de agregação das minhas necessidades de comunicação, facilmente extensível e personalizável através de plugins fantásticos. Um deles, e que actualmente uso muito, apenas disponível para Linux, é o Pidgin Embed Video. Sabes aquelas alturas em que recebe um link de um vídeo do Youtube ou do Vimeo? Porque não ver esse vídeo directamente da janela de conversa? Para quê abrir o browser?

O plugin permite isso mesmo e suporta uma variedade imensa de sites: CollegeHumor, Dailymotion, Google Video, Metacafe, MySpace Video, Trilulilu, Vimeo, Yahoo! Video e, claro, Youtube.

Basta o próprio utilizador enviar ou receber um link de um vídeo destes sites, e imediatamente ele será carregado na janela da conversa, e até é possível ver em ecrã inteiro. Existe também um pequeno ícone junto ao link do vídeo que permite esconder o vídeo, caso incomode o decorrer normal da conversa ;-)

O criador do plugin fornece informações detalhadas de instalação na página, mas vou exemplificar aqui a instalação, no Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Primeiro, precisamos de ter o Pidgin (óbvio!) e o Flash Player instalados. Para assegurar a renderização dos vídeos, precisamos de uma versão específica do motor WebKit instalada. Portanto, vamos adicionar um repositório de software ao Ubuntu, que contém esse pacote específio. E vamos fazer tudo graficamente, sem recurso a qualquer comando, para mostrar que Linux hoje em dia deixou de ser apenas linhas de comando intermináveis a correr ;)

A primeira coisa a fazer é então abrir as nossas Fontes de Aplicações – Sistema»Administração»Fontes de Aplicações – e dirigirmo-nos ao separador Software de Terceiros. Clicamos em Adicionar:

Agora vamos adicionar o link do repositório onde se encontram os tais pacotes de que necessitamos. Será

deb http://ppa.launchpad.net/webkit-team/ppa/ubuntu VERSÃO_UBUNTU main

substituindo VERSÃO_UBUNTU pela sua versão do Ubuntu. Se estiver a usar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala, substitua por karmic. Se estiver no 9.04 Jaunty Jackalope, use jaunty. Se estiver no 8.10 Intrepid Ibex, use intrepid. Caso esteja ainda no Ubuntu 8.04 Hardy Heron, use hardy. No meu caso, a usar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala:

screenshot_055

Basta confirmar através do “Adicionar Fonte” e por aqui estamos feitos ;-)

De seguida, abrimos o Gestor de Pacotes Synaptic em Sistema»Administração»Gestor de Pacotes Synaptic, clicamos em Recarregar para o novo repositório que adicionamos seja sincronizado com a lista de pacotes disponíveis. Agora, vamos procurar pelos pacotes “pidgin-dev” ; “libglib2.0-dev” ; “libcurl3” ; “libwebkit-dev” e marcamos para instalação (pesquisar sem aspas, atenção).

screenshot_057

No final de marcarmos todos os pacotes para instalação, basta clicar em Aplicar e confirmar o processo:

screenshot_058Agora, basta fazer download do plugin em si. Se estás a usar o Ubuntu em versão 32 bits, clique aqui, faça o download e dê duplo-clique no pacote .deb para instalação.  O mesmo acontece para a versão 64 bits, mas o ficheiro para esta arquitectura é este.

screenshot_059Se não está a usar Ubuntu e derivados e tem todas as dependências satisfeitas, pode ver as instruções de compilação, bastante simples, na wiki do plugin.

Agora basta (re)iniciar o Pidgin, ir ao menu Ferramentas»Plugins e activar o plugin Pidgin Embed Video.

E aqui fica, mais uma vez demonstrado o poderio do Pidgin, desta vez com um vídeo do Vimeo:

screenshot_062homepageHomepage: Pidgin Embed Video | Pidgin


Este artigo foi escrito por em 15 Dez, 2009, e está arquivado em Dicas, Programas, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: