O Cheese é uma aplicação para Linux, ao estilo do PhotoBooth para Mac, que lhe permite tirar verdadeiramente partido da sua webcam. Efeitos, vídeo, fotos de “rajada”, o Cheese, mesmo que não tenha qualquer uso prático e não seja nada de essencial, promete alguns momentos de divertimento e responder ao porquê de ter pago uns euros a mais pela sua webcam.
Com o Cheese, nunca foi tão divertido ter uma webcam à mão. Pode simplesmente tirar belos retratos de si próprio, gravar vídeos, ou fazer as figuras mais estranhas perante o modo “rajada”, que tira vários fotos non-stop.
Mas usar o Cheese sem usar os efeitos é algo inadmissível. Desde tornar-se num nervoso e verde Hulk, a ser distorcido por pedaços e pedaços de si próprio, ou até perder-se pela batida psicadélica, os efeitos do Gimp são algo que prometem boas fotos. Basta seleccionar Efeitos » [escolher efeitos] e voltar a clicar em Efeitos para ver a sua imagem, agora totalmente modificada.
À medida que vai tirando fotos ou gravando vídeos, uma galeria é criada na interface (interface essa com opção “netbook friendly”), e pode escolher visualizar esses ficheiros, gravá-los, apagá-los, enviar para um contacto do Pidgin/Empathy, exportar para o Flickr (caso tenha instalada a ferramenta Postr) e até mesmo definir determinada imagem como a imagem da sua conta de utilizador.
As preferências do Cheese permitem ainda definir qual a webcam a utilizar, a resolução das fotos, ajustar valores de Brilho, Contraste, Saturação e Cor, e a configuração do modo “rajada” :-D:
A instalação nas principais distribuições Linux é bastante simples. Como o Cheese se encontra nos repositórios oficiais, ter o Cheese pronto a funcionar resume-se a abrir o Gestor de Pacotes/Instalador de Programas da distribuição e instalar o “cheese”. Por exemplo, no Ubuntu 9.10, com o Software Center:
E proceder à instalação
Boas fotos, e lembrem-se, uma grande foto tem sempre um grande “Cheese” por trás
Homepage: Cheese
Este artigo foi escrito por Daniel Rodrigues em 20 Dez, 2009, e está arquivado em Dicas, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Instalei o programa ni Ubuntu 9.10 com um sudo apt-get install cheese. Funcionou tudo muito bacana.
Mas percebi que este programa parece muito com o EffecTV: http://effectv.sourceforge.net .
Será que é baseado neste programa? O EffecTV tem muitos outros recursos interessantes.
Esse EffecTV parece muito interessante mesmo, e encontra-se nos repositórios do Ubuntu. Instalei mas não consegui rodá-lo, deve estar um pouco desactualizado e não deve estar adaptado às normas actuais do vídeo em Linux.
Segundo vi na página deles, a última versão data de 2006… e 3-quase-4-anos no desenvolvimento do Pinguim são enormes avanços.
O Cheese é mesmo baseado no PhotoBooth, da Apple, como podes comprovar nesta imagem do PhotoBooth: http://farm1.static.flickr.com/30/91256607_aafa1ef909.jpg (não sou eu :p)
Bastante semelhantes, n?
Boa tarde,
minha camera não é reconhecida pelo Cheesse.
Podes me ajudar?
Obrigado!