No “antigo” KeroDicas, os comentários eram geridos pelo sistema IntenseDebate, que apesar de algumas vantagens, acabou por se mostrar um chafariz para SPAM e possíveis falhas de segurança. Os avatares nos comentários (as pequenas imagem junto à identificação de quem comenta) eram também geridos pelo Intense.Contudo, no “novo” KeroDicas, é igualmente possível comentar com avatar, através do serviço Gravatar. E melhor ainda, depois de configurado o Gravar, passará a poder usar o mesmo avatar em milhões de sites e blogs em toda a web, e não só no KeroDicas
A ideia por trás do Gravatar é simples: A um (ou mais) emails atribuir um avatar correspondente, a usar em sites ou blogs. Como os formulários para comentários pedem sempre um e-mail, o Gravatar simplesmente liga esse email ao avatar pré-definido.
Claro que o Gravatar como plataforma de ligação só funciona se o respectivo plugin estiver implementado no site em que está a comentar. Para isso a equipa disponibiliza plugins para toda e qualquer plataforma de blogging e ainda exemplos de implementação em várias linguagens de programação. O KeroDicas (e milhões de outros sites no Mundo) têm esse plugin activo. É algo bastante usual hoje em dia, e apoio tanto o conceito como a sua adopção massiva
Para então criamos o nosso Gravatar, dirigimo-nos a Gravatar.com , e mesmo no cabeçalho da página, clicarmos em Sign Up.
Também o registo se alia à simplicidade do serviço, porque é necessário apenas introduzir um endereço de email:
Receberá imediatamente um mail nesse endereço,contendo um link do estilo: http://en.gravatar.com/accounts/activate/kerodicas%410teste.com/010104132 (não vale a pena tentar usar :-P), que o levará até uma página onde poderá completar o seu registo, adicionando username e password.
Registo confirmado, seremos conduzidos à página de gestão do nosso Gravatar. Temos já o email de registo pronto a ser configurado com uma imagem, portanto, vamos fazer upload de uma:
De seguida podemos escolher fazer upload a partir do computador, a partir de uma foto tirada directamente da nossa webcam ou a partir de um link para uma imagem na Internet. Alguns retoques básicos como o corte são ainda possíveis:
E devemos ainda classificar a nossa imagem segundo o seu tipo e o tip de sites a que se destina o seu uso. G, para uso banal em qualquer site; PG, para avatars que contenham gestos impróprios ou poses provocativas; R para imagens que contenham violência, uso de drogas, nudez e X para avatars representado extrema violência e imagens de sexo chocantes. Isto assegurará que usa o avatar certo no site certo
Classificada a imagem, podemos então relacioná-la com um certo email, seleccionando primeiro o mail e de seguida a imagem:
Podemos ainda adicionar mais mails (a confirmação será feita através de um link enviado para esse endereço) e relacionar essa ou outras imagens com esse mail, para assegurar que, qualquer que seja o mail usado no formulário do comentário, o avatar se mantenha.
Agora, está na altura de fazer o teste! Basta verem o 1º comentário deste post, através do mail do Gravatar usado deste artigo, e verificarem que lá está!, temos o avatar que configuramos
O Gravatar é um serviço e um conceito simplesmente genial, bastante unificador e que facilita a vida tanto de quem comenta, como de quem gere um blog. Portanto, se tem um blog, porque não implementar o Gravatar? A implementação ocorrerá sem problemas, seja qual for a plataforma, e a integração promete dar mais “vida” ao seu site e facilitar a interacção com os cibernautas.
Não há desculpa para não criar um (até porque sei que no “antigo” KeroDicas bastantes utilizadores tinham imagens), e espero nos próximos dias ver os comentários repletos de, como dizia a outra pimba, “carinhas larocas”
Este artigo foi escrito por Daniel Rodrigues em 23 Dez, 2009, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Î Vêm esta coisa (talvez um pouco mais acima)? É o nosso gravatar, criado neste mesmo artigo!
Ah, e Bom Natal a todos
Só para experimentar xDDD
Legal!
Feliz Natal a todos!
teste..1.2.3.
Felizmente deixaram o IntenseDebate. Depois de umas trocas de “ameaças” com a Automattic acabei por desistir daquilo. Eles têm bons produtos como o WordPress, ou mesmo o Gravatar, e afins, mas o IntenseDebate deixa muito a desejar, especialmente por causa dos bugs, e de consumir muitos recursos a um website.
Relaticamente ao combate ao Spam, podiam ter instalado um filtro de SPAM basico debaixo do IntenseDebate. Uma vez que a plataforma apenas filtra o SPAM que lhe chega directamente, por debaixo passa tudo, a menos que seja travado com um filtro basico como o wp-captcha free ou derivados, que impeçam SPAM em comentários via WordPress.
teste!
teste!