« Snow Leopard: Apple apresenta em breve actualização com melhoramentos Jovem americano conseguiu desbloquear a PS3 »

(mais) Uma coisa em que o Linux se distingue, é na capacidade de personalização. Tudo e mais alguma coisa é personalizável, para que assim se possa facilmente criar um sistema adequado mesmo às necessidades do mais excelso utilizador. Uma das personalizações possíveis é a posição dos botões de controlo das janelas. Quer obter janelas à la Mac? Algo mais pessoal? Apesar de um pouco oculta, a possibilidade de configuração está lá ;-) Para então livremente dispormos os botões da janela, o primeiro passo é abrir o Editor de Configuração do Ubuntu (algo semelhante ao regedit do Windows, exceptuando o facto de não ser uma bomba-relógio pronta a “estoirar” o seu sistema, apenas um editor manual e mais aprofundado das comuns definições dos programas). Para isso, premimos Alt + F2 e escrevemos gconf-editor. Agora, através do menu à esquerda, navegamos até à secção apps>metacity>general. E, na janela de opções à direita, podemos encontrar a chave button_layout. É essa a chave a editar. Deixo aqui alguns exemplos, bastará um clico na chave, apagar o conteúdo e substituir por um dos exemplos: Mac Style: close,maximize,minimize:menu Ou também: menu,minimize,maximize:close

Minimalisticamente falando:

menu:close

Quem quiser personalizar mais a fundo, basta ter em mente duas coisas: minimize,maximize,close correspondem, respectivamente, a maximizar,minimizar,fechar e menu corresponde ao menu das opções da janela (posição, propriedades sobre outras janelas,etc..). Os dois pontos – : – separam os dois extremos das janelas. Quaisquer itens seguidos devem ser separados por vírgula. Simples :-D

Pessoalmente, suprimi o botão do menu e dei prioridade ao fechar das aplicações:

Ou seja,

minimize,maximize:close

São estes pormenores que fazem um sistema operativo, continuo a dizer :-D . Apenas adicionar que este truque funciona em todos os sistemas operativos Linux com ambiente gráfico Gnome como base (sim, Ubuntu 9.10 incluído!)

Este artigo foi escrito por em 26 Jan, 2010, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Rapidinha Linux: mude a posição dos botões de controlo das janelas”
  1. Ótima dica, já compartilhei no Twitter.

    Abraços
    Versuri

  2. Lindo!
    Mais simples era impossível.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: