« Adobe desiste do Flash para iPhone Finalmente podemos vir a ter Flash no iPhone »
23/04/2010
Escrito por em Dicas | 5.141 Leituras

Artigo escrito por F-117 para o KeroDicas.


Olá amigos, hoje vou explicar como instalar o Cedega no vosso computador, para quem não sabe o Cedega é um Wine tunado, com foco especialmente em jogos.

O Cedega é um software pago, ao contrário da maioria dos softwares livres e opensource do linux, por isso esta versão é apenas para testes.

Em primeiro lugar vamos fazer o download do Cedega para o vosso computador.

A versão que aqui vos apresento é a 6.0, não há grande diferença de versão para versão,no entanto se quiserem a versão mais recente podem fazer download directamente do site http://www.cedega.com/ Versão 7.3

Para a versão abaixo citada façam download a partir deste site: http://rapiddigger.com/download/transgaming-cedega-6-0-for-linux-deb-with-local-update-targz-3036200/

Depois do download basta descomprimir o pacote, com o seu descompressor preferido, ou através do comando tar -vzxf Transgaming_Cedega-6.0_for_Linux_deb_with_Local_update.tar.gz .

Depois de descomprimido entramos dentro da pasta e localizamos o ficheiro Cedegasmall_6.0_all.deb

Para os utilizadores de Ubuntu basta clicar no ficheiro e ele auto executará.

Para os utilizadores de Debian podemos executar o ficheiro através de comandos caso não tenhamos o pacote Gdeb instalado que automatiza o processo.

Cd (directoria extraida)

su root

pass

chmod +x Cedega-small_6.0_all.deb

dpkg -i Cedega-small_6.0_all.deb

Obs: Utilize a tecla Tab para completar o nome do pacote sem o ter de escrever todo.

Ex: cd /et(+tab)c Se fizerem este pequeno teste vêem que com a tecla tab premida ele automaticamente escreve o que falta da pasta /etc.

O programa instalará automaticamente.

Depois disto apenas falta configurar o Cedega, vão a Aplicaçoes/jogos/TransGamingCedega

Fazemos next, importante não escrever nenhum nome ou pass nos campos, e quando vos for pedido para actualizar marquem todos os campos e iniciem a actualização.


Irá demorar alguns segundos…Depois next, next, e quando chegarem á fase de testes convém testar o vosso sistema para ver se esta tudo ok.

Caso não tenham o vosso sistema bem configurado aparecerá um quadrado a vermelho no sector em falha, isso quer dizer que o jogo poderá não correr com normalidade ou nem correr, caso sejam problemas gráficos.

Agora Basta dirigirmo-nos ao painel inicial do cedega depois de configurado, e seleccionar a pasta do local update.

O local update localiza-se dentro da pasta que extraíram, junto com o pacote que instalaram, basta dirigirem-se á pasta e carregar o ficheiro update.

Trans Gaming->Install Local Update, façam Browse e escolham o directório onde se encontra o arquivo, depois de seleccionado o pacote update façam ok, e já está.

Cedega instalado e configurado com sucesso.

Obs: De relembrar que esta versão é trial, se gostarem comprem, pois vale a pena, normalmente os jogos tem uma perda de 20% face ao Windows, mas posso dizer que corro alguns jogos no cedega com maior fluidez do que no Windows.

Para instalar o jogo façam:

Mount, depois Install, ai coloquem um nome no Game Folder (ex: forward) depois localizem o nome do vosso jogo na GDDB entry, caso não tenha ponham <none> e em seguida localizem o ficheiro Setup.exe ou install.exe dentro do cd do jogo, caso o mount não consiga montar o CD ou DVD com sucesso.

Depois é só instalar o jogo normalmente como se instala no Windows.

Depois da instalação basta seleccionar o jogo e fazer “play”.

Como podem ver já esta a funcionar.

Espero ter ajudado

Obs: O Cedega não apoia a pirataria, por isso se o vosso jogo não é original, não irá correr. Comprem o jogo e digam NÃO à pirataria.

Este artigo foi escrito por em 23 Abr, 2010, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
24 comentários em “Jogar em Ubuntu / Debian”
  1. João Matias diz:

    Excelente dica ;)

  2. Muito bom mesmo, estão totalmente de parabéns!!!!!!!

  3. Cláudio diz:

    Excelente artigo, está muito bom!

  4. Dá pra correr o World of Warcraft com o cedega?

  5. Sim o wow corre muito bem no cedega, no wine tambem corre, no entanto torna se em suma mais pesado, pede mais recursos do sistema ;)

  6. tuning_xx diz:

    “Olá amigos, hoje vou explicar como instalar o Cedega no vosso computador, para quem não sabe o Cedega é um Wine tunado, com foco especialmente em jogos.”

    Falso

    • Jupiter_320 diz:

      Porque dizes isso ? Eu posso dizer que é verdadeiro!

      Alias, o Cedega já se chamou WineX porque já foi até baseado nele…

      Diz a tua justiça…

      • tuning_xx diz:

        Se para ti tudo o que é baseado em algo é uma versão tunada do mesmo, então, Office 2010 é uma versão tunada praí do 2000.
        O Windows 7 é uma versão tunada do XP e do vista.

        • mas tens dúvidas? apenas muda uma expressão, sendo que na minha opinião, o Windows é uma versão «melhorada» do XP e do Vista, e com muito êxito, por certo!

    • tuning_xx quem és tu para dizer que algo é falso sem citar a minima fonte ou argumento?
      Quando nao sei algo deixo-me estar calado para nao dar barraca e aprender alguma coisa, e acho que devias de fazer o mesmo.

      Cumps

      • tuning_xx diz:

        Se para ti tunar é a mesma coisa que pegar em algo e melhorar, escrever mais código adicionar opções (directX9, PixelS2, interface, copy protection, scripts e instalação) é a mesma coisa.
        Então tens razão, mas creio que tunar o WIne é o PlayONLInux pois o cedega deixou usar partes do wine desde que ele mudou de licença para GNU LGPL.

  7. tuning_xx basicamente o que quero dizer com essa expressão é que o cedega para quem nao sabe funciona como um wine, ou seja emulador de windows, mas especifico para jogos, logo tunado, foi uma expressao á qual nao dei importancia.

    O meu objectivo foi sim colocar uma introdoção que desse a comparar algo que á partida as pessoas já conhecem, para ficarem com uma ideia.

    Cumps

  8. LOL chama-lhe o que quiseres, agora que ele emula a base do windows emula.

  9. Chrysophylax diz:

    Da wiki:

    Wine is not a full emulator, but is instead a compatibility layer, providing alternative implementations of the DLLs that Windows programs call, and a process to substitute for the Windows NT kernel.

    Ainda:

    In software engineering, a compatibility layer allows binaries for a legacy or foreign system to run on a host system. This translates system calls for the foreign system into native system calls for the host system. With some libraries for the foreign system, this will often be sufficient to run foreign binaries on the host system.

    E caso ainda n chegue:

    An emulator in computer sciences duplicates (provides an emulation of) the functions of one system using a different system, so that the second system behaves like (and appears to be) the first system.

    Portanto se o Wine fosse um emulador, funcionaria perfeitamente. Que é coisa que nem de perto nem de longe o faz.

  10. A tua informação final é errada, nenhum sistema emulador é livre de erros, ja tive varios emuladores que me deram todo o tipo de erros.

    Sei muito bem qual o significado de Wine, e sei tambem porque adoptaram esse acrónimo.

    Quanto ao resto limito a colocar aqui as tuas frazes:

    Wine is not a full emulator, but is instead a compatibility layer

    O vinho não é um emulador completo, mas é sim uma camada de compatibilidade

    Como ja te disse, chama-lhe o que quiseres, para mim e para a grande maioria das pessoas o wine é e vai continuar a ser um programa que de algum modo nos permite executar aplicaçoes que nao consegue-riamos executar fora do windows, e que se chama a algo que nos permite executar uma acção sem ser no sistema proprio? Emulador certo?

    Agora vais embirrar com que palavra? Podes começar por acronimo

    Cumps

  11. Chrysophylax diz:

    Ou seja, porque um emulador pode ter erros, o Wine é um? Admito que fui um bocado exagerado nos erros, em emuladores.

    Para ti, para mim e para toda a gente, o Wine é e continuará a ser um programa que faz… exactamente o que o Wine se propõe a fazer? Que é que quiseste dizer mesmo?

    E não, só porque vos “permite executar aplicaçoes que nao consegue-riamos[sic] executar fora do windows” não implica que seja necessáriamente um emulador. Estás a dizer que todos os programas que fazem isso são emuladores. Dou-te dois contra-exemplos: uma máquina virtual não é necessáriamente um emulador mas também pode fazer as vezes de um. O NDISwrapper faz o que o citado faz mas não é um emulador.

    E não, isto não é uma discussão de semântica, é uma discussão de termos científicos que são muito bem definidos.

    • Chrysophylax desculpa, a parte final nao era para ti mas sim para o tuning_xx, claro que nao disse isso na generalidade, mas tens de ver que basicamente o que o wine faz é “emular” um windows, cria-nos tudo, temos linha de comandos igual á do windows, todos os ficheiros essenciais de system, notepad, e todos os comandos que usamos no mesmo, dai muita gente dar lhe o nome de emulador, agora se este termo de um modo cientifico nao se lhe adequa tudo bem, nao o contesto.

  12. muito bom f-117
    esses podem ir dar milho aos pombos

  13. Tiago Costa diz:


    tuning_xx:

    Se para ti tudo o que é baseado em algo é uma versão tunada do mesmo, então, Office 2010 é uma versão tunada praí do 2000.
    O Windows 7 é uma versão tunada do XP e do vista.

    Windows NT 6.1 Diz-te alguma coisa rapaz? Na informática as coisas as vezes nem sempre são o que parecem :)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: