« UltraIso 9 Skype pondera possibilidade de incluir publicidade de futuro »
11/05/2010
Escrito por em Dicas | 8.144 Leituras

Todo o comum dos mortais sabe ou então devia saber o procedimento básico para remover o USB, mas nunca se perguntam o porquê e muitos utilizadores acabam por arrancar a pen da porta USB sem fazer um procedimento tão básico.

Bem vamos directos ao assunto… Funcionando o PC com uma fonte eléctrica, as portas USB também recebem corrente eléctrica, que serve por exemplo para carregar o telemóvel, ipod, mp4, ect… Quando desconectamos um dispositivo USB sem desligar a energia que o PC fornece à porta USB corremos o perigo de haver um curto-circuito e “queimar” a pen, devido a um descarga de energia, o que pode levar a pen a deixar de funcionar ou a destruir os dados contidos no mesmo. A dica que se segue visa demonstrar o que fazer para evitar esse problema.

Como solucionar?

A solução é tão fácil como comprar aquelas extensões nos chineses com um botão on-off:

Normalmente as pessoas pensam que o botão on-off é inútil mas estão redondamente enganadas, já que acontece a mesma situação referida acima mas claro o perigo nas fichas eléctricas é elevadamente reduzido.

Remover uma pen drive com segurança do Windows XP e similares:

Localize o ícone “remover hardware com segurança” na parte inferior direita do ecrã:

Clique duas vezes sobre o ícone que está destacado acima…

Serão listados os dispositivos de hardware presentes no computador e que estejam conectados através das portas USB. Na figura acima, estão presentes dois dispositivos de hardware: EZ Connect N Draft 11n Wireless USB 2.0 Adapter e USB Mass Storage Device (dispositivo de armazenamento de massa USB). O segundo é a pen drive. Tenha em atenção que no seu computador poderão existir outros dispositivos, mas a pen drive é sempre identificada como sendo um dispositivo “USB Mass Storage Device”.

Clique no botão Parar. O ecrã será mais ou menos este:

Os três dispositivos listados referem-se à pen drive, portanto poderá seleccionar qualquer um deles para interrupção. Clique no botão OK.

Se o sistema interromper o dispositivo com sucesso, o mesmo desaparece da lista e a seguinte mensagem aparecerá: “O hardware pode ser removido com segurança”. Pronto! A partir deste momento pode remover com toda a segurança o dispositivo da porta USB do computador. Outro aspecto a ter em conta prende-se com o facto de alguns dispositivos que possuam leds indicadores, poderão apagar com esta operação, o que é outro indicador da possibilidade de remoção em segurança.

No entanto, pode dar-se o caso de não haver sucesso na interrupção do dispositivo, pelo que imediatamente receberá uma mensagem a avisar do mesmo. A falha ocorre porque a Pen Drive em questão está a ser, provavelmente, acedida por algum programa.
Neste caso, recomendamos que procure fechar as possíveis aplicações que possam estar a fazer uso da Pen Drive e tentar de novo. Se o problema persistir, poderá sempre fazer uso do Unlocker ou o Unlock Disk.

NOTA: este artigo foi escrito pelo A. Santos para o KeroDicas.com.

Este artigo foi escrito por em 11 Mai, 2010, e está arquivado em Dicas, Hardware, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
25 comentários em “Saiba como e porquê devemos remover a Pen Drive em segurança”
  1. Lycanthrope diz:

    AHH!! Agora sim! Agora faz todo o sentido do porquê de se ter de remover as Pens… nunca pensei que fosse devido a electricidade. Obrigado pelo esclarecimento A. Santos!

    Cumps

  2. Eu sempre pensei que essa funcionalidade de remover com segurança fosse apenas para o Sistema Operativo garantir que não existe nenhuma operação de Input/Output a decorrer (cuja a remoção do dispositivo durante essa altura poderia causar corrupção da informação) e assegurar posteriormente que nenhuma operação desse género é feita nesse dispositivo até o utilizador voltar a reinserir o mesmo. Aliás, a minha dúvida reside no facto da opção de remoção com segurança não efectuar nenhum corte de corrente no dispositivo (excepto no XP, que se bem me lembro o fazia)…

    • SuphaFly diz:

      As tretas que se inventa quando não se tem nada para dizer…. quando remove-se a pen com segurança como disse e bem o JoniD a única coisa que acontece é que o SO garante que nenhuma informação está a ser escrita ou lida dessa pen, evitando assim corrupção de dados. Em alguns casos também é cortada a corrente na porta USB após a remoção, mas não em todos os casos.

      • não é bem assim, eu lamentavelmente já queimei duas pen drives por causa de simplesmente remover a pen sem a desligar no SO e foi sempre questão de curto-circuito…

        • Então mas o que é que realmente impede o curto-circuito se por exemplo, no Windows 7/Vista, a energia não é cortada ao dispositivo? A única forma de evitar isso será com o corte de corrente, caso contrário a pen drive fica susceptível a qualquer tipo de curto-circuito e tal não acontece já desde o Vista… Eu por exemplo nunca uso a opção de remoção com segurança, e de todas as pens que tive nunca queimei/corrompi nenhuma, atendendo apenas ao facto de verificar se estou a ler/escrever algo nelas antes de remover. Poderá ter sido sorte, ou talvez não… Não estou a ver uma solução por software para evitar curto-circuitos (a não ser o corte de corrente)…

      • em alguns casos? diz.me lá uma série de exemplos que não esteja incluido no grupo dos “alguns casos”

  3. discordo totalmente, motivo, desque lançaram pendrive tenho e puxo direto, nunca queimou, outro motivo, tanto meu desktop quanto meu note tem leitores de cartões, ja tentaram remover com seguraça esse tipo de leitor, vc vai ter que reiniciar o sistema se quiser ler o cartão denovo.

  4. Não tem nada que ver com corte de corrente e curtos circuitos; é apenas para garantir que não se interrompe uma operação de ->escrita<- a meio já que se isto acontecer pode deixar o filesystem inconsistente (e logo os dados inacessiveis ).

    Isto é verdade para qualquer dispositivo de armazenamento, o sistema operativo tenta garantir que todas as operações de escrita são terminadas antes de desligar o dispositivo. Como no caso dos dispositivos amoviveis ( PENs, Discos Externos, etc ) o utilizador os pode remover mesmo com o sistema operativo em execução é necessário informar o sistema operativo que o vai fazer.

    Uma segunda razão é que o sistema operativo tem um layer de cache em memória onde guarda a informação antes de a escrever para os dispositivos (para acelerar as operações sobre os ficheiros). Fazer o eject garante que o que está na cache é efectivamente escrito para o dispositivo de armazenamento. Se desligarmos a PEN ou o que quer que seja sem fazer o eject é possivel que dados que apenas estejam na cache não sejam escritos para o dispositivo de armazenamento.

    Cuidado com a informação que põem aqui…

  5. E que tal fazerem a seguinte experiência:

    -liguem um mp3, mp4, telemóvel whatever ao PC sem efectuar qualquer acção e ele fica a carregar…

    -removam o dispositivo com segurança e o que acontece?

    Pois é…

  6. RobsCampos diz:

    remover hardware com segurança, só serve para ver se realmente nenhum programa está a usar a pen/mp3/mp4… para não corromper os arquivos.
    a voltagem 5v sempre tará lá passando, mesmo você usando o “remover hardware com segurança”.

    em um aparelho de som, dvd, videogame que tem USB, tem “remover hardware com segurança”? NÃO!

    algumas das especificações USB :

    1. The USB supports USB devices attaching to and detaching from the USB at any time. Consequently, system software must accommodate dynamic changes in the physical bus topology.

    2.When a device is detached from the network with power flowing in the cable, the inductance of the cable will cause a large flyback voltage to occur on the open end of the device cable. This flyback voltage is not destructive.

    3.USB devices may be attached and removed at any time. The hub that provides the attachment point or port is responsible for reporting any change in the state of the port.

    :)

    • então como deixaram de funcionar as minhas 2 pens? estática do pc? é que simplesmente morreram, não dão nada após as ter arrancado sem desligar em segurança. Uma pen é de 512 Megas e outra de 1 GB…

      • Deve ter sido pela idade, ou então o teu pc está a mandar tensão a mais pela portas USB’s. O remover com segurança só faz três operações:
        1- Escreve todos os buffer’s para o disco,
        2-Desmonta o Filsystem
        3-Sincroniza o buffer do controlador.

        Desta forma todos os buffers serão escritos no disco.

      • não sei se és tec. informatica mas já devias saber que existe algo chamado electricidade estatica! é por isso que se usa aquela pulseiras no pulso! http://www.netetronica.com/images/cuidtrc/pulest.jpg
        se calhar já te aconteceu de ao trocares uma placa no pc está deixar de funcionar…

        e assim está explicado uma das (volto a repetir UMA DAS) razões pk se queimam pen’s!

        O KD têm que estudar mais um bocado em antes de afirmar…

  7. Ei pá!!!
    tanta discussão por causa de um procedimento tão simples (essa opção é uma anedota….) vocês já faziam isso com as disquetes… qual era o procedimento???
    esperar que elas acabassem de escrever, ou parar com o verdadeiro barulho senão disquete para o lixo…(maioria das vezes)

    Pois bem as pens não são muito diferentes, como muitas delas não tinham led de escrita/leitura (primeiras), e muito menos fazem barulho a escrever, logo foi preciso criar um método para impedir que certos artistas removessem as pens sem saberem se já tinham escrito tudo ou não ou até porque ficou bloqueado a passar algo para lá (manias do Windows), assim esse esquema veio diminuir a corrupção dos dados.

    1- Portas USB (tem sempre ligados permanentemente 5v lá, porque senão como é que detectavam as pens???)

    2- o remover de segurança do Windows é uma anedota.
    (quantas vezes já tentaram remover as pens e aparece algo do género “esta em utilização”, lá vamos nós ver o que esta a usar a pen, e surpresa nada.)

    3- essa opção só lá para tentar evitar artistas como muitos que conheço, que tem pens de 5ª mão, corromperem o filesystem, mais nada. pois a corrente esta lá em qualquer das formase se querem curto nas pens é a forma como usam o conector mais nada. ligam lá as pens de uma forma que nem sei como as vezes entra(inclusive ao contrario, ou nas fichas rj45, ou até nas hdmi, sim entra la as pens….)

    4- um pequeno esquema do seu funcionamento, já que falamos de corrente.

    1pin – (+5V)
    2pin – (- dados)
    3pin – (+dados)
    4pin – (-5V)

    Como podem ver esta corrente esta sempre lá… quer esteja ligado ou não. (agora se esta a escrever ou a ler a história já muda de figura)

    Viva o Linux.

  8. papabento diz:

    ta bem tá, so tenho cuidado e de nao as remover quando o windows as esta a ler. a minha até tem um luz, quando nao tá a piscar é uma boa altura para a sacar fora :P

    • Lycanthrope diz:

      Sua santidade… não devia estar a preparar-se para a missa em Fátima? Mas é interessante notar que sua santidade também usa as novas tecnologias :)

      Cumps

      PS: Apenas achei engraçado o teu Nickname, não é intenção de gozar com o Papa ou religião. Foi um comentário meramente humorístico.

  9. eu tambem ja queimei 1 pen e nunca soube o porque… (added by Mobile using Mippin)

  10. Novamente venho através deste elogiar o kerodicas.

    Como professor de informática nunca dei tanto valor para isso.

    Agora tentarei passar aos meus alunos a dica.

    Obrigado.

  11. eu nunca as removo do windows, saco e pronto, mas acho que quem escreveu o artigo tem razao, quando se as remove do windows a pen deixa de dar luz.

  12. são mesmo ignorantes, nao sabem ler os artigos se calhar nem se deram ao trabalho.
    Remover sem segurança pode sim dar cabo das Pens e o pk n interessa pk esta explicado no artigo e voces nao perceberam

    • Realmente são ignorantes, mas tu não foges do título! A única coisa correcta dita neste artigo foi pelo mr_mufy, à excepção de que o pino 4 é a massa e não -5V. Tenho pena de ver que gente tão burra venha para a net dar dicas do que não sabe, e ver que outros seguem cegamente como se fosse verdade, como é o caso ali do Antonio “informático” que afinal leciona algo que não compreende, como é o caso de todos os “informáticos”. Enfim… agora secalhar tenho de ter cuidado ao apagar uma luz num interruptor porque segundo o autor deste artigo, se ao desligar-mos uma pen causamos um curto-circuito fará se desligar-mos a luz de casa :P também vi por aí o comentário de alguém que falava em electricidade estática e lamento desiludir mas considerando que a pen está isolada com a sua “caixa” então não sei como é que a queres afectar com a tua electricidade estática. Chega de críticas por hoje, e assim sendo nunca mais ponho aqui os pés porque de burrices e inútilidades tou eu farto. :p

      • Nesta fase evito responder a este tipo de comentário, porque lá diz o outro «don’t feed the troll», mas deixo algumas palavras de amizade e conforto.

        Paulinho, resta-me agradecer o facto de não voltares, porque quem insulta desta forma só pode ser um verdadeiro «sabão», daqueles que sabem tudo sobre nada!!!!!

        À disposição!

        • Só para colmatar a minha passagem por aqui, e já que sei tudo sobre nada, aqui fica o link para o esquema eléctrico tipico de uma pen: http://www.rogercom.com/Microcontrolador/CircuitoVNC1L.gif, se é que é possível colocar aqui links… mas a ideia é reparar que na alimentação de qualquer circuito, neste caso que envolvem um microcontrolador, é sempre importante proteger a alimentação para variações rápidas de tensão, que é feito com condensadores. Visto isto ser feito por qualquer projectista de produtos que vão ser comercializados e que devem garantir que o mesmo é fiável, então admitamos que este tipo de protecção é sempre feita e dessa forma o conteúdo deste artigo continua a ser enganoso, pois esse sim foi escrito por alguém que não sabe sobre o assunto. Assim, se a minha mensagem foi transmitida na totalidade ( relativo ao link deixado) e quem quer por aqui passe, leia o que escrevi e veja a imagem disponível no link, se ainda assim sobrar margem para dúvidas, mais nada posso fazer. Assim de forma sistemática o importante a reter é: desligar uma pen sem qualquer interacção por software, em nada prejudica o dispositivo nem o computador, pois a única coisa em causa são os dados a ser transmitidos em qualquer uma das direcções, que sim esses tornam-se corrompidos se estiverem a decorrer no momento em que se retira a pen. Quando ao computador, o sistema operativo também detecta que o dispositivo foi retirado daí não haver problemas.

          Já agora Mario, a expressão “don’t feed the troll” podia ser utilizada numa altura em que o comentário em questão nada tivesse a haver com o assunto em causa, que não foi o caso, pois referi apenas a qualidade do artigo e tentei focar o que era correcto, assim a expressão usada torna-se mais adequada ao teu próprio comentário que foi sem conteúdo.

          Os sistemas operativos hoje em dia focam o seu desenvolvimento para tornar o seu manuseamento fácil para qualquer pessoa independentemente do conhecimento que possuam, mas criar artigos sobre caracteristicas que envolvem mais do que o software deviam ser deixados para alguém que perceba do assunto, pois como tinha referido, ou tentei que fosse subentendido, é que na internet vê-se muita coisa, e muita coisa é errada e este é mais um desses casos e é pena pois já que isto é português era bom então que pelo menos houvesse algum critério ao publicar-se artigos.

          • Vês…afinal não custou assim tanto. Voltaste e ainda ajudaste a entender uma ou outra coisa….é disto que se trata o KeroDicas, de entreajuda!!!!!!!!!

            Com os melhores cumprimentos.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: