« BatteryCare 0.9.7.10, porque a bateria do seu portátil também merece atenção 4º Aniversário KeroDownload.com – Vencedores da última semana »

A tecnologia AIR, da Adobe, que permite fazer uma espécie de ponte entre a web e o desktop: correr aplicações baseadas em tecnologias web, no desktop, como aplicações normais, beneficiando assim de uma integração, ainda que modesta, com o próprio sistema onde correm. Outra vantagem da tecnologia é correr nos três principais sistemas operativos – Windows, Mac e Linux. A instalação em Linux, apesar de facilmente exequível, não era tão amigável para o utilizador iniciante. Bem, recentemente isso mudou e a instalação está à distância de um clique…

… graças ao trabalho da Canonical, a empresa que suporta financeira e estruturalmente o Ubuntu. Com o lançamento do Ubuntu 10.04, a Canonical tomou uma aproximação mais empresarial e lucrativa ao seu sistema operativo, e apesar de isso ter gerado algumas críticas duras na comunidade open-source, , quem beneficia mais com isto é o utilizador. Essa aproximação manifesta-se, por exemplo, na parceria com a Adobe, o que permitiu que o Adobe AIR integrasse o repositório de software de parceiros da Canonical , e se tornasse, como tudo em Linux :-D, facilmente instalável.

Para isso, basta activar o repositório Partner da Canonical, acedendo a Sistema » Administração » Fontes de Aplicações, Software de Terceiros. E aí marcar a caixa de verificação correspondente ao repositório http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner:

De seguida, abrir por exemplo, o Centro de Software Ubuntu (Aplicações » Centro de Software Ubuntu), procurar e instalar o pacote adobeair:

A partir de agora, basta fazer download de um ficheiro .air, e a instalação do programa correspondente começará imediatamente. Dúvidas? :-D

Este artigo foi escrito por em 16 Jun, 2010, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
10 comentários em “Rapidinha Linux: Instalar facilmente o Adobe Air em Ubuntu 10.04 e derivados”
  1. João Morgado diz:

    como instalar isso do grooveshark que têm aí atrás? Eu estou a exprimentar o ubuntu xD

    • Isso é uma aplicação em AIR, exclusiva para utilizadores VIP. Como eu hoje até estou bem-disposto, diz-se por aí que através disto podes ganhar um mês de VIP :-D

      • sei que isto nao tem nada haver com o tema mas o meu pc no ubuntu anda sempre nos 66 graus enquanto que no win está nos 44…sem fazer nada!!!

        qual será o prob?

        • CMatomic diz:

          Telefona suporte para marca do teu pc e pede uma explicação a eles, o mais certo é que eles vão dizer só dão suporte a Windows, mas telefone assim eles ficam a saber que clientes interessados no ubuntu , mas no meu ponto de vista o problema poderá estar na velocidade da ventoinha do teu pc em ubuntu, pois podes alterar essa velocidade para que refresque melhor o teu pc, o melhor que tens a fazer é colocar a tua questão no fórum do ubuntu , e pesquisar no Google sobre essa questão , mas têm sempre atenção no que fazes na alteração da velocidade da ventoinha.

        • CMatomic diz:

          também podes ver se a frequência do processador se esta num nível alto se tiver podes baixar pois isso causa o aumento da temperatura de pc ou portátil, o ubuntu já traz uma aplicação que permite regular a frequência do processador para vários níveis de desempenho e economia de energia para isso basta clicares com com lado direito do rato em cima de uma das barras do ambiente de trabalho e escolheres a opção Adicionar ao painel …. e depois escolher a aplicação Monitor de escala de frequência do CPU se tiveres um processador de dois cores clicas duas vezes Depois vai aparecer dois icones e configuras cada um deles para cada um dos cores do processador ex CPU1 CPU2
          http://dl.dropbox.com/u/517904/CapturaEcra-17.png
          http://dl.dropbox.com/u/517904/CapturaEcrCPUa.png

          • Obrigado pelos esclarecimentos!

            Por acaso já fiz várias pesquisas, actualizações e procedimentos e nada…

            Inclusive reduzi a frequência do CPU tal como dizes e continua igual…

            Se calhar vou mudar para o Fedora ou assim…experimentar a ver se o prob se mantém…

            Mas obrigado pela ajuda!

      • João Morgado diz:

        Obrigado ;)

  2. Lycanthrope diz:

    Senhor Daniel Rodrigues, tenho 1 pergunta relativa ao Ubuntu e um pedido aqui para o Kerodicas :)

    1º Eu no windows consigo facilmente ir ao quadro de progs que estão a iniciar com o windows e tirálos do inicio com um simples clique. No ubuntu, como é que eu posso saber quais os progs que estão a iniciar com ele, e eventualmente, tira-los?

    2º Não podias iniciar uma categoria de rapidinhas linux semanalmente aqui no kerodicas?? Provavelmente o teu maior prob deverá ser tempo, e quanto a isso não haverá nada a fazer e eu compreendo. Mas o Kerodicas já não tem categorias (eu sei que não é este o termo técnico mas de momento não me estou a lembrar) fixas à algum tempo (friday relax, e porque eu kerodicas, rapidinhas xxl, etc). Seria impossível iniciares uma categoria regular?? ATENÇÃO: apesar de estar a pedir a ti, os restantes escritores do kerodicas podem contribuir e postar nessa categoria, por mim, quanto mais melhor :)

    Obrigado e continuação de bom trabalho.

    Cumps

    • Em relação à 1ª pergunta, se achas que em Windows isso é fácil [msconfig] então não sei o que vais achar do procedimento no Ubuntu (Sistema » Preferências » Aplicações de Arranque) :-D
      Quanto às “rapidinhas linux”, acho que agora no Verão, posso facilmente colocar um artigo desse tipo semanalmente, mas não num dia fixo. Um ou mais por semana, mas sem dia fixo ;-)
      E claro, de volta a alguns artigos mais elaborados sobre Linux :)

      • Lycanthrope diz:

        LOOL que vesguisse minha lol. Bem, mas pelos vistos valeu mais pelo segundo tópico que pela primeira questão lol.

        Eu acho que não seria só eu a apreciar os tais artigos :). E pelo menos tu, que quando fazes artigos mais elaborados sobre o linux uma pessoa fica a espera do próximo lol, por isso acho que seria uma mais valia aqui para o kerodicas… e os visitantes agradecem lol.

        Assim sendo espero que possas mesmo fazer isso e muito obrigado pela explicação da dúvida!.

        Cumps

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: