« Apple actualiza a sua linha desktop Any Video Converter Free 3.0.7, clássico da conversão de vídeo »
28/07/2010
Escrito por em Dicas | 7.226 Leituras

Muitas vezes os sistemas operativos trazem consigo funcionalidades verdadeiramente fantásticas e úteis ou desactivadas por omissão, ou escondidas no registo/linha de comandos, ou simplesmente não descobertas devido à falta de curiosidade do utilizador. O Totem, reprodutor de vídeo que acompanha o Ubuntu, o Fedora, o Linux Mint (e qualquer sistema com o GNOME), tem também uma interessante funcionalidade dissimulada. Falo do download de legendas, em qualquer linguagem possível ou imaginável, do OpenSubtitles.

Para usar esta bastante útil funcionalidade, é necessário primeiro verificar se está activa. Para isso, acedemos ao menu Editar > Plugins… ?e marcamos, caso não esteja, o plugin Downloader de Legendas.

O uso é ainda mais simples. Sempre que estivermos a ver um vídeo e necessitarmos de legendas, acedemos ao menu Ver > Legendas > Realizar o Download de Legendas de Filmes e aí seleccionamos o idioma (de entre as centenas disponíveis) desejado, será apresentada uma lista das legendas presentes na enorme base de dados do OpenSubtitles, seguidos pela sua classificação, de 0 a 10. Basta agora escolhermos o ficheiro apropriado e clicarmos em Reproduzir com Legendas.

Neste caso tive um pequeno problema e o meu computador não se conseguiu ligar ao servidor do OpenSubtitles, suponho que isto seja um glitch temporário no site do OpenSubtitles, que afinal de contas é uma das maiores comunidades de legendas online a nível mundial.

O único senão desta funcionalidade é mesmo que o download das legendas não é efectuado para a pasta do vídeo correspondente. É efectuado sim para ~/.cache/totem/subtitles/ (aceda à sua Pasta Pessoal e clique Ctrl + H para ver os ficheiros e pastas escondidos). É algo com que eu posso viver, assumo ;)

Sabia desta funcionalidade do Totem? Mais alguma “pérola” desconhecida no Totem/no seu sistema Linux que queira partilhar?

Este artigo foi escrito por em 28 Jul, 2010, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Faça download de legendas em Linux com o Totem”
  1. CMatomic diz:

    o smplayer também da

  2. Yvonne Strahovski :D

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: