« Under Siege (PS3) já tem site oficial Aprenda a arquivar os seus CDs e DVDs com facilidade »
22/08/2010
Escrito por em Dicas | 10.603 Leituras

Este é um artigo do Óscar para o KeroDicas.com

É muito provável que algum do nosso público ainda não cozinhe e esteja dependente de terceiros na hora de cozinhar, mas a pergunta que se segue é bastante pertinente: o que fazem vocês com o óleo alimentar lá de casa depois de utilizado? Pois é, a nível mundial, cerca de metade dos óleos usados em casa é desperdiçada. Infelizmente, a entrega de óleos usados para reciclagem é, a nível doméstico, um relativo fracasso e muito óleo acaba por ser deitado pelo cano abaixo.

Para combater tais números, cinco portugueses pegaram numa ideia de um deles (Mário Silva) e, após muitas horas de trabalho, inventaram uma pequena máquina doméstica que, com a ajuda de uma pastilha, transforma óleo numa bonita vela decorativa de cheiro, que, quando em combustão, tem uma emissão praticamente neutra de dióxido de carbono (ao contrário do que sucede com uma vela normal, que usa parafina). Após ser registada a patente e ter sido criada uma empresa, a máquina foi apresentada na Expo’2008, tendo corrido meio mundo.

Esta máquina inovadora não transforma apenas óleo, mas também azeite usado, mesmo o de enlatados. As velas produzidas pela máquina podem ter diferentes cores, aromas e formas dependendo da pastilha utilizada no processo. A máquina, do tamanho de uma cafeteira doméstica, é feita de materiais reciclados e recicláveis e tem um consumo de energia muito reduzido. Além disso, imaginem só, que todo este processo demora apenas uns escassos 4 minutos.

Como é que funciona?

A máquina será colocada à venda ainda no segundo trimestre de 2010 numa loja em Copenhaga (onde será o lançamento) e uma em Lisboa, tudo em paralelo com a loja online.

A grande aposta da empresa está na venda da máquina nos países nórdicos, que têm muito dinheiro e são muito virados para as velas, não fosse só a máquina custar qualquer coisa como 296€!

Homepage: OonSolutions.com

Este artigo foi escrito por em 22 Ago, 2010, e está arquivado em Dicas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
8 comentários em “Dica ecológica: Transforme azeite ou óleo de cozinha usado em velas!”
  1. André Vieira diz:

    Estava eu cada vez mais interessado na máquina à medida que ia lendo, até que leio o preço.
    Totalmente impraticável. Adorava ter uma máquina dessas para depois me meter a vender velas aos amigos e amigas, mas o preço não o permite. Talvez daqui a uns anos, se tiver muito sucesso os preços baixem (duvidoso).

  2. Amilcar Pereira diz:

    Que grande inversão!

    Como o André disse em cima e eu volto a citar
    “Estava eu cada vez mais interessado na máquina à medida que ia lendo, até que leio o preço.”

    foi exactamente como eu! Comecei a ler o poste naquela
    “velas de Azeite!?!? Bem vamos la ver o que sai daqui!”

    Depois de ler praticamente poste todo vi o seu potencial mas depois o preço em baixo estragou tudo XD

    Cumps para todo o pessoal que lê o Kero Dicas :wink:

  3. Amilcar Pereira diz:

    Era invenção que queria dizer não “inversão”!
    (os dedos as vezes fogem no teclado xD )

  4. aqui no brasil esse oleo domestico é coletado e usado como biodisel nos caminhoes da prefeituras publicas sabão em pedra para uso domestico ou seja a reciclagem aqui é levado a sério.

  5. Nuno Gouveia diz:

    Que pena, realmente o preço é muito pouco ecologico:( é que para eu a conseguir comprar terei d produzir mais na fábrica em que trabalho, logo poluo mais. Estes lobbys movimentam mt dinheiro e resolvem muito pouco mas ecologia é isto mesmo, é para quem pode e não para quem quer. Cumprimentos e continuação do bom trabalho.

  6. olá
    eu fiz e sem máquina
    publiquei a receita aqui
    http://www.flickr.com/fazendoartes
    :)

  7. Olá…

    Quanto as velas de óleo, achei esta empresa de Valinhos SP que produz estas velas…Vejam o site:
    http://www.armazemnaturalis.com.br

    Abraço

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: