« Call of Duty: Black Ops em novo trailer… Philips GoGear Connect »
06/09/2010
Escrito por em Dicas | 2.790 Leituras

Uma das coisas que com o avançar dos tempos no mundo informático se foi perdendo foi, infelizmente, a quantidade de pessoas que usa o IRC. Para a sua expansão contribuiu bastante o mIRC que era o verdadeiro “horse-power” cliente de IRC, que, infelizmente também, é proprietário e shareware.

Quem é utilizador de uma distribuição de GNU/Linux e usa o IRC já utilizou, quase de certeza, o X-Chat: dos melhores, senão mesmo o melhor, cliente de IRC para esta plataforma.

YChat About Dialog

Janela "About" do YChat

De forma simples e funcional, este cliente de IRC original do Linux e posteriormente compilado para Windows por Vaidrius Petrauskas, oferece quase tudo o que um utilizador de IRC pode precisar.

Entre as funcionalidades de destaque na versão para windows estão o design exactamente igual ao da versão para Linux pois é usado sobre GTK+, uma livraria gráfica multi-plataforma, a encriptação das conexões, suporte a IPv6, possibilidade de escrita de plugins em Perl, Python, Tcl e Ruby, mais fontes e mais temas, etc.

Esta é apenas mais uma versão não oficial do X-Chat para Windows visto que a oficial é shareware, no entanto, sendo uma versão não-oficial, é de destaque a qualidade e a semelhança entre as duas versões.

Para quem não conhece a versão oficial, sendo ela Windows ou Linux, esta é opensource e foi isso que permitiu a compilação para windows que, se verifica muito boa.

ychat_main_window

Ychat com interface personalizada

Das funcionalidades que mais se manifestam da versão original e que continuam presentes nesta “non-official-version” temos a possibilidade de personalização gráfica, múltiplas redes, friend lists, ignore lists, automatização de tarefas no login, imensos plugins e scripts e muito mais funcionalidades.

É realmente uma das melhores opções para os utilizadores do velho e sempre eficaz IRC.

Compatibilidade: Windows

Licença: GPL

Homepage: Silverex

Download: YChat 2.86-2

Este artigo foi escrito por em 06 Set, 2010, e está arquivado em Dicas, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: