« Freemake Video Converter Convert, tenha online a ferramenta das conversões entre medidas »
04/11/2010
Escrito por em Dicas | 4.033 Leituras

Como eu sei que um  coffee break sai sempre melhor com uma dica rápida, o KeroDicas.com renova esta semana a rubrica Coffee break, faça uma pausa de 10 segundos com uma dica para os iniciados em Ubuntu que vêem do Windows.

Sabem aqueles programas que andam sempre a vasculhar a nossa caixa de e-mail de forma a alertarem-nos para novos e-mails sem que seja necessário a nossa consulta às respectivas caixas de e-mail? Como apenas me interessa a fiscalização das caixas do Gmail, então só uso programas específicos para o Gmail. No KeroDicas.com já apresentamos uma solução para Windows o Gmail Notifier e o CheckGmail para o Ubuntu, com a desvantagem deste último não suportar múltiplas contas do Gmail. Como a falta de programas deste tipo no Ubuntu seria uma limitação, apresento-vos o: gnome-gmail-notifier.

Em termos de instalação é método não podia ser mais simples! Simplesmente acedam ao Centro de Software Ubuntu.

Depois escrevam no canto superior direito, na procura, “gmail” e escolham o programa “Notificador do Gmail (gnome-gmail-notifier)” e cliquem em “Instalar” – pede-vos para escreverem a vossa pass do Ubuntu.

Assim que tiver instalado, vão ao menu “Aplicações” -> Internet -> Gmail Notifier.

Assim que clicarem vai aparecer uma notificação de erro do programa a dizer que não existem contas configuradas.

Cliquem no ícone da barra e cliquem em “Preferences”

De seguida, cliquem em “Add” e configurem a conta com os vossos dados

Repitam este processo para todas as contas do Gmail que desejarem. Verifiquem que têm o visto em todas as contas que é para o programa saber que contas é que deve vigiar. Depois de estar tudo, cliquem em “Close” e o programa deve estar pronto a funcionar.

Caso cliquem com o rato no ícone do programa na barra aparecerá os e-mails por ler por conta.

DICA EXTRA… mas relacionada. Caso queiram que este programa seja automaticamente executado com o arranque do Ubuntu, façam o seguinte: Sistema -> Preferências -> Aplicações de Arranque.

Depois cliquem em “Adicionar”.

No menu de “Adicionar Aplicação de Arranque” escrevam em  “Comando”: gnome-gmail-notifier. No nome e comentário, fica ao vosso critério.

Ficando com este formato no fim (a mim aparece-me a aplicação como Notificador do Gmail porque foi o nome que eu coloquei – imagem anterior):

E termino este Coffee-Break! Espero que seja do vosso agrado e que dê uma mãozinha a muitos iniciados no mundo do Ubuntu. Qualquer coisa -> Comments

P.S: Novamente, este tutorial foi preparado com o Ubuntu 10.10, mas desta vez posso garantir a retroactividade até o 10.04… mais do que isso não posso garantir.

Gostaram do artigo? Óptimo! Já conheciam? Ok… Conhecem quem pudesse usufruir desta dica? Então: SPREAD THE WORD

Este artigo foi escrito por em 04 Nov, 2010, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos”
  1. Bom artigo. Não conhecia esta aplicação, o Centro de Software é mesmo um mundo! 8-O
    Na verdade, para notificador desktop de email tenho usado aquele que vem incluído na Dock Docky. Não suporta multi-contas, mas está integrado numa aplicação que tenho sempre a correr, portanto é vantajoso só por si.
    Oh, e a nova fonte fica tão bem em screenshots!
    Já agora, para acelerar o tempo de login, podes desmarcar, por exemplo, o item Procurar novos controladores de hardware , o Notificações de Disco e até o Gestor de Actualizações , claro que depois terás que verificar actualizações manualmente. ;)

    • Boas :). Se TU não conheces a aplicação do Ubuntu, então o Coffee-break até que não foi mauzinho ;)

      Quanto ao notificador de email apresentei este devido a ter uma interface bastante simples e intuitiva e, claro, permite múltiplas contas de configuração do Gmail. Acredito o modo como tens configurado o Dock Docky, deva por este programa no bolso… mas para “10s” este dá ;). Relativamente ao link que colocaste, não aprece nada, apenas: 404. A página/ficheiro não foi encontrado.

      Quanto aos screenshots, utilizei o Gimp para retoques de redimensionamento e apagar informação das imagens… muito intuitivo e simples… vou-lhe dar mais hipóteses para testar ;).

      O meu Ubuntu (Wubi) está rápido… mas depois testo essa dica. Obrigado.

      Cumps

      • Ups, errei o link, é este: http://wiki.go-docky.com
        Quanto às screenshots, existe algo mais simples, específico e orientado à captura de screenshots para Linux.
        Basicamente, o Shutter é o programa que os Deuses quereriam, se tivessem que tirar screenshots. Tem todas e ainda mais algumas opções necessárias para uma excelente captura de ecrã. É a ferramenta que uso, já há bastante tempo. Tens que experimentar ;)

      • Ups, errei o link, é este: http://wiki.go-docky.com
        Quanto às screenshots, existe algo mais simples, específico e orientado à captura de screenshots para Linux.
        Basicamente, o Shutter é o programa que os Deuses quereriam, se tivessem que tirar screenshots. Tem todas e ainda mais algumas opções necessárias para uma excelente captura de ecrã. É a ferramenta que uso, já há bastante tempo. Tens que experimentar ;)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: