« Friday Fun Dar uma vista de olhos…a esse software! »
19/11/2010
Escrito por em Dicas | 9.865 Leituras

Ah, a rádio! Essa intemporal e muito provavelmente eterna companhia de todo o condutor, de todo o amante de música e talvez também do leitor. Apesar de toda a evolução das comunicações, dos meios de entertenimento e lazer, tenho uma profunda crença na rádio e no seu futuro. Não posso dizer que seja um constante ouvinte de rádio, mas por vezes não dispenso a companhia de um bom locutor e de um reportório musical. Como utilizador de Linux, e do reprodutor de música Banshee (que irá acompanhar, por omissão, o Ubuntu 11.04, em Abril próximo) fui à procura e facilmente coloquei as minhas rádios favoritas, e algumas das mais conhecidas rádios portuguesas, a tocarem, impecavelmente, no meu desktop. ;)

Já existem por essa blogosfera alguns posts relacionados com este assunto, mas nenhum muito recente, o que levou a que alguns dos links de rádios ficassem obsoletos. Decidi fazer umas pesquisas, uma e outra optimização nos links, e reunir então links para, embora que ainda poucas, 6 das mais importantes e conhecidas rádios nacionais.

Os links poderão ser utilizados não só no Banshee e em outros reprodutores, como em qualquer outro player em qualquer outro sistema operativo que suporte a reprodução directa a partir da Internet (ficheiros .asf). Por exemplo, o magno reprodutor multimédia VLC ;)

Vou aqui exemplificar o processo com o Banshee no Ubuntu 10.10, com todos os codecs de vídeo/áudio necessários, que assumo que também todos tenham instalados. O procedimento é semelhante, por exemplo, no Rhythmbox (bastando aceder ao separador lateral Rádio, clicar no botão de adição de uma nova rádio e inserir o link), e em todos os outros reprodutores, porque aqui o que importa mesmo é o link.

Quanto ao Banshee, primeiro é necessário certificar-se que têm a extensão Rádio na Internet activada, em Editar > Preferências > Extensões.


De seguida, basta aceder à opção correspondente na barra lateral do Banshee e, além de ter acesso a todo um leque de rádios, dos mais diversos géneros musicais, através do Shoutcast, tem também a possibilidade de adicionar uma nova estação, através do botão + junto da barra de pesquisa. De seguida, basta preencher a janela, que oferece até a possibilidade de categorizar a rádio (eu criei uma categoria de nome Portuguesas), adicionar uma descrição, uma avaliação, entre outros detalhes. Mas o essencial acaba mesmo por ser o Nome da Estação e a URL do Fluxo:

De seguida é só aceder à lista de Rádios, e um duplo-clique leva-nos ao stream da Antena 1:

E, sem mais demora, a lista de links, na qual poderá perfeitamente constar a sua rádio favorita:

Rádio Renascença: mms://stream.rr.pt/RR?MSWMExt=.asf

RFM: mmsh://stream2.rfm.pt/RFM?MSWMExt=.asf

Rádio Comercial: mmsh://195.23.102.196/comercialcbr96?referrer=http://radiocomercial.clix.pt/asx/dynamic_channel.aspigrekrndigual80706&MSWMExt=.asf

Cidade FM: mms://195.23.102.196/cidadecbr96

Antena 3: mms://195.245.168.21/antena3

Antena 1: mms://195.245.168.21/antena1

E, caso não conste aqui aquela sua regional, ou aquela menos conhecida mas ainda assim de excelente qualidade estação de rádio, não há motivo para desesperar, pois poderá obter os links para muitas mais outras rádios nesta página do Movimento de Defesa da Língua. Deverá escolher uma lista de rádios na barra à direita, premir Ouça, e da janela que se abrirá, copiar o link da transmissão:

Não conseguirá obter os links de todas as rádios possíveis e inimagináveis, mas certamente aumentará a sua colectânea de hiperligações radiofónicas.

E já que falamos de rádio, tem uma rádio amadora? Ou mais algum link de outras rádios? Não deixe de partilhar nos comentários, o número de ouvintes certamente vai ascender a números astronómicos :D

Este artigo foi escrito por em 19 Nov, 2010, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Ouvir rádios Portuguesas no seu desktop Linux”
  1. Portugal é o reino do mms

  2. qual e o thema para ubuntu utilizado nestas screens?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: