« O famoso tablet da Samsung atinge a fasquia das 600.000 unidades vendidas Zon avança com ligações a 360Mbps »
22/11/2010
Escrito por em Dicas | 2.079 Leituras

A Europa não é denominada por “velho continente” por mero acaso. A sua história e desenvolvimento moldaram o mundo para o que é hoje conhecido por “Globalização”. De modo a não deixar que a cultura e história europeia seja perdida, foi criada em 2008 a Europeana. Agora só falta a vossa parte – explorem-na sempre que quiserem.

Como já foi referido, a Europeana foi criada em 2008 com um número inicial de artigos de 2 milhões. Lançada em 20 de Novembro, foi prontamente desligada devido ao excessivo tráfego que se verificou. Esta suspensão só foi levantada em 22 de Dezembro, quando quadruplicaram a capacidade dos servidores para acomodar todo o tráfego, não previsto, que entupiu este projecto no seu primeiro dia de vida.

Os dois milhões de artigos iniciais eram constituídos com um contributo de mais de 50% provindo da França, 10% do Reino Unido, 1,4% da Espanha e 1% da Alemanha. Correntemente, a França continua como o país que mais contribuí para a Europeana, mas agora encontra-se com uma percentagem de cerca de 17,68%, mostrando assim a diversificação que este projecto está a sofrer. Com um target inicial de 10 milhões de artigos em 2010, este valor já chega aos 14 milhões de artigos (entre textos, imagens, videos…).

Sem mais demoras, podem se deslocar ao site da Europeana e escolherem a vossa língua de interface para uma melhor pesquisa.

Depois é só pesquisar o que quiserem, a titulo de exemplo:

Como podem ver a variedade de conteúdo é vasta… mas para quem quiser, ficam já a saber que a European contém As Leis do Movimento do Newton (Philosophiæ naturalis principia mathematica) e desenhos e artigos do amado e odiado Leonardo Da Vinci.

Explorem! Sejam irrequietos!

Opiniões, posições e oposiões–>comments section!


Este artigo foi escrito por em 22 Nov, 2010, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Europeana – a cultura do “velho continente””
  1. Este é um dos grandes sites da historia da Internet… :D :D :D hehehe

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: