« Google lança loja de aplicações! Afinal o Twitter não está a censurar o Wikileaks… »
09/12/2010
Escrito por em Dicas | 16.864 Leituras

Depois de um feriado, há que voltar ao trabalho… mas para que o regresso não seja demasiado penoso… faça uma pausa com o Coffee Break oferecido de bom grado pelo KeroDicas.com. A dica desta semana afasta-se dos Benchmarks e apresenta uma dica para o Excel, nomeadamente, “como criar uma combo-box?”. Tem “10 segundos”? Então confira!

A dica que vos proponho hoje tem a sua utilidade para a formulação de questionários em Excel, configuração de folhas Excel para serem correctamente preenchidas por terceiros e/ou para quando tenham de preencher informação que se repete constantemente, tornando mais fácil/rápido o seu preenchimento. Não ponho de parte que esta dica possa ter outras utilidades, de momento não me ocorre mais nenhuma recomendação. Por isso, testem e comuniquem! Resta só acrescentar que os screenshots aqui apresentados referem-se à versão 2007 do Excel, mas a dica funciona igualmente no Excel 2003 (não me foi possível testar em versões anteriores ao 2003) com passos semelhantes. Os “MS office” utilizados foram as versões PT-PT, pelo que não posso garantir se os termos são idênticos nas versões PT-BR. Sem mais demoras, aqui fica a apresentação final da “combo-box” – a questão apresentada e as suas opções são apenas para efeitos da rubrica e de algum carácter humorístico não a tomem como opinião pessoal ou dos restantes membros do KeroDicas.com.

O primeiro passo será escrever todas as opções que pretendemos para a futura selecção da “combo-box”. A título de exemplo, fui até a Coluna Z e escrevi uma opção por linha.

Depois vamos à célula onde pretendemos criar a combo-box e clicamos em “Dados”:

Após o clique, seleccionamos “Validação de Dados”. No Excel de 2003 a opção correspondente é “Validação…”

No quadro que vos vai aparecer, clicam na seta de “Critério de validação -> Por:” e seleccionam “Lista”, como demonstrado na figura:

Após a selecção anterior, terão de colocar as diferentes opções da lista que pretendem. Em “Origem”, podem escrever o caminho pretendido das opções da lista, ou fazer através da selecção com o rato. Para a última opção, cliquem no ícone indicado na figura:

Desloquem até a coluna dos dados, neste caso a “Coluna Z” e seleccionem com o rato as opções. Após a seleção cliquem novamente no ícone como demonstrado:


Como podem verificar. na “Origem:” está o comando onde o Excel vai buscar os dados. Depois é só clicar em OK.

Se tudo correr como previsto, já terão a vossa “combo-box” criada:

Gostaram do cafezinho? Então ainda não peçam a conta que este café traz um chocolate a acompanhar.

Caso pretendam fazer uma “combo-box”, também devem pretender que fique bem apresentável, como tal, cliquem com o botão direito do rato sobre a coluna em que estão presentes as opções da lista e cliquem em “Ocultar”.

Ficando o vosso Excel com a seguinte apresentação – no meu caso a Coluna Z evaporou-se!

Para voltarem a ter a coluna visível, seleccionem as colunas antes e depois da coluna mágica (sim, mágica porque desapareceu), cliquem com o botão direito do rato e escolham “Mostrar”

Agora sim o Coffee-Break encontra-se concluído. É escusado pedir a conta! O Coffee-Break é sempre oferecido pelo KeroDicas.com

Gostaram do artigo? Óptimo! Já conheciam? Ok… Conhecem quem pudesse usufruir desta dica? Então: SPREAD THE WORD!


Este artigo foi escrito por em 09 Dez, 2010, e está arquivado em Dicas, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos”
  1. Grande dica! Isto dá sempre jeito…

  2. MARCO ANTONIO GUIMARAES diz:

    FANTASTICO. SIMPLES OBJETIVO EFICIENTE E EFICAZ.
    MUITO OBRIGADO

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: