« Torrente de updates prestes a tomar de assalto o Android Custos e lucros de 4 smartphones topo de gama desvendados! »
23/12/2010
Escrito por em Dicas | 2.442 Leituras

Chega de agonia!!! Mandem os médicos embora que a vossa dose semanal de “Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos” chegou novamente!

A dica desta semana é acerca de uma extensão do Google Chrome, a extensão é a Webpage Screenshot. Para além da sua função principal e auto-explicativa, acrescenta umas funcionalidades de edição interessantes. Por isso façam o vosso Coffee Break, o KeroDicas.com agradece.

A extensão a explorar, Webpage Screenshot, é de fácil obtenção. Esta extensão permite tirar screenshots ás páginas web que pretenderem. Aliado a essa função principal, tem algumas capacidades de edição de realce, que também serão exploradas.

First things first! Para obterem esta extensão basta deslocar o rato ao canto superior direito do vosso Google Chrome e clicar na chave de fendas – Chave de fendas –> Ferramentas –> Extensões:

Nesta Tab, clicam no link que diz – “navegar pela galeria”:

Na página de extensões do Google Chrome, podem escrever simplesmente “screenshot” e seleccionar a extensão “Webpage Screenshot“, como demonstrado na figura seguinte:

Após clicarem nela vão para uma página de apresentação da extensão. Clicam em instalar.

No quadro que vos aparecerá, cliquem em “Instalar”

Voilá!!! A extensão já foi instalada, como podem confirmar com o surgimento do ícone da máquina fotográfica  ao lado da chave de fendas no canto superior direito do vosso browser.

Agora que já têm a aplicação, vamos explorar as suas funcionalidades.

Numa qualquer página da Web que queiram tirar um screenshot, cliquem no ícone da máquina fotográfica. Aparecerá uma caixa de opção que vos permite tirar o screenshot apenas ao que estão a visualizar agora no browser – Imagem de tela visível, tirar screenshot à webpage completa – Imagem de tela toda (seleccionando esta opção, a webpage sofre um scroll down automático para apanhar a totalidade da webpage). A terceira opção, em fase Beta – Beta: Edit content, é a característica que mais me surpreendeu da extensão… será explorada no fim.

Quando seleccionarem uma das 2 primeiras opções, irá abrir-se uma nova aba com as opções de edição possíveis com esta extensão.

Explorem a vosso gosto! Podem escrever texto, escolhendo as cores, fazer figuras quadrangulares e circulares, assim como sectas, rectas e “desenho livre”. Tudo isto acompanhado das setas de undo e forward. Na imagem seguinte podem ver um bocado de todas elas:

Também é possível seleccionar apenas uma parte da imagem:

Quando quiserem gravar a imagem editada, clicam em “save“. Da primeira vez aparecerá uma caixa de diálogo no canto inferior esquerdo do vosso browser para a instalação do plugin necessário. Cliquem em “Continuar”: 

Na próxima caixa de diálogo cliquem em “Instalar”:

Caso pretendam, podem clicar em “Options” e selecionar o tipo de imagem que querem gravar:Após a instalação do plugin, quando clicarem em “Save”, será pedido o tradicional, onde querem gravar e o nome do ficheiro:

Agora vamos à terceira opção: “Edit content“. Quando estiverem na página desejada, cliquem no ícone da máquina fotográfica e seleccionem a opção “Edit content” (Disclaimer: o site do IMF foi usado aleatoriamente dos meus favoritos com o intuito de apenas mostrar a funcionalidade da extensão – qualquer alusão menos positiva ao IMF ou restantes intervenientes são proferidas por motivos cómicos e exemplificativos e não especificam qualquer posição ideológica ou politica minha ou do KeroDicas.com):Irá aparecer-vos uma caixa de diálogo onde indica que podemos edita a webpage. Pressionem OK!
Agora começa a magia… podem alterar o texto das páginas que a própria extensão copia o estilo de formatação usado. Podem verificar algumas alterações, meramente exemplificativas, que eu efectuei:

E pronto!! Acaba a apresentação da extensão e do tutorial acerca das suas funcionalidades. De qualquer das maneiras, o screenshot em imagem de uma webpage, pode dar jeito quando não possam ter uma impressora virtual por perto e queiram guardar determinado conteúdo. Não fica em pdf, mas isso, posteriormente é mais simples!

Gostaram do artigo? Óptimo! Já conheciam? Ok… Conhecem quem pudesse usufruir desta dica? Então: SPREAD THE WORD!


Este artigo foi escrito por em 23 Dez, 2010, e está arquivado em Dicas, Extensões/add-on. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: