« Angry Birds agora para Windows! CES 2011 – pequeno resumo do dia – parte 1 »
06/01/2011
Escrito por em Dicas | 4.365 Leituras

“Turn around and turn around and Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos is here” (adaptado Pennywise – Pennywise). É verdade, a droga semanal chegou e por isso já vão poder acabar com os calafrios que vos atormentavam desde a semana passada! A dica desta semana vira-se novamente para o Excel e a utilidade dos Filtros Automáticos. Quer conhecer? Então confira, porque o Coffee Break é servido pelo KeroDicas.com.

Primeiro, devo alertar que os Filtros Automáticos estão mais desenvolvidos nas versões de Excel 2007 e posteriormente 2010. Este tutorial, também conhecido como guia, foi executado com o Office 2007, mas também pode ser aplicado no Office 2003. A limitação do Office 2003 perante os seus descendentes, é que os Filtros Automáticos não permitem selecção múltipla no mesmo parâmetro. Com a execução deste tutorial vão perceber a que me refiro.

A utilidade dos Filtros Automáticos prende-se com o facto de podermos “filtrar” a informação que pretendemos exibir para efeitos de apresentação e/ou comparação de dados.

A base de dados que utilizei pode ser construída a partir do World Bank. Neste caso, exemplificativo, tenho 15 indicadores, para um total de 150 países para os anos de 1990-2007.

Para aplicarem os Filtros Automáticos seleccionem a linha, ou célula dos indicadores (neste caso são indicadores económicos mas serve para qualquer tipo de indicador ou parâmetro) que querem filtrar, neste caso selecionei toda a “linha 1”. Depois cliquem em DADOS e “Filtrar”. (Caso seja o Office 2003 PT-PT é: DADOS –> Filtro –> Filtro Automático)

Ficando umas “setinhas” no canto inferior direito de cada indicador:

Ao clicarem numa das setas, abre um género de “Combo-box” onde podem tirar e colocar os “vistos” à informação que querem visível ou não (é aqui que difere com o Office 2003, visto que não é possível, neste último, a selecção de múltiplos valores):

Mais uma exemplificação:

Em jeito de exemplificação, seleccionei os países – em “country name“: China, Portugal e United States of America (EUA). Para os anos (“years“) seleccionei de 1997-2001 e de 2005-2007:

Ficando a apresentação da anterior selecção, da seguinte forma:

Do Coffee Break desta semana – The End! Até à próxima.

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!

Este artigo foi escrito por em 06 Jan, 2011, e está arquivado em Dicas, Outras. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: