« Microsoft Mathematics, poderosa máquina de calcular… Winx BluRay DVD iPad Ripper em oferta até 31.01.2011 »
13/01/2011
Escrito por em Dicas | 4.457 Leituras

Preparem os vossos trocos que para além do coffee convém dar “gorjeta” para não parecer tão mal! Claro, isso é noutros sítios! Aqui, o Coffee Break faça uma pausa de 10 segundos, é sempre oferecido pelo vosso estimado KeroDicas.com. A dica de hoje volta-se novamente para o Excel com a apresentação da funcionalidade de “Fixar Painéis”. Por isso, puxem da cadeira e apreciem o vosso coffee.

Esta dica prende-se novamente com o acrescer da utilidade em Bases de Dados de maior dimensão onde a dimensão desta pode tornar difícil e pouco intuitiva a navegação na Base de Dados. Vamos então “mergulhar” no tutorial que não é nada complicado.

Vou utilizar novamente a Base de Dados que usei no Coffee Break anterior:

O problema das Bases de Dados de grande dimensão é que perdemos facilmente a informação necessária para interpretar um dado. Neste exemplo, na célula I-118 não conseguimos determinar a que país pertence ou a que indicador se refere. Logo, a sua interpretação é impossibilitada sem recorrer ao “mover para cima e para baixo” a janela do Excel.

Se quisermos fixar as linhas e colunas, seleccionamos a célula em em que a linha e a coluna que queremos fixa é imediatamente antes à célula que temos seleccionada. Neste caso, eu quero que a linha 1 e a coluna até à C estejam fixas, por isso a célula que tenho de seleccionar é: (linha) 1+1 e (coluna) C+1= D2. Não precisam de fazer estas contas, apenas para perceberem o raciocínio.
Assim que tiverem a célula seleccionada, vão à aba “Ver” e escolham a Opção “Fixar Painéis” (o Tutorial foi executado com o Office 2007 PT-PT, mas a dica funciona também no office 2003, vão a “Janela” e escolham “Fixar Painéis”)

A nova disposição fará aparecer uma linha contínua na linha e coluna imediatamente anterior à célula escolhida, como demonstrado na figura abaixo:

Com os painéis fixos, podemos observar que o valor de I-118 se referia à Austrália e o indicador era o “Valor acrescentado do sector da manufactura a preços constantes de 2000”:

Caso pretendam voltar ao normal e assim “Libertar os Painéis”, vão a Ver -> Fixar Painéis -> Libertar Painéis

Caso optem pela 2ª opção, o Excel irá fixar a linha 1

Caso optem pela 3ª opção, o excel irá fixar a coluna A.

Não esqueçam que esta dica serve para versões do Office 2003 ou superior.

Da minha parte…. até para a semana!

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 13 Jan, 2011, e está arquivado em Dicas, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: