« iPhone com transmissor altera vídeo dos televisores de Nova Iorque AVG Anti-Virus Free 2011, a nova geração do antivirus gratuito »

Faz algum tempo foi aqui descrito como ter uma password segura, os passos de criação e como poderia isso afectar em muito a segurança dos seus dados online, no entanto fica a questão: e caso eu queira alterar as minhas passwords de forma segura?
É aí que entra o SecUntu em cena.

Esta simples distribuição baseada na ultima versão do Ubuntu é uma boa opção quando de navegar de forma segura se trata, sendo que, ainda na versão 0.4, já mostra alguns trunfos.Vale lembrar que toda a razão desta  distro pode ser anulada se pensar além da utilização através de LiveCD, pois a instalação deitaria abaixo grande parte dessa filosofia do “usa, deita fora”.

A lista de aplicações incluídas nesta distribuição é reduzida visto que é uma distribuição desenhada a pensar apenas na navegação segura mas, embora reduzida, contém algumas das ferramentas que realmente demonstram a razão da distro.

A inclusão de aplicações como ClamAV, ClamTK e Firestarter, voltadas directamente para a protecção contra malware e similares são inclusões de se fazerem notar, bem como outras mais voltadas para o armazenamento online como é o caso da existência do Dropbox e Filezilla.

A presença do Bleachbit faz todo o sentido uma vez que, para não se deixar “rasto”, esta é uma solução viável.

Aplicações como o TrueCrypt e KeePass também entram na lista de aplicações que devem ser incluídas numa distribuição para esta finalidade.

Mas se pensa que os dados que quer guardar serão eliminados quando sair deste SO, engane-se pois o Remastersys incluído neste LiveCD pode ser-lhe útil para cópias de segurança.

O Brower não foi esquecido e trás também alguns add-ons que podem ser-lhe uma mais valia para uma navegação segura, como o já conhecido Adblock Plus, NoScript e o BetterPrivacy.

Outro pequenos detalhes como o atalho para a reciclagem (colocado para facilitar a eliminação definitiva de ficheiros) são úteis à medida que se vai usando este LiveCD.

No geral é uma boa maneira de navegar de uma forma segura, podendo assim alterar as suas passwords sem preocupação ou mesmo fazer as suas actividades de home-banking com total confiança e segurança.
Apesar de ser baseado numa distribuição já por nós tão conhecida, peca apenas por falta de algumas funcionalidades como a opção de usar o Chrome invés do Firefox ou mesmo a falta do TOR e alguns outros add-ons voltados à segurança, para que a sua navegação seja ainda mais segura ou anónima, bem como pela presença do ficheiro de instalação no desktop, no entanto, é apenas a versão 0.4 portanto muito poderá estar para vir.

[Actualização]

Menos de um dia depois da criação do artigo, uma nova versão desta distribuíção foi feita, baseada no feedback dado aqui.

Deixa-mos as release notes da versão 0.4.1 (por chamamos-lhe “kerodicas vesion”:

20110314
• installed regular Ubuntu System Updates
• installed Google Chrome
• installed Firefox add-ons: ForceTLS, HTTPS-Everywhere, RedirectRemover, TorButton
• added the Recycle Bin shortcut back on the Desktop

Licença: GNU/GPL

Homepage: SecUntu

Download: SecUntu 0.4

Este artigo foi escrito por em 14 Mar, 2011, e está arquivado em Dicas, GNU/Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “SecUntu 0.4.1 – A distro do “usa, deita fora” [actualizado]”
  1. Ivanoel sempre em grande…não conhecia e parece ser um must!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: