« Dar uma vista de olhos…a esse software! MediaInfo, conheça os detalhes dos seus vídeos por dentro e por fora »
19/03/2011
Escrito por em Destaques | 18.874 Leituras

Ter o Windows 7 a trabalhar a todo o gás no nosso PC penso ser o objectivo de todos os utilizadores de informática. Partindo do principio que nem todos têm uma máquina potente para correr o Windows 7 de forma espectacular, as dicas que se seguem irão tentar permitir melhorar alguns dos aspectos básicos do Windows 7 que, nalguns casos, servem nada mais do que para «comer» preciosa memória tão útil para correr aplicações e gerir funções necessárias. Assim, decidi fazer uma pesquisa diferente e trazer até vocês mais umas dicas que deixarão o vosso PC como um fórmula 1. Não acreditam? Então dêem uma vista de olhos.

Efeitos visuais: desactivar

1. Para dar início às dicas de ajuda, teremos de efectuar algumas operações pelo que devemos começar por clicar com o botão direito do rato em cima do ícone Computer (Computador) que está localizado no botão START (Iniciar) no menu à direita, e depois clique na opção Properties (Propriedades).
2. Na nova janela que abriu, clique em Advanced system settings (Definições Avançadas do Sistema) e depois clique em Settings (Definições), dentro da opção da caixa Performance (Desempenho).
3. Escolha a opção Adjust for best performancem (Ajustar para o melhor desempenho), onde há que escolher separadamente cada uma das opções que pretendemos utilizar.

 

Wallpaper: substitua-o por uma cor sólida

O facto de usarmos uma cor sólida como fundo do desktop ao invés de uma imagem como Wallpaper, a performance da nossa máquina será notória, pois é menos uma carga na memória que acontece quando o W7 arranca.

1. Assim, no primeiro passo, clique com o botão direito do rato no seu  ambiente de trabalho e depois siga para a opção Personalize (Personalizar). Aqui, nesta opção, terá de clicar na função Desktop Background (Fundo do Ambiente de Trabalho).
2. Uma vez que veja a caixa de selecção Picture Location (Localização de Imagem), escolha Solid Colors (Cores sólidas). Agora só terá de escolher a sua cor favorita como wallpaper do desktop.

 

Histórico de programas e ficheiros: elimine as listagens

Para efectuar esta operação terá de clicar com o botão direito do rato na barra de ferramentas e depois clicar na função Properties (Propriedades). Uma vez aberto, clique no separador Start Menu (Menu Iniciar) e proceda à desactivação das opções de privacidade.

 

Sistema configuração: faça uma boa optimização

1. Esta dica é bastante útil, bastando ir ao campo de pesquisa do menu iniciar, e escrever o comando: MSCONIFG. Agora carregue em ENTER. Na caixa de funções que apareceu, no separador Boot (Arranque), controle e veja se o Windows 7 está seleccionado.
3. Aí, clique no botão Advanced options (Opções avançadas)… e deixe marcada a opção Number of processors (Número de processadores), seleccionando o número máximo de processadores que aparece.
4. Marque a opção No GUI boot (Sem arranque da GUI). ATENÇÃO: Não feche já a janela do System Configuration (Configuração do Sistema) pois esta vai ser necessário na próxima dica.

 

Controle que programas arrancam: escolha somente que software lhe faz falta no arranque

Tal como pedimos, na dica anterior, e assumindo que não fechou a janela System Configuration (Configuração do sistema), deverá, no campo de pesquisa do menu iniciar, escrever de novo o comando: MSCONFIG seguido de ENTER. Aqui, no separador Startup (Arranque) terá de desmarcar os programas que pretendemos eliminar do arranque do Windows no entanto, recomenda-se desde já que este passo seja seguido por utilizadores com alguma experiência de forma a que não se desactivem outros programas fundamentais como podem ser ferramentas de protecção contra ameaças, drivers, entre outros.

 

Windows com demasiados extras: desactive o que não interessa

1. Ter demaisados extras pode ser um problema, pois muitos ocupam preciosos recursos e não servem para absolutamente nada. Em primeiro clique com o rato no Menu Iniciar e escolha a opção Control Panel (Painel de Controlo), à direita.
2. Agora procure e clique na opção Programs (Programas) onde irá ver a opção Turn Windows features on or off (Activar ou desactivar funcionalidades do Windows), onde deverá clicar. Nesta opção o utilizador tem simplesmente de desmarcar todas aquelas funcionalidades do Windows que considere menos úteis, como pode ser, por exemplo o Windows Gadget Platform, etc.

 

Sons do tema: até que ponto precisamos dos sons do Windows

Com o tempo os sons do Windows criam habituação e deixam de fazer algum sentido. Como estamos a oferecer dicas para melhorar a performance, ensinamos aqui como se podem cortar os sons do Windows que servem para «relentizar» o seu PC e pouco mais.

1. Para desactivar o som do tema do Windows temos de ir primeiro ao STAR MENU (Menu Iniciar) e clicar na função Control Panel (Painel de Controlo).
2. Procure e clique na função Hardware and Sound (Hardware e Som) e siga para clicar em Change system sounds (Alterar os sons do sistema). No separador SOUND (SOM), dentro da opção Sound Scheme (Esquema de Sons) só temos de escolher No Sounds (Sem sons).

Uma vez escolhida essa opção o seu Windows ficará mudo a nível de sons de sistema, mantendo todos os outros sons: vídeo, áudio, etc, etc.

 

Espero que com estas dicas possam usufruir melhor do vosso computador. Essenciais são as dicas acerca da transparência e das mini-aplicações, portanto façam do vosso computador um instrumento de trabalho e de lazer mais rápido.

Este artigo foi escrito por em 19 Mar, 2011, e está arquivado em Destaques, Dicas, Novidades, Outras, Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
18 comentários em “Dicas para um Windows 7 mais rápido”
  1. Boas Dicas, ja conhecia a maior parte delas e realmente permitem poupar uns bons Megabytes de Ram e de percentagem de uso do CPU

  2. A melhor dica para ter um Windows rápido é instalar Linux.

  3. João Castro diz:

    Sem ofensa mas cada vez mais computadores com 4gb de ram alguns deles ddr3, discos híbridos e processadores que fazem de processadores de a 10 anos a trás parecer torradeiras dar ajudas dessas… um bocado infeliz… (Windows xp “castrado” ja lá vai a uns anitos rapaz :P)

    • Pois João, é pertinente mas desfasado da realidade…já ouviste falar em NETBOOKS? anda por aí muito boa gente com Magalhães e afins com o W7 instalado e com velocidades de bradar aos céus…

      Aparentemente nem todos têm uma carteira recheada para esbanjar em PCs, pelo que uma ajudita destas para deixar o pc mais rápido acredito que seja bem-vinda…não achas?

  4. Joao Santos diz:

    Boas, Actualmente todos os netbooks a serem comercializados vem com o Windows 7 e 1GB DDR2 ou DDR3, o que estas dicas são sempre uteis, eu proprio tenho um Netbook com 1GB DDR2 e o XP com cerca de 1Ano, como computador auxiliar.

    Acreditem que existe muito computador com o Windows xp “castrado” e com processadores de à 10 anos… :S Infelizmente

  5. Eu próprio tenho um portátil com Windows 7 nem com 6 meses e quando quero rodar jogos sobretudo de futebol em especial FIFA 11, o meu pc fica com bastantes breaks. Segui algumas das dicas acompanhado com um programa chamado Game Booster e breaks muito raramente acontecem.
    As dicas que aqui estão são para quem precisa e eu tenho a certeza absoluta que muitos as vão seguir…

  6. Dalton Domingos Vieira diz:

    Pô! Que isso aí, cara? Isso são dicas para WINDOWS 98 em PC XT… Nas atuais máquinas você acha que Sons, Papel de Parede, (e outras funcionalidades que dão prazer no manuzeio do Windows 7) vai fazer o PC ficar mais lento? De que época você é? Ou será que você conseguiu instalar o Win7 num PC XT de 1999?

    • Dalton, no Brasil não conheço a realidade mas aqui por estas bandas estamos repletos de PCs que mais parecem do século passado que outra coisa, também designados de NETBOOKS…

      Dê uma vista de olhos neste link, especialmente na secção de PRÓS E CONTRAS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netbook

      será mais fácil entender o porquê deste artigo…

  7. Belas dicas.
    Mario tu liga pra ums bacanas desses que nao tem oque fazer fica fazendo criticas sem fundamentos,
    Belo trabalho continua assim rapaz

  8. Um programa que me ajudou ainda mais que o gamebooster é o GameFire. Com a settings configuradas facilmente (seleccionar todas as checkboxes, menos a da firewall), o w7 ganha nova vida. É mesmo muito bom.

  9. Sejam pacientes e condescendentes….afinal quem aí sabe processar usando apenas lápis e papel…sem a tal ajudinha de máquinas…alguem aí sabe restaurar a camada de ozonio ou reciclar um reator nuclear…não…nem eu…O site é incrível e tem muito a oferecer…desfrutem.

  10. Usuario comum. Me liguem 12 9123.3839 diz:

    Nada a ver, se fosse verdade essas dicas, a microsoft, lançaria o windows com essas configurações. Ou voces acham que a microsoft, trabalha para ficar deixando o pc lento, travando e etc. Lógico que não a intenção dela é melhorar sempre, para vender cada vez mais S.O. “s”.

    Valeu pela dica que não serve pra nada.
    Mais fazer o que né???? agente fica perdendo tempo tentando ser o “ESPERTO” —- ESPERTO (HAHA) ESSA É BOA.

  11. Caro leitor, desconheço o propósito do comentário mas não poderia estar mais longe da verdade. Quantas e quantas vezes não acontece serem programas de terceiros que permitem tirar o máximo partido de um sistema operativo? Demasiadas vezes…e esta vez, se me permite é uma delas…

    Todas as estas dicas foram testadas e aprovadas no seu efeito, não sendo preciso ser um ESPERTO para chegar lá, ou de outra forma não daríamos a importância que damos a este artigo!

  12. ”Não existe abastado o suficiente que não precise de dinheiro, e nem ninguém com conhecimento o bastante, que não possa aprender mais.” Onnery :)

    Obrigado,suas dicas são ótimas.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: