« Accord CD Ripper, converta os seus CDs de música para vários formatos Analyse Scanner: mantenha qualquer pen drive sob vigilância! »

Todos os dias somos apanhados por uma nova aplicação no Facebook, seja ela uma aplicação apenas para divertimento, seja algo útil que nos altera completamente os hábitos e facilita a vida, seja até uma aplicação de scam de dados pessoais para fins ilícitos. Há de tudo.

Mas como são feitas?

O Facebook é das entidades que actualmente mais tráfego gera na internet e isso não se deve apenas ao facto de ser dos sites mais visitados, é porque é dos sites com mais integração, seja em plugins que mostram a actualização de certas pessoas, sejam botões para partilhar, sejam logins usando a conta de facebook, está tudo disponível e gratuito para usar.

 

Como posso fazer uma aplicação?

Simples, se tem conhecimentos técnicos como HTML, CSS, PHP, JavaScript, entre outros visto que o Facebook disponibiliza gratuitamente todas as ferramentas de integração com a rede social e fornece também uma documentação completa acerca de cada uma das ferramentas, no entanto, a linguagem usada para a construção de algumas das ferramentas é algo “próprio” do Facebook chamado Facebook Markup Language ou FBML.

FBML: http://developers.facebook.com/docs/reference/fbml/

 

Boa, posso então começar?

Pode preferir pelo 0 ou então pode sempre usar um dos muitos exemplos que o Facebook lhe fornece também para que possa ver e quiça alterar para não ter de começar da estaca mais inferior.

Exemplos: http://developers.facebook.com/docs/samples/

 

Então mas eu não quero fazer uma aplicação para estar no Facebook, mas sim para Android/iOS. Posso?

Claro. Também existem ferramentas disponibilizadas para que possa fazer a integração do Facebook nas aplicações para Android e iPhone bem como integração com as mais variadas plataformas a partir de aplicações baseadas na web a partir das ferramentas para PHP também disponibilizadas.

iOS SDK: http://developers.facebook.com/docs/reference/ios

Android SDK: http://developers.facebook.com/docs/reference/android

PHP SDK: http://github.com/facebook/php-sdk/

JavaScript SDK: http://developers.facebook.com/docs/reference/javascript/

 

Então e se tiver dúvidas?

Dúvidas técnicas acerca da linguagem usada? Aí o melhor é procurar ajuda em fóruns ou similares relacionados com o assunto, caso sejam dúvidas ou mesmo sugestões relacionadas directamente com as ferramentas e integração das mesmas do Facebook, aí, claro, tem disponibilizado um fórum para discussões e similares.

Fórum Portugal-@-Programar: http://www.portugal-a-programar.org/

Fórum de Dev. do Facebook:  http://forum.developers.facebook.net/

 

Então, mas onde está realmente a documentação?

Toda a documentação oficial pode ser encontrada gratuitamente e disponibilizada pela team de developers do Facebook em… http://developers.facebook.com/

 

Este artigo foi pedido por um utilizador. Participe, exponha as suas dúvidas por email ou pelo twitter (@kerodicas)

Este artigo foi escrito por em 20 Mar, 2011, e está arquivado em Dicas, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Facebook Dev. – Porque as aplicações não crescem nas árvores”
  1. Atenção que o FBML está numa fase de “deprecating” (como se pode ler no site deles). O recomendado agora é utilizar a API Javascript deles e consequentemente fazer o layout com HTML/CSS e estilos com CSS.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: