« Um recente ataque hacker custou ao Citigroup 2.7 milhões de dólares IObit Unlocker, para libertar pastas ou ficheiros bloqueados »

Presenteados com a amável oferta de uma chave válida por parte da ESET, a quem desde já agradecemos, foi com todo o gosto que partimos à aventura e testamos o ESET Smart Security. Este teste, e ao mesmo tempo uma mini-análise tornou-se cada vez mais premente no sentido em que cada vez mais utilizadores nos apontam na direcção desta ferramenta em muitos dos comentários do blog, especialmente quando o tema é a segurança. Assim, para quem não conhece, o ESET Smart Security é um dos mais completos conjuntos da marca cujo lema prima pela apresentação de uma completa solução de segurança, que traz consigo as 4 ferramentas essenciais (e ainda mais alguns extras) que garantem uma protecção mínima do nosso PC: firewall, antispam, antivírus e antispyware.

Devo dizer que uma das primeiras coisas que me impressionou logo após a instalação desta ferramenta foi o facto de me pedir para clicar num balão informativo e que me levou a saber que tinha algumas actualizações do sistema operativo a fazer, mais precisamentre 82, com todo o detalhe. Ora aproveitando o tempo, avancei e deixei o sistema mais actualizado que nunca. Foi um bom ponto positivo logo para começar, na minha opinião.

Comparativamente com outras ferramentas do género e à semelhança das mesmas, a função do ESET Smart Security passa por juntar tudo numa só ferramenta e prevenir, detectar e remover malware, adware, bots, rootkits, spyware, Troianos, vírus, worms e outras ameaças de Internet com que nos podemos deparar seja no nosso trabalho, em casa ou qualquer lugar onde o nosso computador vá. E é certo que o motor de análise está bem aprumado e é tão rápido como perspicaz, pois bastou fazer dois ou três downloads para que de imediato fossem detectadas ameaças e a sua descarga bloqueada.

A velocidade de pesquisa é bastante aceitável, sendo que podemos personalizar o tipo de pesquisa que pretendemos, podendo assim estender ou diminuir o tempo de espera enquanto o nosso sistema operativo é indagado para a possibilidade de se esconder algum tipo de ameaça. Nunca é demais lembrar que quantas mais opções eliminarem, mais sítios para se esconderem possíveis ameaças sobram, a não ser que queiram pesquisar por algo muito específico e aí sim, vale a pena:

Segundo os seus autores, o Smart Security consegue bloquear mais de 70% de novo malware de forma proactiva, possuindo um bloqueador de spam de modo a prevenir mensagens de spam, esquemas e phishing na nossa caixa de correio através da integração amigável com o nosso cliente de email habitual, que no meu caso foi o Outlook.

Sendo uma ferramenta proactiva de base, podemos contar com uma prevenção, detecção e desactivação de eventual spyware, mesmo que ainda não esteja incluído nas bases de dados das assinaturas de ameaças. Por outro lado, a sua firewall bidireccional, com características de detecção de intrusos, protege a entrada e saída das ligações que tenhamos activas Internet sem comprometer, por exemplo, a partilha entre computadores da mesma rede doméstica. No caso da elaboração deste artigo, escrevi o artigo num portátil e fui buscar as screenshots ao portátil de testes onde o ESET Smart Security estava instalado. Entrei e sai sem qualquer problema e sem comprometer a segurança.

A verdade é que o ESET Smart Security foi desenhado e construído como uma única solução integrada para fornecer a mais proactiva detecção de ameaças do mundo, detectando e desactivando ameaças de Internet com um impacto mínimo na performance do seu computador. No entanto também podemos encontrar cada uma das ferramentas em separado para quem considerar que não precisa de um pacote tão completo para protecção.

Entre as várias ferramentas que podemos encontrar encontram-se os mais variados tipos de relatórios, consulta aos ficheiros que temos de quarentena, uma agenda de funções (que inclui actualizações automáticas personalizáveis, arranque com o Windows, etc) e ainda o SysInspector que permite comparar, analisar ou adicionar o estado actual do nosso PC, funcionando como uma espécie de ferramenta à parte:

Muito resumidamente e em opinião pessoal, uma vez em acção, ter o ESET Smart Security instalado significa que podemos navegar na web, jogar, enviar e-mails e comunicar com os nossos amigos e usar o computador com total confiança. A nota negativa, na minha opinião vai para o facto de somente oferecerem soluções pagas ou versões de testes com limite de 30 dias. É certo que estas ferramentas merecem cada euro  que se paga (dos 39,90 euros que custa este pacote), mas ter um «caramelo» para oferecer ao utilizador comum se calhar poderia ser uma grande mais valia.
No entanto, para terminar, se quem estiver a ler estas palavras pertencer a uma empresa e procura uma solução, esta poderosa ferramenta estaria certamente no meu TOP 5 de escolhas para protecção de uma rede empresarial.

NOTA: neste momento já se encontra em fase beta 5 o novo ESET Smart Security. Se tiverem interesse para lhe dar uma vista de olhos, poderão saber tudo através DESTE LINK.

Homepage: ESET

Este artigo foi escrito por em 28 Jun, 2011, e está arquivado em Análises, Destaques, Dicas, Novidades, Segurança, Software, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
13 comentários em “ESET Smart Security, conheça a nossa análise completa desta ferramenta de protecção”
  1. Rucanorte diz:

    Muitos parabéns a esta análise, conseguiram dissipar dúvidas e deixar-me curioso!

  2. parabéns pelo artigo. Está muito bom, eu já conhecia este anti-vírus, e aquilo que ele é capaz de fazer. Acho que para quem ainda não estava ao par deste anti-vírus, ficou a saber daquilo que ele é feito. Muitos parabéns e continuem assim ;)

  3. José Ferreira diz:

    Ao ler este artigo sobre esta SUITE DE SEGURANÇA, fico ainda mais convencido, que fiz uma excelente escolha ao ter adquirido o ESET SMART SECURITY, obrigado ao Kerodikas, e Principalmente ao Mário por ter disponibilizado, esta análise.

  4. PaulOliveira diz:

    A empresa onde trabalho é parceira da ESET e desde já comunico que temos todos os nossos clientes muito satisfeitos com esta mesma solução.

    Para quem procura um antivírus “leve” e ao mesmo tempo eficiente esta é uma boa escolha.

  5. Antes de mais vejam o resultado dos testes.
    http://www.matousec.com/projects/proactive-security-challenge/results.php

    Cada um utiliza o que gosta!

  6. Uso ESET desde pequenino….. :D

  7. Marco Aurélio diz:

    Eu acho que esta é uma das melhores soluções do mercado. Ao mesmo nível talvés só a Kaspersky.

    Boa review, estão de parabéns!

  8. O 5 não está em fase beta mas sim Release Candidate.

  9. Novo aqui diz:

    Para: Fernndo

    Nota-se que percebe pouco disto…

    Já vim imensos testes de Anti-virus muitos por Empresas certificadas em Segurança WEB e digo-lhe desde já, que este Anti-vírus é do melhor que pode haver em termos de segurança e fiabilidade Geral já uso a 4 ou 5 anos e desde então estou muito satisfeito…

    Quanto a teste se percebe-se algo disto, via que os que estão nós primeiros lugares são ofertas incompletas e não compensam pelo desempenho em termos de memoria RAM são soluções bastante pesadas que acabam por não servir para grande coisa depois….

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: