« Tecido que tira fotografias PC Wizard 2009.1.88 »
12/07/2009
Escrito por em Áudio / Vídeo | 5.520 Leituras

earos-kerodicas

Seguindo a linha das duas dicas prévias sobre aproveitamento de eventuais PCs antigos que tenhamos perdidos ou inutilizados lá por casa, desta vez decidimos apresentar aquilo que se pode chamar um aproveitamento multimédia: eAR OS Media Center.

O eAR OS Media Center não é mais que um sistema operativo Linux (que pode correr em Live-CD), desenvolvido a pensar nos Media Centers, baseado no Ubuntu, com um visual alusivo ao MAC OS X, mas com o GNOME.

Esta distro pode ser iniciada directamente ou opcionalmente pode ser instalada no disco rígido, o que significa que pode testa-la antes de instalar e conhecer assim o seu verdadeiro potencial. E acreditem, é um potencial que irá surpreender até os mais cépticos.

eAR OS traz consigo várias aplicações, entre as quais o Wine para a emulação de aplicações destinada aos Windows, um extractor de Audio CD com suporte a FLAC e MP3, o K3B para gravação de CDs e DVDs, Kaffeine, VLC, Exaile, Firefox, Thunderbird, Pidgin, GIMP e muito mais.

Organize os seus filmes, ripe os seus CDs Áudio, veja TV Digital e DVDs, fotografias, musica e navegue na internet. Uma solução gratuita para o seu Media Center.

Instalação:

  • Iniciar o computador e de imediato inserir o CD na seu leitor e pressionar Enter quando lhe for pedido. (Verifique na BIOS se o seu leitor de CD/DVD-ROM está como First Boot Device).
  • Estando a correr o eAR OS em LiveCD, para instalar basta clicar no icon que diz Install e seguir todos os paços mencionados.
  • Estando o processo findado escolha a opção reboot/reiniciar o CD é automaticamente ejectado, retire-o e pressione Enter.
  • Se durante algum processo for questionado sobre alguma password, será earmusic.

Licença: GPL
Homepage: Acoustic Reality
Download: eAR OS Media Center 1.10b

Este artigo foi escrito por em 12 Jul, 2009, e está arquivado em Áudio / Vídeo, Dicas, Downloads, Hardware, Linux, Programas, Sistemas Operativos, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
10 comentários em “Dicas: aproveitar os recursos de um PC antigo (parte III)”
  1. Muito simples e apelativo ! :D

  2. É que é muita qualidade! Hoje em dia nascem distros a uma velocidade estonteante! Parece ter um visual muito fixe, um Gnome todo bonito, só acho estranho terem ali 2 aplicações KDE num ambiente Gnome, o que aumenta o tamanho do sistema, visto que é necessário ainda instalar algumas bibliotecas Qt… Mas sem dúvida que o K3B é a melhor aplicação para gravar cd's, dvd's e que tais, talvez em todos os SO's! Mais uma fantástica sugestão… é que vendo bem, hoje em dia existem Distros gnu/linux para quase tudo! E é essa flexibilidade que realmente, espanta! :O

  3. Guilherme de Sousa diz:

    se o objectivo é aproveitar maquinas velhas nao me parece q uma distro baseada em ubuntu, e com este eyecandy seja o mais indicado.. para trabalho de media center ha melhores alternativas como o geexbox q ate ja suporta nativamente lirc para usar os mais conhecidos controlos remotos(sao quase todos feitos para windows media center, logo todos esses funcionam).
    e este sim É leve..

    esta distro nao me parece nada mais do q um ubuntu com um softwarezinho de media center e mais algumas coisas..

    cumps;)

    • Depende do conceito de "antigo". Mas ou LXDE ou um XFCE ficavam ali melhor! E se poupassem um pouco no sotware não era nada mau… Tem ali muitos "Big boys" que têm algumas alternativas igualmente leves e poderosas. Thunderbird – Claws Mail ; K3B – Brasero; Firefox – Epiphany; Swifteasel ou então algo mais radical, tipo Dillo :P … A leveza poderia ser ainda maior e poderia estar configurado para a aplicação de media center abrir automaticamente no boot e criarem uma interface de utilização total do sistema a partir daí! São sugestões, e se alguém as estiver a ler, são as minhas ideias ;) … Mas não deixa de ser uma boa aposta, e olha que pc's com 3,4 anos já são "antigos". Tenho um com 3 e é o que é, esta encaixava lá na perfeição ;)

      • Guilherme de Sousa diz:

        pcs com 3 anos sao antigos?

        nao deves ser mt de linux concerteza, pq uma maquina com 3 anos em linux esta longe de ser antiga, nao ha nada q n consigas fazer la.

        o objectivo destas 'dicas' supostamente sao para aproveitar maquinas antigas, e nao me parece q esta distro seja uma boa escolha.. para alem disso nao me parece nada ser uma distro indicada para media center, pois num media center é para media la esta, e nao para consultar mails e afins..

        geexbox teria sido na minha humilde opiniao a boa sugestao,

        cumps

        • A minha máquina principal tem 3 anos e está sempre a bombar com Linux! Mas com o Windows até funcionava bem, mas precisava de imensa manutenção e de quando em quando passava-se. Se fores a ver as exigências em termos de Software hoje em dia, PC's com 4, 5 anos já são antigos. Para correr jogos e programas mais pesados, já não são suficientes. E hoje em dia, esses requerimentos são cada vez maiores.. È esse tipo de pc's antigos a que se refere o artigo, penso eu!

          E se vires em baixo os requerimentos, "Pentium Celeron 1GHz. For High Definition TV and High Definition movie playback a 1,8 GHz dual core CPU is recommended.
          3GB free hard disk space plus space for music, video and photos.
          256MB RAM is enough. 512MB RAM is recommended for High Definition movie and HDTV playback"

          Não é propriamente uma bomba? É um pc com alguns anos naquela fronteira entre o utilizável e o reciclável!
          Agora aqueles pc's como 486's e a família toda por aí fora, nem pensar, por aí um Damn Small Linux é mesmo a escolha certa ;)

  4. Felipe Rei diz:

    Faltaram informações que, a meu ver, são essenciais:
    Hardware Requirements:
    Pentium Celeron 1GHz. For High Definition TV and High Definition movie playback a 1,8 GHz dual core CPU is recommended.
    3GB free hard disk space plus space for music, video and photos.
    256MB RAM is enough. 512MB RAM is recommended for High Definition movie and HDTV playback.

  5. João Reis diz:

    Eu ontem testei esta distro num P4 3.4, com 2GB de RAM e correu bem, mas não me cativou o suficiente.

    Na minha opinião um P4 3.4 já é um PC "menos recente", pelo que se encaixa bem nesta dica!

    Cumprimentos,

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: