« Hoje é dia de evento Apple, muito Rock’n’Roll para si iSpring 4.2.1.2636 »
09/09/2009
Escrito por em Downloads | 4.108 Leituras

easypeasy-kerodicas

Na moda informática reinam, actualmente, os netbooks. Como sabemos estes novos PCs são nada mais que máquinas com recursos mais limitados do que é habitual, tornando-se premente a precoupação de poder obter o maior rendimento possível das mesmas.

Como nem sempre é fácil encontrar um sistema operativo que se adeque às nossas necessidades, apresentamos o Easy Peasy, a nova distribuição que substitui o Ubuntu Eee, com a versão 1.5 e promete ajudar a melhorar algumas performances.

easypeasy-01-kerodicas

Este S.O. traz consigo, como principal objectivo, uma optimização geral para netbooks, apresentando como característica fulcral uma rapidez de arranque bem acima da média e um acesso simplificado e veloz às suas aplicações mais comuns, tendo em conta que este tipo de PC se constrói com processadores pouco potentes e onde a memória é por vezes algo escassa.

A versão apresentada, e segundo o site do distribuidor, é uma das que suporta mais modelos de netbooks do mercado e uma das que menos espaço em disco ocupa, estando baseado seu motor no ubuntu 9.04.

O sistema de ficheiros que o acompanha é o ext4, possuindo também um método de acerelação gráfica para placas básicas da Intel, denominado UXA, o que permite, por exemplo, tornar o nosso ambiente de trabalho em 3D.

easypeasy-02-kerodicas

Para terminar, pelo que consegui apurar, a esta versão foram acrescentadas actualizações de famosas aplicações como podem ser o Picasa, o OpenOffice, etc.

Fica o conselho, se for o proprietário ou proprietária de um qualquer netbook, então este S.O. pode valer bem a pena experimentar.

Homepage: Easypeasy 1.5

Este artigo foi escrito por em 09 Set, 2009, e está arquivado em Downloads, Sistemas Operativos, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
23 comentários em “Easypeasy, máxima optimização para netbooks”
  1. Guilherme de Sousa diz:

    uma boa alternativa para quem nao tem paciencia para instalações de distros mais complexas..

    so nunca o experimentei pq prefiro o meu archlinux:P consegue ser ainda bastante mais leve q esta (tendo em conta q esta é baseada em ubuntu), e tenho sempre o sistema actualizado com o ultimo software..

    cumps;)!

  2. Lycanthrope diz:

    Nem por acaso! Comprei hoje o meu netbook (Asus Eee PC 1000H) e de linuxs especiais para netbooks só conhecia o Ubuntu netbook remix… tendo este em conta, qual aconselham? Vale a pena?
    Cumps

    • Se nao meteres Linux num netbook é um pecado :P
      Existe o Ubuntu Netbook Remix, que nesta versão 9.10 que sai em Outubro está muito mais refinado. O Kubuntu Netbook Remix (uma remix com o ambiente gráfico KDE).
      O Linpus, este aqui falado, o Jolicliud e são apenas estes que agora me chegaram à cabeça. Entretanto se me lembrar de mais algum sugiro…
      Já agora, http://d0od.blogspot.com/2009/09/karmic-netbook-r

      • Lycanthrope diz:

        LOOOL Só mesmo tu para me vir convencer totalmente a por o Linux lol.

        Assim sendo, eu referia-me era qual o melhor?

        Já agora, estou a usar o Easus partition master para criar uma partição para puder então instalar o netbook remix, mas quando tiro espaço ao D: depois fico com um espaço não alocado e não consigo fazer mais nada com ele… nem criar letra nem nada… que faço? Ou não é preciso ter letra para puder instalar nessa parte o Linux?

        Cumps

        • Deveria ser suposto criar uma partição em ext4, ou criar uma nova partição, por exemplo!
          Mas podias tentar fazer boot por uma live-usb do Ubuntu, e correr o Editor de Partições, ou GParted, e deverás ver essa partição sem espaço alocado e poder fazer "New" e especificar ext4 para fazer a instalação ;)
          Já agora, como vai o teu Ubuntu? lol

          • Lycanthrope diz:

            Hum… então deixo essa parte não alocada e dpois espero que consiga com o GParted por em extensão ext4? porque não NTFS? Só pergunto isto porque o normal que vejo em pens e pcs é ou FAT/FAT32 ou NTFS.
            Já tenho a pen aqui prontinha:).

            Quanto ao Ubuntu, gostei da experiência. Mas para o fim já não o usava tanto visto que tenho o meu trabalho todo em offices e isso. Sei que há o Wine, mas ainda não o testei e se tiver disponibilidade depois ponho-o a correr o office lol. Mas agora o Ubuntu está de férias… o meu portátil foi para arranjar porque a drive de dvd deixou de ler… e então estou com o Asus 1000H para dar conta do recado enquanto não tenho o meu Asus maior lol.

            Mas não estou arrependido com o ubuntu! Sabes, também queria ter alguma experiência com linux visto que pode haver agora empresas a adoptar software totalmente open.source e então quero estar preparado para o mercado de trabalho:P

            Cumps

          • Ora aí está pensar futuristica e objectivamente!
            Acho que sim.
            É o seguinte. Deixas essa parte como não alocada, arranjas uma pen e torna-as bootável com Ubuntu. A seguir no Ubuntu, em Live-CD, acedes ao GParted, ou Editor de Partições e pegas nesse espaço "não locado", crias uma nova partição em ext4 (ntfs e fat são formatos específicos do windows, partições para instalar sistemas GNU/Linux são sempre em ext3, ext4 ).
            Depois procedes para a instalação, e essa tal partição que criaste em ext4 vai ser aquela onde vai ser instalado o Ubuntu (vê aquele link de instalação que te mandei noutro dia), onde vai estar a / , a raiz do sistema. Dúvidas? Pergunta :)
            Podes procurar uns tutos na net, encontras de certeza :)

          • Lycanthrope diz:

            Futurista nem é muito… porque do mercado de trabalho já não me devo safar no próximo ano… e inda bem:).

            Sim, eu já tive a ver o outro link… sim já estava a considerar instalar o ubuntu NR =p.
            Ah! Então era essa a razão do sistema de ficheiros… Ok então eu vou fazer isso. 10 Gigas chegam né?

            Desde já o obrigado… novamente =)

          • Quanto é mesmo o tamanho do disco rígido? Cerca de 3,5 ~ 4 GB é o tamanho recomendado, portanto o resto depende do que necessistes para ficheiros e outras aplicações. Ou seja, com 10 gb sobrarão 6 para aplicações adicionais e ficheiros ;)

          • Lycanthrope diz:

            O tamanho desta besta possante??? lol 160 gigas. Assim sendo 10 gigas devem dar para as brincadeiras todas lol.

            Thanks

        • Cuidado que ele já me afectou! xD já sou user de linux intensivo há umas semanas xD

        • Não aconselho nada softwares desse género, no teu caso como é um pc novo e ainda não tem dados a guardar nem tem nada a perder aconselhava a formatar o disco e ao instalar o SO aí sim particionar o disco.
          Usar programas como esse pode acontecer de ficar com os chamados bad sectors e assim danificar o disco.

          • Lycanthrope diz:

            Pois… é uma infecção do caraças lol.
            Quanto ao teu conselho, eu só tenho esta opção, visto que não tenho o XP original, e sim o dvd de recuperação, que não permite partições para além das da fábrica, certo?

            Cumps

  3. Lycanthrope diz:

    Daniel Rodrigues, não vou puder instalar o ubuntu netbook remix… a razão pelo que não dava para mexer no espaço não alocado era porque já tinha quatro partições no disco e como tal não posso aumentar mais…
    Não sabia disso mas depois de ler mais atentamente o site do Ubuntued reparei nisso, e também por no Gparted (já na parte final antes de instalar o Ubuntu) ter indicado que quatro era o máximo lol… coisa que o Eeasus não dizia.

    Se este netbook remix desse para instalar como um prog do windows ainda que não havia prob né? mas acho que não dá certo?

    Cumps e obrigado pela motivação :)

    • Bem, o GParted permite juntar partições, mas se não te der jeito, CLARO que podes instalar o Netbook Remix.
      Como? Simples?
      Instalas o Ubuntu pelo Wubi, e de seguidas instalas o Netbook-remix, já que este não é mais do que um ambiente personalizado a correr sobre um Ubuntu normal ;)
      Dúvidas? http://www.ubuntumini.com/2009/03/installing-ubun

      Pensavas que te escapavas assim tão facilmente? MUAHAHAHAH!
      :D
      Qualquer dúvida, é só perguntar.

  4. Lycanthrope diz:

    Daniel Rodrigues… não consegui ver o teu último comentário pelos comentários do Post.. só através do intense debate… qual é o prob?? já tou a tratar de instalar o ubuntu como prog e depois o UbuntoNR :) Obrigado pela dica… mesmo tentando fugir tu não deixas escapar né?

    Meu anjo amo-te muito muito

    • Eu sei que estou a ser prestável e tal, mas não precisas de exagerar :O
      O_o
      Ok, tudo bem!
      Já agora, o comentário apesar de aparecer na sidebar, não aparecia no post :| O Intense Debate está com problemas de personalidade, só pode!

      • Lycanthrope diz:

        man!!!! foi mesmo lapso. E aquele comentário continua a não aparecer… mas este já não tive prob.

        Ah, já pus o UNR. Mas o passo de "Add the go-home-applet & window-picker-applet to the gnome panel.
        " não me aparece o window-picker… é por estar em português? Já reiniciei algumas vezes e ainda não me aparece.

        Cumps MAS À HOME CARAGO!!! lol

        • À home!
          Deixemos as panisguices para outros!
          Bem, senão aparece não deve estar instalado. Ou então estará em Português -> O Window-picker-applet será algo como o applet do selector de janelas, o go-home-applet, bem, apesar de saber o que é, não estou a ver uma tradução que encaixe aí bem. lol

          Mas verifica se estão instalados. Vai a Sistema»Gestor de Pacotes Synaptic, procura por esses 2 nomes,em inglês e verifica o estado lá ;)

          • Lycanthrope diz:

            pois, pelos vistos o window-picker está instalado mas não consigo na mesma adicionar ao painel. Mas o que é que fazia mesmo? Era a coisa do alt+tab? É que se for deixa estar que isto funciona bem :). Bem, pra já o UNR (isto faz-me sempre lembrar a extrema direita – PNR) está a funcionar bem:)

            Thanks for the help

          • Não sei bem. A experiência que tive foi bastante reduzida e nem sequer tive tempo de explorar a interface.
            Questão de umas googladelas ou talvez de um reiniciar e talvez dê.
            E diz lá se a interface não é simplesmente genial!
            E espera até veres o próximo, está lindo, lindo, lindo!

          • Lycanthrope diz:

            Yap. Eu conheci a existência do UNR por screenshots e foi o ambiente de trabalho que me chamou à atenção de modo a querer instala-lo também :). É interessante de facto:)

            Mas se assim é eu vou também esperar pelo próximo. Thanks

  5. Lycanthrope diz:

    Esquece
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nã ose pode escrever posts a mandar sms a namorada lol
    DKP

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: