« Flash Video & Game Recorder Google Chrome 4.0 Beta (Build 211.4) (act.) »
19/09/2009
Escrito por em Destaques | 10.991 Leituras

Quando um ficheiro é apagado de um cartão de memória, de uma pen, do seu disco rígido (esvaziando a Reciclagem ou com o SHIFT+DELETE)…este não é apagado realmente, apenas “marcado” como se fosse um espaço livre, ou seja, caso nenhum ficheiro tenha sido gravado neste “espaço livre” o ficheiro anterior pode ser recuperado.

disco

Existem muitas aplicações que fazem (ou tentam fazer) essa função! Hoje daremos especial destaque às gratuitas com uma lista de vários softwares criados para o efeito.

Mas antes deixo-vos com algumas dicas:

-> Caso tenha eliminado acidentalmente um ficheiro e o queira recuperar evite a todo custo guardar mais ficheiros no dispositivo (cartão de memória, disco rígido…), pois a probabilidade de estes serem gravados “por cima” do ficheiro que quer recuperar é grande.

-> Caso queira recuperar um ficheiro do disco rígido do computador e não tenha nenhum software de recuperação instalado, não o instale no mesmo disco (ou partição) onde está o ficheiro a recuperar. Se o fizer os dados de instalação do software serão gravados “por cima” do ficheiro que quer recuperar.

-> Caso queira recuperar um ficheiro do disco rígido do computador evite utilizá-lo (o computador), pois este pode instalar actualizações, guardar dados de jogos ou aplicações, inclusive guardar dados para o Restauro do Sistema no “espaço vazio” onde se encontra o ficheiro que quer recuperar.

-> Nunca recupere os seus ficheiros para o mesmo dispositivo que está a recuperar, pois assim estará a guardar dados recuperados “por cima” dos que vai recuperar, tornando a sua recuperação quase impossível.

Fim das dicas, passemos à lista de softwares:

EASEUS Deleted File Recovery
Free Undelete
Data Recovery
Mozy Backup
NTFS Undelete
PC-Inspector File Recovery
Recuva File Recovery
Restoration

Caso conheça mais alguma aplicação gratuita deste género que mereça destaque deixe um comentário mencionando-a!

______________________________________________________________________

Pode encontrar este e outros artigos de igual interesse no meu blog pessoal: PPLANDTEK

Este artigo foi escrito por em 19 Set, 2009, e está arquivado em Destaques, Dicas, Downloads, Hardware, Programas, Software, Utilitários, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

10 comentários em “Recupere os seus dados apagados”
  1. Mas kal dos indicados é o melhor? Costumo usar o recuva ms tem falhado mtas das vezes que preciso.

  2. Eu costumo usar o File Scavenger. É pago, mas é fantástico.

  3. Que Versão usas? :)

  4. e programas que fazem o contrario? que apaguem definitivamente os ficheiros de um disco..uma pen..etc? livres d preferencia

  5. Tenho apenas uma coisa a dizer: LINUX E CONSOLA power.
    Existe um pequeno programa, criado para Linux, mas que também funciona em Windows via Cywgin, que além de dar para testar, e encontrar bad sectores num disco (noutro dia tinha-me desaparecido uma partição de um HD externo, corri isto, ele encontrou-a e escreveu-a TOTALMENTE para o disco), tem também a particularidade de ter um programa para recuperar ficheiros. Funciona na linha de comandos, a interface pode ser assustadora, mas existem imensos tutoriais na Internet, e depois de usarem a primeira vez, bem, eu era capaz de dizer que a taxa de sucesso é superior a 70 ou 80 %! Recupera-me sempre tudo, permite filtragem por tipo de ficheiros a recuperar, escolher onde recuperar, etc, etc…

    Aqui há uns tempos recuperou-me 100 gb (em algum tempo, claro) de uma partição ntfs formatada! E a maioria dos ficheiros não estava danificado (quando digo maioria é mesmo muito, entre os milhares de ficheiros que lá tinha, apenas 20-25 não abriam). O único incoveniente é mesmo que não guarda os nomes originais dos ficheiros :(

    Chama-se Testdisk (e trás acoplado o programa de recuperação Photorec) e é a minha recomendação incondicional para recuperação de ficheiros. Sempre com sucesso: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

    • ola pessoal,preciso da vossa ajuda…formatei o meu iphone 3gs e perdi todos os contactos,é possivel recuperar??Agradecia mt se me ajudasem..

  6. já precisei usei o recuva e resultou…

  7. Eu uso o GetDataBack NFTS ou FAT… Também mto eficaz!!

  8. Obrigado pelo post.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: