« Defraggler 1.14.159 AdC divulga “brevemente” investigação ao aumento simultâneo das tarifas de telemóveis »
02/10/2009
Escrito por em Downloads | 6.411 Leituras

Se está farto de BSOD’s do Windows então está na hora de mudar para um SO completamente gratuito e que lhe irá dar um enorme gozo de utilização. Ubuntu é um sistema operativo Linux perfeito para portáteis, desktops e servidores, muito conhecido pela sua enorme comunidade em constante expanção e actividade.


(assim que tiver hipótese, colocarei a imagem do Karmic Koala)

Cumprindo sempre o calendário, a versão Beta do Ubuntu 9.10 “Karmic Koala” chega agora à sua última fase de desenvolvimento que visa em ultimar preparativos para o seu lançamento no próximo dia 29 deste mês, com uma versão Release Candidate marcada para o dia 22.

O boot do sistema é muito rápido e está mais atractivo, o Linux kernel está actualizado (2.6.31), o Pidgin foi substituído pelo Emphaty, o Ubuntu Software Center passa a ser o gestor definitivo de aplicações para o Ubuntu, o sistema de ficheiros ext4 passa a ser considerado como sistema default, o GRUB está presente na sua versão 2, últimas versões de programas presentes, novos wallpapers, … enfim, só novidades!

Quer quiser pôr mãos à prova já sabe, é só fazer download e testar numa máquina “física” ou virtual.

Licença: Sistema Operativo – GPL
Homepage: Ubuntu
 Download: Ubuntu 9.10 “Karmic Koala” Beta

Este artigo foi escrito por em 02 Out, 2009, e está arquivado em Downloads, Linux, Sistemas Operativos. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
22 comentários em “Ubuntu 9.10 “Karmic Koala” Beta disponível”
  1. Tenho mesmo pena que o ubunto não dê no meu portátil (é uma mala-pata!!! :$ ), se não já tinha mandado o Windows pós picos!

    Continuem o bom trabalho ;)

  2. É um bom sistema operativo, mas não é uma maravilha assim tão grande, ou andaríamos todos a dormir.

    • O problema não será do sistema operativo que consegue muito, mas muito, bem substituir o windows além de ser muito mais seguro. O problema reside nos fabricantes de hardware que não concebem drivers para linux e que desta forma dificultam a vida aos seus utilizadores.
      Eu gostava mesmo é que começassem a "caçar" quem usa windows pirateados e depois logo víamos se mudavam para linux ou compravam licenças windows. Também a Microsoft sabe que perderia popularidade com isso e clientes a fugir para linux seria mato.

      • jorjão, eu conheço o ubuntu desde as suas primeiras versões e já conhecia o fedora antes de "mexer" em ubuntu. Posso dizer também, que experimentei quase todas as versões que foram saindo do ubuntu. Apenas dei a minha opinião e volto a dizer, é um bom sistema operativo, mas não mais que isso. Cada um usa o quer, conforme as suas necessidades e vícios, e na minha opinião já que tenho direito a ela, os sistemas linux não têm capacidade (por enquanto) para satisfazer todas as necessidades ou vícios de um utilizador do Windows.

        Ah e podem caçar à vontade que os S.O. Windows que uso tem todos uma licença válida e voltaria a comprar, assim como todos aqueles que usam e compram o Windows (OEM tb conta). Fazer querer que todos ou uma grande parte dos que usam Windows estão ilegais é que não é ser sério.

        • "Fazer querer que todos ou uma grande parte dos que usam Windows estão ilegais é que não é ser sério."

          E o caro amigo parece que não vive em portugal ou se vive está completamente desfasado da realidade. Basta olhar para as pessoas que conhece e lhes perguntarem se nunca instalaram uma cópia pirata do Windows no seu PC. Claro que já o fizeram e o fazem e nisso concordo com o jorjão, até eu já o fiz e deixei-me disso. Isto porque encontrei uma alternativa que me satisfazia => Ubuntu.

  3. O ubuntu e bom mais so tem um problema ñ consegui instalar jogo como fifa 10 nele.Se tivesse eu ja tinha mudado definida mente para o ubuntu.Uso o windows 7 e ubuntu. Antes de começar meu curso tecnico de desenvolvimento web eu era a favor do windows mais agora minha opiniao mudou completamente, agora sou do linux !!

  4. Rápido, bonito, funcional. What a release!
    Aconselho mesmo a testarem, está algo de valor. E qualquer dúvida perguntem ;)

  5. se eu soubesse instalar o WINE, ou outra aplicação no ubuntu já teria migrado a seculos

    • http://www.kerodicas.com/downloads/software/linux

      3 Maneiras diferentes de instalar programas:
      Synaptic – Sistema»Administração»Gestor de Pacotes Synaptic e procuras pelo pacote "wine", marcas para instalação e clicas em Aplicar!
      Adicionar/Remover Programas – Aplicações»Adicionar/Remover Programas , procuras por Wine e toca a instalar!
      Consola – Aplicações»Acessórios»Consola – digita sudo apt-get install wine , confirma com pass (é natural se continuar o caracter a piscar, a pass está a ser digitada na mesma), e confirma, clicando em Y.

      Escolhe a tua preferida!

      Done

      Easy ;)

      • e ja agora outra coisa ainda mais complicada para mim, como instalo os drivers da placa de wireless?? eu ja arranjei os drivers mas nao sei instalar…

        desde ja obrigado

        • Quanto à questão dos discos, creio que não haverá problema, mas é uma questão de tentares em live-cd a ver se reconhece os discos. Pelo que pesquisei os problemas que existiram estão limitados a versões antigas e com problemas muito mais complexos.

          Quanto à placa, ela não funcionou out-of-the-box? Se não, tenta ir a Sistema»Administração»Controladores de Hardware e vê se algum dos drivers listados está relacionado com a placa. Se sim, activa e reinicia, deve estar a funcionar.

          Caso não esteja nada relacionado com a gráfica, qual é o modelo mesmo? Os ficheiros que arranjaste estão em que formato?

  6. OBRIGADO pela dica, ja agora e se nao for abusar tenho outra duvida, é possível eu instalar o windows num disco e o linux no outro e quando ligar o pc aparecer o menu de boot?e se o linux estiver num disco IDE e o windows num SATA?

  7. é uma pen usb tp-link tl-w422g, os drives estão em .tar

    • Se não funciona com os controladores, também será igualmente simples. Os ficheiros .tar, se clicares com o botão direito e fizeres "Extrair aqui", terás vários ficheiros, e possivelmente um README ou um INSTALL onde deverão estar as instruções de instalação :)
      Qualquer coisa, diz :)

  8. sim isso ja fiz, ele diz no readme “copie os ficheiros zd1211_ para a pasta lib/firmware/zd1211″ mas ele nao deixa fazer isso(ja existem os ficheiros e nao deixa substituir)

  9. Tou a ficar um pouco azeiteiro em Linux :$

  10. lol, para dizer a verdade, estão ambos. Sudo nautilus também não é a maneira mais correcta para lançar aplicações gráficas em modo root. Basta abrir uma consola ou pressionar Alt + F2, e escrever: "gksu nautilus", which means, graphical sudo. ;)

  11. Faltou só um pequeno pormenor (acontece algumas vezes em linux)… :)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: