« Partition Wizard Home Edition 4.2 Especificações da nova ATi “Hemlock” Radeon HD 5970 reveladas »
11/11/2009
Escrito por em Downloads | 2.299 Leituras

firefox_36_a1

Cerca de 2 semanas após o lançamento da Beta 1, aqui temos a Beta 2, que traz algumas novidades que valem a pena conferir. Na estrada para o Firefox 4.0, a versão final do Firefox 3.6 é uma versão intermédia. Não perca a oportunidade de testar as novidades que os engenheiros da Mozilla incluíram neste que é um dos melhores e mais usados browsers no Mundo…

Novidades desta versão?

  • Inclusão do plugin Personas, que permite facilmente personalizar a aparência do browser
  • Inclusão do motor Gecko 1.9.2, o que se reflecte em melhorias na apresentação de páginas
  • O Firefox agora alerta os utilizadores acerca de plugins desactualizados, contribuindo para a melhoria da segurança do browser e para evitar explorações das falhas dos plugins
  • Agora é possível reproduzir em fullscreen vídeos nativos, isto é, usando as tags video que o Firefox 3.5 introduziu, com base no formato open source Ogg Theora
  • Suporte para as fontes WOFF (Web Open Font Format)
  • Melhor reprodução de conteúdo Javascript
  • Recuperação de separadores em caso de crash ou bloqueio melhorada (agora cada separador tem um processo distinto na barra de tarefas, tal como acontece no Chrome e IE8)
  • Mais rapidez de iniciação e tempo de resposta do browser em geral
  • Inclusão do novo sistema de sincronismo de favoritos e dados pessoais, o Weave, olha a Mozilla a piscar o olho à nuvem ;-)

Mozilla-weave-logo

  • Suporte para novos elementos CSS e HTML5
  • Uma nova componente que agora permite uma verificação da existência de actualizações abrangendo todo o browser (novas versões do browser, nova versões de temas, plugins e extensões)
  • Uma nova possibilidade para alternar entre separadores, semelhante ao Alt+Tab do Windows Vista, como se pode ver na imagem:

firefox-3.6-alpha-1

  • Por último, mas não menos importante, integração com a nova barra de tarefas do Windows 7, permitindo a pré-visualização das diferentes abas abertas apenas passando o rato sobre o ícone do Firefox na taskbar

ff-tab-thumdsfbnsmghb

Esta Beta 2 destaca-se pela correcção de 190 bugs detectados na versão anterior.

E assim evolui o Firefox, um browser que recentemente ultrapassou a marca dos 1000 milhões de downloads. Espantado? Experimente esta nova versão e surpreenda-se ainda mais, avance já para o download!

Compatibilidade: Windows/Mac/Linux
Licença: GPL, MPL e LGPL
Homepage: Mozilla
Download: Windows | MacLinux [PT]                                                                                                                                             Windows | MacLinux [BR]

Informação: Release Notes desta versão

Este artigo foi escrito por em 11 Nov, 2009, e está arquivado em Downloads, Internet. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Firefox 3.6 Beta 2 disponível para download”
  1. José Moreira diz:

    Pois… O meu problema é que não sei instalá-lo no Ubuntu. Sou novato neste SO. Alguém me ajuda?

    • 'Course, é bastante simples ;-)
      Primeiro, só clarificar que todo o software disponível na Software Centre do Ubuntu, ou no synaptic, se encontra num servidor central. Quando pedes para instalar, ele procura nesse servidor pelo pacote e instala, resolvendo dependências automaticamente.
      O que te vou indicar é básico e prático: vamos adicionar mais servidores específicos às fontes onde o Ubuntu vai buscar software, e imagina, vamos adicionar um local onde está um pacote do Firefox 3.6. Vamos adicionar um repositório PPA (personal package archive), que é o mais comum no Ubuntu, já que a sua criação é facilitada no site Launchpad.net, uma ferramenta de desenvolvimento de software da própria Cannonical.
      Ok, no menu do Ubuntu, vamos a <forte> Sistema»Administração»Fontes de Aplicações, separador "Aplicações de Terceiros"</forte>. Clicamos em Adicionar e adicionamos então o repositório de nome "ubuntu-mozilla-daily".
      Se te quiseres aventurar na consola, uma maneira mais rápida de adicionar o repositório seria simplesmente escrever "sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-daily" (sem aspas e confirmando com pass). Escolhe a maneira que achares mais prática!
      Fechamos a janela e abrimos então em <forte> Sistema»Administração»Gestor de Pacotes Synaptic </forte> .
      Primeiro, podes premir "Recarregar" para sincronizar o nosso sistema com os repositórios. De seguida, na caixa de procura, pesquisa por firefox-3.6. Right-click, "marcar para instalação". Aconselho também a instalar o "firefox-3.6-gnome-support". Tudo isto feito, basta carregar em Aplicar e poucos segundos depois terás uma nova entrada no menu com o nome Namoroka Web Browser, que é o Firefox 3.6 ;)

    • (..cont)
      O processo de instalação pode também ser feito pela consola, bastando abrir uma e escrever "sudo apt-get install firefox-3.6 firefox-3.6-gnome-support", sem as aspas e confirmando com pass. De novo, tu escolhes a maneira que quiseres ;)
      E está instalado. Simples?
      Dúvidas sobre instalação de pacotes no Ubuntu, acho que este artigo esclarece: http://www.kerodicas.com/downloads/software/linux

  2. Sinceramente, o Firefox não está conseguindo um melhor desempenho em relação a ele mesmo, e em relação ao Google Chrome ele já está perdendo e muito.
    Esse versão do Firefox eu baixei e removi, pois não é nem de longe o que promete! Um exemplo esse semana foi lançada essa nova versão Beta do Google Chrome 4.0.237.0 Beta.
    Sem exagero eu não acreditei no salto de desempenho em relação a versão 3 do próprio Google Chrome, pois se for comparar com o Firefox, nem dá mais.
    Essa nova versão além de de ser surpreendentemente mais rápida, está aceitando extensões, e com muita qualidade diga-se de passagem.
    Enfim faço um desafio a você que talvez não esteja acreditando no que estou digitando aqui, baixe essa nova versão e você vai ver o que é um navegador!
    É essa versão aqui Google Chrome 4.0.237.0 Beta OBS: Só tem uma coisa que não gostei o ícone do Google Chrome na barra te tarefas do Windows está estranho, parece uma maia lua, ou é um bug?
    ^_^

  3. seleccionar texto no chrome é ridiculo, selecciona as dimensões da div

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: