« Questionário sobre sistemas Open Source e Software livre nas Universidades Portuguesas K3b 1.69.0 Alpha 4 »
28/11/2009
Escrito por em Destaques | 2.885 Leituras

blaze-00-kerodicas

O Blaze, de programação nacional, é um application launcher que faz tudo o que os seus homólogos fazem e ainda consegue tolerar erros de escrita e automatizar tarefas repetitivas únicas, parece exagerado, mas acreditem que não o é, cumprindo o que promete na realidade!

Hoje em dia, com o aumento do número de aplicações disponíveis e da capacidade de armazenamento dos computadores modernos, temos tendência a instalar muitas aplicações, até mesmo na expectativa de as vir a utilizar no futuro.

Os application launchers, como o Launchy, ajudam-nos a procurar estas aplicações. O próprio Windows Vista e Seven apresentam um menu iniciar que nos permite procurar aplicações e documentos. Contudo, estas aplicações apresentam algumas limitações:

a)      Não toleram erros de escrita.

b)      Só aceleram tarefas repetitivas bem conhecidas, como lançar aplicações.

Contudo, nós não somos perfeitos e cometemos erros de escrita. Para além disso, existem muitas outras tarefas repetitivas que surgem do uso diário e que deveriam poder ser automatizadas.

Imaginem que pretende lançar o Mozilla Firefox. Escrever “fir” num application launcher regular basta:

blaze-01-kerodicas

Mas e se escrever “fierfox”, em que se trocou o ‘i’ com o ‘e’, por engano? Um application launcher normal não conseguiria achar a aplicação pretendida, mas o Blaze consegue:

blaze-02-kerodicas

Aliás, pode ser bem mais criativo, que o Blaze irá conseguir perceber o que pretende lançar:

blaze-03-kerodicas

Tal como os seus homólogos, o Blaze faz muito mais: cria e-mails instantaneamente, pesquisa na Web e no disco rígido, faz contas e muito mais.

Mas onde o Blaze se destaca mesmo é por conseguir automatizar as tarefas repetitivas únicas que surgem do dia-a-dia.

O Blaze observa cada acção que você faz. Sempre que ele detecta que está a fazer uma tarefa repetitiva, o seu ícone na barra de tarefas acende:

blaze-04-kerodicas

Daí, basta carregar duas vezes no CapsLock para que o assistente do Blaze apareça e lhe mostre o que pode fazer por si.

A título de exemplo, imagine que descarregou 50 fotografias da sua câmara digital para o computador e que notou que estas apresentam nomes estranhos:

blaze-05-kerodicas

Por isso, gostaria de mudar os nomes das fotografias para algo que lhe fizesse sentido, como de “03092008(001).jpg” para “Férias Verão 01.jpg”, de “03092008(002).jpg” para “Férias Verão 02.jpg” e assim sucessivamente. Sem o Blaze, só teria duas formas de fazer isto: ou fazia à mão, o que demoraria mais de 10 minutos, ou teria de descarregar uma ferramenta especializada e gastar tanto tempo a aprender a mexer com ela como gastaria a fazê-lo você mesmo.

Com o Blaze, basta mudar o nome às primeiras 3 fotografias, que ele irá perceber o que pretende fazer. Após mudar o nome a três delas, o Assistente do Blaze sugere-lhe:

blaze-06-kerodicas

O que era precisamente o que queria. Basta agora carregar no Enter e ele mudará o nome às restantes 47 fotos por você. Isto não demorou mais de 30 segundos.

O Blaze não actua só sobre o sistema de ficheiros. Ele automatiza tarefas sobre qualquer aplicação, como o Microsoft Word, Excel ou até mesmo o Windows Live Messenger.

Para mais exemplos, consulte o Guia do Blaze ou a sua página oficial.

O Blaze é compatível com Windows XP, Vista e Seven e está sobre intensivo desenvolvimento. Por isso, novas features surgem semanalmente.

NOTA DA REDACÇÃO: os créditos deste artigo são na totalidade do programador do Blaze, o Gabriel Barata, que teve a a amabilidade de nos escrever este excelente artigo. Obrigado.

Download: Blaze 0.5.2.3 Beta

Este artigo foi escrito por em 28 Nov, 2009, e está arquivado em Destaques, Dicas, Downloads, Internet, Programas, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Blaze 0.5.2.3 Beta”
  1. Estive agora a ler o pdf disponibilizado e WOW, muito bom ;)
    Especialmente aquela de recordar "Adpative Macros", parece bastante poderosa. Como não uso Windows, não vou poder experimentar, mas vou certamente recomendar e divulgar
    Parabéns mais uma vez ao Gabriel, parece que temos "launcher".
    Já agora, porque não um tema "Aero" para encaixar melhor visualmente a aplicação na interface do Windows Vista e 7? Talvez com o ícone mais destacado em relação ao texto? Fica a ideia.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: