« Blaze 0.5.2.3 Beta Um homem, uma melodia e 6 iPhones »
28/11/2009
Escrito por em CD/DVD/HDD | 5.701 Leituras

k3b

O K3b é uma das mais conhecidas suites de gravação CD/DVD para Linux, e talvez uma das mais completas para qualquer sistema operativo. Um concorrente sério para programas como Nero, CDBurnerXP, InfraRecorder, perfeito para utilizadores normais em busca de funções normais, mas igualmente adequado a utilizadores avançados em busca das mais avançadas funcionalidades. Tudo isto num só programa.

No mundo Linux, e apesar da concorrência directa do Brasero (pré-instalado no Ubuntu e o gravador do ambiente gráfico Gnome), o K3b é rei. E um rei merecido, pois é uma aplicação bastante completa, sólida, garantindo total fiabilidade.

É o gravador por omissão do ambiente gráfico KDE (apesar de ser possível utilizá-lo no Gnome, mas ficará um pouco “deslocado” visualmente). Esta versão 1.69.0 Alpha 4 é um esboço daquilo que será o K3b 2.0, que não primará tanto pelas novas funcionalidades (até porque actualmente pouco mais há a adicionar ao k3b), mas pela integração da aplicação no estilo do visualmente arrasador KDE4.

k3b04

Actualmente, o K3b suporta:

Criação de CD’s de dados (uma interface com um gestor de ficheiros presente para dragn’drop, facilitando a gestão dos ficheiros do seu projecto; possibilidade de mudar o nome dos ficheiros antes da gravação; )

Criação de CD’s de Áudio (suporte a WAV, MP3,FLAC e Ogg; mudança do nome automática de músicas em mp3/ogg para strings do tipo “Artista – Título”; normalização dos níveis de volume; suporte básico à redução de ficheiros áudio através do corte de partes desse mesmo ficheiro)

Criação de VCD’s (Video CD) e CD’s eMovix

Cópia de CD (suporta CD’s aúdio, podendo até inserir tags das músicas através da pesquisa na Internet; Suporta também cópia de CD’s de ficheiros; Possibilidade de copiar CD’s de ficheiros multi-sessão; possibilidade de apagar totalmente um CD, mesmo durante o processo de gravação )

Gravação de DVD’s (DVD-R(W) e DVD+R(W); DVD de dados; Possibilidade de apagar totalmente um CD, mesmo durante o processo de gravação; Criação de DVD’s eMovix; Gravação de vídeo com codificação DivX/XviD)

Gravação de imagens ISO/CUE/BIN em DVD’s e CD’s (com verificação automática do checksum do ficheiro, para assegurar a fiabilidade dos seus ficheiros e uma gravação bem sucedida)

Detecção e configuração automática das velocidades máximas de leitura/escrita do CD/DVD

Sistema de notificações integrado

Suporte a temas (essencialmente de mudança de cores, mas um bom esquema de cores não deixa de ser algo bastante importante numa aplicação)

Tudo isto (e muito mais à descoberta do utilizador) se encontra condensado na interface simples e eficiente, user-friendly, do K3b.

Se ficou convencido e pretende experimentar o K3b, avançe já para o download e instalação. Poderá certamente encontrar o programa nos repositórios da sua distribuição e instalar pelos métodos habituais, ou então pode também fazer o download pelo servidor do KeroDownload.

homepageHomepage: K3b

downloadDownload: KeroDownload.com

Este artigo foi escrito por em 28 Nov, 2009, e está arquivado em CD/DVD/HDD, Downloads, Linux. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

2 comentários em “K3b 1.69.0 Alpha 4”
  1. Foi mal pelo "off-comment", mas tenho que falar que esse é o logo mais F0D@ que já vi (o do programa heahea) :D

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: