« Comissão Europeia autoriza compra de MySQL à Oracle Belarc Advisor 8.1.5.3 »
18/12/2009
Escrito por em Dicas | 2.496 Leituras

Muitas vezes, no desespero da tentação e devido em parte aos preços praticados, pelo menos no nosso país, uma grande maioria recorre a formas menos lícitas para obter um bom editor de texto, uma folha de cálculo ou um gestor de apresentações. Há que reconhecer que um dos pacotes mais atingidos com essa prática é o do Microsoft Office. Por isso mesmo, temos o OpenOffice: completo, compatível e gratuito.

openoffice_31_rc2

É de facto uma ferramenta extremamente útil e prática de trabalho, mas com um preço algo proibitivo para os consumidores finais, torna-o incompatível com muitas das bolsas portuguesas.

openoffice_31_rc2_2

O OpenOffice.org é um pacote de aplicações opensource para alta produtividade no escritório, tais como processador de textos mega completo, gestor de apresentações com funções acima de média, folha de cálculo, base de dados, e muito mais.

O mais interessante é que tem realmente a cara do Office da Microsoft, o que ajuda bastante na adaptação ao programa. E também é capaz de gerar ficheiros Flash e PDF. E tudo isto, claro, totalmente compatível com o Office da Microsoft.

Compatibilidade: Windows/Linux/Mac-Intel/Solaris
Licença: LGPL
Homepage: OpenOffice.org

Download: OpenOffice 3.2.0 RC1: Windows | Linux | MacOs

Este artigo foi escrito por em 18 Dez, 2009, e está arquivado em Dicas, Downloads, Office, Programas, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “OpenOffice.org 3.2.0 RC1”
  1. Sem dúvida uma boa alternativa free. E para quem usa Linux ainda mais! Mas não sei até que ponto tera o oo melhorado o seu desempenho, uma vez que as versões que tem vindo a sair são cada vez mais pessadas, o que nesse aspecto pesado por pesado mais vale o MOffice.

  2. Pesado por pesado… sendo pesados ambos os Pacotes, mais vale usar o AbiWord e o Gnumeric (há quem o adapte para quem usa Window$)

    Cá estão os links:
    ABI-Word: http://www.abisource.com/
    GNUmeric: http://www.gnome.org/~jody/gnumeric/win32/

    Estes aceitam ficheiros do M$O… desde que não sejam demasiado complicados ou não exprimam confusões de formatação do M$O.

    Adiciono o TreePad Lite (freeware) http://treepad.com para uma base de dados de texto… E pouca gente precisará de mais!

    Por regra uso o ABI para RichTextFormat (RTF) por defeito… Assim associando ficheiros pequenos e um Processador de texto leve e eficiente… E serve para 99% das necessidades da população… e para “aqueles” ficheros que se mandam pela net. Com a vantagem adicional de serem imunes a virus de DOC.

    Tudo o que é DOC converto para RTF… fica quase igual… e o tamanho é reduzido a um décimo… e se fôr Zipado (aconselho o WinRAR http://rarlabs.com ) ainda se reduz mais: de 3 a 5 vezes…

    Ninguém precisa de usar DOC para o que um RTF é suficiente… seja no escritório, seja em casa, seja na net.
    É tolice usar canhões para matar ratos.

    Mas convém salientar uma particulariedade que o Open-Office (OO) tem à anos e é muito curiosa: É o facto de ser mais compativel com os documentos de versões antigas do M$O do que as novas versões deste.

    Não sei se isso se mantém… mas foi assim durante muito tempo, talvez seja ainda, talvez não, talvez dependa das versões testadas. Mas não deixa de ser curioso.

    Que possa ser util!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: